Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Vale a pena desenvolver o seu próprio sistema de gestão?

Sua empresa está crescendo e você se vê na seguinte situação: precisa definitivamente de um software de gestão. Já está claro que isso agilizaria os processos e seria o pontapé inicial para a grande disparada da empresa. Só que ao procurar pelas soluções que existem no mercado você acha que nenhuma delas se adapta exatamente ao que você precisa. Já os softwares de gestão sob medida parecem ter um custo muito alto. É a partir daí que você vê uma luz no fim do túnel: desenvolver o próprio software de gestão. Afinal, essa é uma boa ideia? Vamos analisar a questão a seguir.

Read More

Sua equipe de TI seria suficiente?

Você precisa ter em mente que a sua equipe de desenvolvedores internos podem não ter o conhecimento e experiência necessários para desenvolver um software sofisticado. Além disso, eles ainda vão ter que dar conta das tarefas cotidianas. Daí surge a seguinte dúvida: mas se eu contratar, ou seja, trazer desenvolvedores de fora, eles não vão ter a mesma familiaridade com o meu negócio como a minha equipe interna, será que vai valer a pena?

Softwares prontos são mais estáveis

Um dos pontos contra os softwares desenvolvidos pela própria empresa é com relação à estabilidade desse programa. Os programas de gestão existentes no mercado são naturalmente mais estáveis porque já foram testados sistematicamente. Além disso, há o problema das atualizações. Como a tecnologia está em constante evolução, sua empresa pode ter dificuldade em se adaptar às novas plataformas no futuro. Mesmo que o software desenvolvido funcione bem durante um tempo ele poderia se tornar obsoleto em poucos anos. E sabe o que isso significa? Gastar cada vez mais no desenvolvimento de novos softwares.

Mas os custos vão compensar?

Geralmente a resposta é não. Dizemos assim porque há sim casos de sucesso em que empresas desenvolveram o próprio software e depois inclusive conseguiram comercializá-lo. Só que são minoria. A maior parte das empresas que investem em um próprio software de gestão é porque realmente não existe nada que cubra aquele setor de atividade. Ou então, empresas que estão em locais muito isolados onde a assistência técnica seria de difícil acesso. Para todos os outros casos, o investimento em uma solução própria pode chegar a 10 vezes o valor da implementação de uma solução já existente.

Cada empresa é única e possui demandas específicas para que um software de gestão se enquadre perfeitamente ao que precisa. A grande vantagem é que atualmente existem muitas variedades de softwares prontos no mercado e a sua grande maioria permite fazer alguns ajustes para se adaptar à realidade da empresa. Por isso, quando pensamos em desenvolver uma própria solução é preciso colocar todas as etapas, custos e os prós e contras no papel. O ideal, como falamos, é procurar exaustivamente por uma solução já consolidada, mesmo que precise de alguns ajustes para se adequar à sua empresa.

E você, já passou por esta mesma situação? Já pensou em criar um software de gestão próprio? Compartilhe com a gente como foi suas experiências e continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!

Gestão Empresarial

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: