fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

Quer ter um serviço campeão? Confira 6 dicas de atendimento ao cliente

A excelência no atendimento é uma arte que vem sendo reinventada, mas uma regra não muda: o foco no cliente. Muitas vezes há conflitos entre o que o cliente deseja e as práticas da operação de atendimento, quando ela é elaborada pensando exclusivamente na entrega de um bom serviço, desconsiderando os hábitos do cliente.

Ao mesmo tempo, é sempre um desafio equilibrar os desejos do cliente com os interesses da empresa, especialmente a lucratividade, o que pode ser ajustado na elaboração do modelo de atendimento ao cliente. Abaixo você vai conhecer os passos necessários para essa tarefa.

1. Conheça seu cliente

Especialista é aquele que conhece mais sobre um assunto, portanto, especialista em atendimento é aquele que conhece mais sobre o cliente, do processo de atendimento e do produto.

Conhecer o cliente é mais do que levantar o que ele deseja, é entender seus hábitos. Quanto mais os processos de atendimento forem compatíveis com o comportamento do cliente, melhor será a experiência para ele.

Uma imobiliária em uma cidade turística que não abre nos finais de semana é um bom exemplo dessa incompatibilidade.

2. Contrate as pessoas certas

Definir o perfil ideal para o seu caso, considerando evitar uma rotatividade alta, é essencial para o sucesso da estratégia. O melhor profissional de atendimento gosta de gente e é proativo. Nem sempre aquele colaborador que conhece tudo do produto terá um bom desempenho no atendimento.

Até mesmo um perfil muito paciente pode passar a ideia de negligência. Se o cliente tem um problema grave, provavelmente estará ansioso e espera um atendimento compatível com a urgência do caso.

3. Capacite a sua equipe

A equipe precisa ser capacitada em dois aspectos principais: nas técnicas de comunicação e no processo de atendimento.

Naturalmente, o processo de atendimento precisa ser definido antecipadamente e de acordo com as informações sobre o cliente, ou seja: ele deve considerar os hábitos do consumidor e corresponder às expectativas que determinam o que ele entende por qualidade de atendimento.

O modelo S.C.O.T. — que significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência — é ótimo para ser adotado na comunicação.

Se as técnicas ensinadas garantirem que o atendente se sinta seguro, isso vai facilitar a clareza na interação, evitando rodeios e transmitindo profissionalismo, o que vai favorecer a objetividade. Todos esses pontos alinhados tendem a demonstrar transparência e permitem que o atendente tenha uma ótima noção do que é esperado dele.

4. Motive e estimule o prazer em servir

Ninguém atende bem se não estiver bem. É preciso estar atento ao ambiente de trabalho e equipe, que precisa de “injeções” diárias de motivação. Nem sempre os clientes são simpáticos e interagir com alguns deles pode ser bastante estressante.

5. Desenvolva uma política de pós-atendimento

Incluir uma etapa posterior ao atendimento pode ser uma ótima oportunidade de verificar o nível de satisfação, levantar informações sobre o cliente, ampliar o relacionamento e vender outros produtos e serviços — desde que não seja uma ação demasiadamente agressiva, ao ponto de incomodar o cliente.

6. Conte com a tecnologia

A tecnologia tem papel cada vez mais determinante no atendimento, por exemplo, a fidelização dos clientes pode ser favorecida pelo ERP e o CRM é essencial para o time de vendas.

O acesso rápido aos dados necessários para o atendimento e o registro das informações que o seu marketing precisa têm dependência direta da tecnologia. Garanta esse apoio com uma escolha criteriosa das soluções que utiliza.

Seguindo esses passos simples, você vai aprimorar o atendimento ao cliente e conquistar mais resultados para o seu negócio.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este, com dicas sobre gestão, crescimento e seleção de tecnologias!

 

Últimos posts por Marcos Leite (exibir todos)

ERP, S.C.O.T.


Marcos Leite

A Artsoft resolve os desafios mais difíceis de seus clientes com a oferta de serviços inigualáveis de consultoria, processos e tecnologia. Fundada em 1986, atendemos mais de 6.000 PME’s provendo inovação para aprimorar seus processos e dar sustentação ao seu crescimento. Com competências especializadas em mais de 10 segmentos, entregamos resultados transformadores para um exigente novo mundo digital.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo | SP
• Tel.:(11)3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: