
Como romper a estagnação e acelerar o crescimento da empresa?
O crescimento da empresa deve ser contínuo, seja em termos estruturais, seja de carteira de clientes, know-how ou faturamento. O mais importante é não ficar estagnado, enquanto a concorrência cresce e o mercado transforma-se por completo.
Para tanto, é preciso contar com boas ferramentas de trabalho, tais como tecnologias funcionais, estratégias consistentes e disponibilidade para deixar a zona de conforto. Desse modo, grandes resultados podem ser conquistados.
Pensando nisso, elaboramos um conteúdo especial para ajudá-lo a sair da estagnação e acelerar o crescimento da sua empresa, de forma prática e eficaz. Continue lendo e confira!
Seja o melhor no que realmente importa
Muitas companhias tentam fazer diversas coisas ao mesmo tempo, buscando se destacar com atividades completamente diferentes. Neste sentido, elas querem ser reconhecidas pela inovação, pela qualidade, pela presteza, pelo preço baixo, ou seja, por tudo ao mesmo tempo. Porém, isso é um equívoco, pois é mais relevante focar no que realmente importa.
E para descobrir o que importa, faça pesquisas com seu público-alvo, utilize grupos focais ou estratégias correlacionadas, por exemplo. Depois, seja o melhor do seu mercado especificamente nisso.
No livro Organizações Exponenciais, no qual os autores afirmam que as empresas que mais crescem são 10 vezes melhores do que a concorrência no que realmente importa, é possível encontrar uma análise bastante relevante sobre o assunto.
Conquiste clientes promotores
O Net Promoter Score é um dos indicadores mais utilizados para essa prática. Ele classifica os clientes como detratores, neutros ou promotores de uma marca. O objetivo é ter clientes promotores, que atuem como embaixadores da empresa, indicando com veemência os produtos/serviços.
Ao obter clientes promotores, é possível dar start ao marketing boca a boca, uma das formas mais eficientes e lucrativas de marketing. Para tanto, é preciso encantar os clientes em cada ponto de contato, estabelecer um fator “Uau!” para se destacar da concorrência e investir na construção de um relacionamento longo e rentável para ambos.
Fuja da zona de conforto
Diversas empresas estão tão acostumadas com suas atividades que não se arriscam a fazer algo diferente, sair de suas zonas de conforto. Ao continuar fazendo a mesma coisa, dia após dia, o máximo que conseguem é mais dos mesmos resultados.
Sair da zona de conforto significa apostar em coisas novas, deixar de fazer apenas o que é habitual. Ao invés de enviar 10 e-mails, faça 10 ligações ou no lugar de elevar os preços, renegocie custos mais baixos com os fornecedores, por exemplo.
Grande parte das empresas estão nessa zona de conforto, mantendo seus negócios estagnados. Não faça parte delas!
Use a tecnologia a seu favor
Uma das formas mais rápidas para crescer é otimizar os processos diários. Dessa forma, se antes o empreendimento tem disponibilidade para atender 100 clientes, após o crescimento poderá atender 200 ou até mais. A questão é: como otimizar os processos? E a resposta é simples: utilizando a tecnologia a seu favor!
Para qualquer empresa, uma das ferramentas mais importantes é o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning). Com ele, é possível gerenciar os pedidos, automatizar o processo de logística, integrar redes de lojas e realizar uma série de outras atividades. Assim, as tarefas diárias tornam-se mais rápidas, seguras e acertadas.
Assim, com essas dicas, você poderá potencializar o crescimento da empresa, tirando-a da estagnação e colocando-a em um patamar de alta performance. Então, não deixe de ser o melhor no que realmente importa, conquistar os clientes, sair da zona de conforto e apostar na tecnologia.
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Marcos Leite
VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas
Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.
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