fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

Quando é a hora de modernizar a empresa?

Sistemas arcaicos, máquinas e equipamentos defeituosos, métodos e ferramentas inadequadas de gestão e inúmeros outros fatores levam muitas empresas a encontrar dificuldades para se manterem sustentavelmente ativas.

Seja por falta de conhecimento ou mesmo de uma visão holística, muitos empreendedores e gestores responsáveis só percebem que a empresa está passando por sérios apuros quando os problemas já estão bem agravados.

E investir em inovação é uma das soluções que servem de alavanca para otimizar os processos internos levando a uma maior eficiência operacional e uma melhoria nos métodos de gestão, na produção e até mesmo no atendimento ao cliente.

Mas como saber qual é a hora de modernizar a empresa? Continue com a leitura e veja se sua empresa está passando por alguma destas situações.

Acúmulo de papel

Centenas de milhares de documentos impressos todos os dias, inúmeros arquivos e caixas destinadas exclusivamente para o armazenamento e um imenso espaço reservado especialmente para a alocação de toda a papelada gerada. Se você viu sua empresa nessa situação, é hora de repensar se realmente está valendo a pena.

Processos manuais e que geram uma quantidade excessiva de papéis podem estar sinalizando que é hora de modernizar a empresa.

E investir em softwares de gestão e outras ferramentas de gerenciamento de tarefas pode ser o “trunfo” para se livrar de uma vez por todas dos papéis.

Além de colaborar com a sustentabilidade, sistemas online permitem o acesso a dados e informações em nuvem, o que gera uma maior economia de tempo, dinheiro e espaço e elimina o risco de perder algo pelo caminho.

Tarefas que demandam mais tempo do que o necessário

Projetos sem escopo, fora do orçamento e cuja execução demora mais tempo do que o necessário, decorrendo de atrasos nas entregas e, consequentemente, insatisfação dos clientes, são indícios que algo não está indo bem.

Ainda é comum gestores manterem controles manuais de processos, pessoas e tarefas por meio de planilhas ou mesmo métodos defasados de gestão.

Assim, fica muito difícil saber ao certo quais processos necessitam de maiores investimentos ou estão consumindo recursos e um tempo excedente sem necessidade.

Investir em softwares de gestão possibilita que empreendedores possam acompanhar de perto todo o processo de produção, vendas, estoque, compras e, até mesmo, a entrega e atendimento ao cliente.

Automatizar a gestão do negócio oferece muito mais que modernizar a empresa, mas leva a detectar gargalos que impedem uma maior produtividade, elimina possíveis erros decorrentes de processos manuais e oferece a oportunidade de ganhar mais vantagem competitiva no mercado.

Atrasos em entregas ou erros em pedidos

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, tornando o mercado mais limitado e saturado, fica difícil se manter competitivo quando gestores deixam acontecer rotineiramente atrasos nas entregas ou erros em pedidos.

Vale destacar que nem sempre a inovação está ligada ao produto ou máquinas e equipamentos. Para muitas empresas, o direcionamento de melhores resultados está no autoatendimento, por exemplo. Para outras, investir nos canais de vendas online ou renovar um sistema de distribuição pode ser o caminho para uma melhor eficiência.

Porém, seja qual for o foco do negócio, o gestor deve sempre pensar em modernizar a sua gestão, seja automatizando processos e evitando erros e falhas manuais ou otimizando a logística para evitar atrasos e outros custos.

Comunicação falha

E, de repente, o funcionário do setor de vendas deseja saber se determinados produtos estão disponíveis em estoque, mas o inventário está desatualizado e o responsável pela informação entrou em férias. Um baita problemão, não é?

Quando empresas utilizam sistemas descentralizados cujas informações e dados são dispersos em inúmeros sistemas e planilhas, fica difícil manter qualquer tipo de controle.

Além disso, toda a comunicação passa a ser falha, já que fica impossível compartilhar informações, documentos e tantos outros dados.

Ao investir na implementação de um software de gestão, é possível integrar todo o fluxo de informações produzidas em todos os setores da empresa, o que significa melhorar a gestão do negócio e levar a um maior controle de cada etapa produtiva. Tudo em tempo real, em poucos cliques e de qualquer dispositivo.

E você, já está colocando algumas ações em prática para modernizar a empresa? Compartilhe conosco sua experiência! Deixe um comentário!

administração eficiente, Gestão Empresarial, modernizar empresa, planejamento


Marcos Leite

A Artsoft resolve os desafios mais difíceis de seus clientes com a oferta de serviços inigualáveis de consultoria, processos e tecnologia. Fundada em 1986, atendemos mais de 6.000 PME’s provendo inovação para aprimorar seus processos e dar sustentação ao seu crescimento. Com competências especializadas em mais de 10 segmentos, entregamos resultados transformadores para um exigente novo mundo digital.

Comentários (2)

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo | SP
• Tel.:(11)3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: