Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Reduza os custos da sua empresa com a computação em nuvem

Algumas pesquisas são realmente proféticas. Um levantamento feito pela Microsoft, no “longínquo” ano de 2012, previa que, até o final de 2015, 45% das pequenas e médias empresas brasileiras utilizariam a computação em nuvem em seus negócios. Estamos na metade do ano da previsão e, tenha certeza, caro empreendedor, que esse percentual está até subestimado: um estudo mais recente, feito dessa vez pela Dell, mostrou que mais de 90% das empresas de médio porte possuem atualmente recursos alocados no modelo cloud computing! O percentual impressiona, não?

Sim, não há como se desvencilhar desse processo de “nuvenrização”, que revoluciona a relação das empresas com a computação (em parceria com conceitos “coirmãos” como SaaS — Software como Serviço, Business Intelligence, BYOD, etc.), haja vista que esta concepção consegue reduzir custos com infraestrutura de TI, prover a empresa de muito mais agilidade, flexibilidade e escalabilidade, além de facilitar o aumento de produtividade nas organizações.

Entenda no post de hoje como o cloud computing pode diminuir as despesas de infraestrutura de TI e dar muito mais ganho de performance em sua organização!

Read More

 

O que pode ser armazenado em nuvem?

A pergunta ideal talvez fosse “há algo que não possa ser transferido para a nuvem?”. Software, aplicações, arquivos, dados confidenciais, servidores (que passam a ser virtuais), banco de dados, plataformas, sistemas operacionais, hardware, recursos de rede, enfim, perceba que a única coisa com que a sua empresa precisaria se preocupar é em ter um ponto de acesso (que não precisa mais se restringir apenas ao desconfortável PC, mas pode ser também smartphones, tablets, etc.).

No que a nuvem pode impactar os custos de minha empresa?

O percentual de redução de custos com a utilização de serviços em nuvem chega à casa dos 60%! Em um momento de crise, no qual é necessário inovar, ampliar a competitividade por meio da redução de custos e trazer a TI pra dentro dos muros da empresa, esse é o primeiro passo a ser dado por todas as PMEs que ainda estão hesitantes em fazer parte dessa revolução. Benefícios:

  • Redução de gastos com ativos de hardware (servidores e discos rígidos passam a ser virtuais);
  • Redução de gastos com espaço físico (não são mais necessárias salas enormes para abrigar dezenas de PCs, roteadores, switches, etc.);
  • Redução de gastos com softwares (softwares passam a ser contratados no modelo SaaS, no qual a empresa só paga a mensalidade);
  • Redução de gastos com ativos de rede (hubs, switches, roteadores, etc.);
  • Redução dos gastos com suporte: o apoio de uma especialista em infraestrutura de TI virtualizada reduz a necessidade de ter à sua disposição, dentro da empresa, uma equipe de TI destinada ao suporte;
  • Deslocamento da equipe de TI — antes ocupada com procedimentos operacionais — para se dedicar ao core business da organização;
  • Flexibilidade: empresa pode ter acesso a sistemas e dados a partir de um smartphone;
  • Ponto de partida para a adoção do BYOD (conceito que libera os profissionais de sua empresa para usarem seus próprios dispositivos móveis para fins corporativos);
  • Aumento da produtividade: dados mais fáceis de serem acessados resultam em aumento de produção e maior velocidade na tomada de decisões.

Mas é seguro?

Os dados confidenciais alocados em seu disco rígido estão sujeitos ao dano do próprio equipamento (se ele quebrar, seus dados são todos perdidos). Se, por exemplo, houver um incêndio ou um alagamento em sua empresa, seus dados também podem ser perdidos. Para combater esse tipo de problema, as empresas precisam gastar com atualizações, backups, etc., certo? A nuvem não exige esse tipo de preocupação.

As atualizações são automáticas e os backups instantâneos. Sem contar que, quem opta por uma nuvem privada (ou híbrida) tem seus dados protegidos por chaves criptográficas semelhantes às usadas pelos maiores bancos do país.

Compreende o quanto sua empresa está deixando de economizar por não optar por essa tecnologia? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e continue navegando aqui no blog!

 

cloud, Cloud Computing, computação em nuvem, infraestrutura gerenciada, Nuvem

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio: Artsoft Sistemas, • Artsoft SAP • Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: