Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Sinais que é necessário adquirir um ERP


Sabendo de todos os benefícios de um sistema ERP, fica claro que toda empresa tem muito a ganhar ao implementar um ERP. Mas quando é a hora certa de fazer isto?

Assim como em qualquer mudança ou transição, não existe um gatilho, ou luz que se acenda indicando o momento exato. O momento ideal depende do momento da empresa, de como ela está estruturada e de quais são os planos para o futuro. Um fornecedor de confiança pode ajudá-lo a fazer esta reflexão em mais detalhes e escolher o seu software ideal.

Ainda em dúvida de quando é a hora de procurar este apoio? Tente identificar estes sinais:

Fase de crescimento intenso

Se seu negócio está vivendo uma fase de crescimento acelerado, pode ser um bom momento para implantar um ERP, mesmo que a situação atual ainda esteja sob controle. A palavra-chave aqui é “planejamento”.

Quando um negócio cresce rapidamente, muitas vezes ele se torna uma operação completamente diferente, do ponto de vista gerencial. Os desafios e problemas de uma empresa com 100 funcionários são completamente diferentes daqueles de uma com 10, por exemplo. De forma análoga, ao expandir linhas de produto, crescer o faturamento ou entrar em novos mercados, é extremamente útil ter das ferramentas do ERP à disposição durante o processo, em vez de tentar escalar sem elas e implantar depois.

Read More

Problemas em finanças e recursos humanos

Para empresas de funcionamento mais simples, sobretudo as pequenas, softwares básicos e até mesmo planilhas de Excel muitas vezes são suficientes para cuidar da folha de pagamentos e dos registros contábeis. Como na expansão das empresas é comum que os investimentos sejam direcionados a produtos e vendas, não é raro que finanças e recursos humanos sejam os primeiros a ter dificuldades em suas funções de rotina.

Se as ferramentas que você ou seus funcionários usam começam a se mostrar inadequadas, pode ser uma boa hora para trazer um ERP.

Erros operacionais frequentes

Como diz o ditado: “errar é humano”. O que o ditado não diz é que sequências consistentes de erro, sobretudo dentro de uma mesma função podem ser um sinal importante. Se, por exemplo, a contagem de produtos no estoque está frequentemente desalinhada com a realidade, você pode ter um problema com o seu processo.

Outro problema comum de erro operacional é o preenchimento incorreto de planilhas de formulários. Quem nunca ouviu frases como “o pessoal de vendas nunca atualiza o CRM!” e “o técnico nunca preenche a ficha de suporte”? Se, por um lado, é tentador colocar a responsabilidade em quem opera o processo, muitas vezes a falha está, na verdade, no processo em si. Automatizar e integrar pode ser a solução!

Dificuldade de gerar relatórios e acessar dados

Se você vê relatórios e gráficos apenas como uma burocracia ou tarefa a cumprir, está na hora de rever seus conceitos! Na verdade, extrair uma informação específica de uma séria longa de dados é uma habilidade valiosa e uma maneira espetacular de fazer diagnósticos e extrair inteligência para tomada de decisões.

O problema é que é proibitivamente complicado levar a cabo este tipo de análise quando não há integração entre os setores. Imagine ter que abrir cada software, de cada setor, exportar os dados de todos os processos da empresa e depois reunir todos estes números em uma planilha para finalmente gerar os relatórios? Se só de pensar nisso sua cabeça já dá um nó, é possível que sua operação já esteja em um nível elevado de complexidade. Um ERP pode ajudá-lo a fazer sentido de toda esta informação!

 

gestão, sistema de gestão, Software de Gestão

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: