Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Quais são as funções do CRM?

O Customer Relationship Management ― mais conhecido como CRM ou, ainda, como Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português ― é um termo usado para designar a organização e o gerenciamento do relacionamento das empresas com os clientes por meio de estratégias, metodologias, softwares e outros recursos que viabilizem essa gestão.

Embora muitos pensem que o CRM se limite à maximização das vendas, é preciso destacar que a gestão do relacionamento não serve apenas para que a empresa venda mais. Essa ferramenta proporciona muito mais do que isso!

Neste post, faremos um apanhado sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais sobre as funções do CRM!

Integração das informações

No meio empresarial, o CRM é conhecido como um software que busca gerir, da melhor maneira possível, o relacionamento entre as empresas e os clientes.

Primeiramente, a função do CRM é a captação das informações dos clientes e sua integração a um banco de dados unificado. Esses dados, futuramente, poderão ser analisados, distribuídos e utilizados para fins estratégicos e mercadológicos, a critério da companhia.

Além disso, o CRM minimiza erros, ao tornar processos independentes (e protegidos) das falhas humanas. E como isso é feito? O software mapeará históricos de negociações e vendas, cadastrará atividades e organizará todos esses dados, de modo a aprimorar constantemente a experiência do cliente.

Com isso, será muito mais simples definir quais são as atividades mais pertinentes para o seu negócio — como reuniões, envios de e-mails, telefonemas — e tudo isso está cadastrado no sistema e com fácil acesso.

Em seguida, é o momento do follow-up, que nada mais é do que uma estratégia que te auxiliará a transformar leads (visitantes ou contatos que demonstraram interesse no seu produto ou serviço) em clientes.

Todos esses dados serão disponibilizados na nuvem, em planilhas inteligentes e de fácil compreensão. Com isso, torna-se muito mais fácil localizar e acessar informações sobre clientes, negociações e orçamentos realizados. E o melhor de tudo: a partir de qualquer lugar!

Alinhamento estratégico

Na atualidade, não há nada mais precioso para as organizações do que a informação. Por meio da gestão do relacionamento com o cliente, as empresas têm acesso a informações importantes, possibilitando, assim, o alinhamento estratégico no negócio.

Em outras palavras, é possível definir metas, elaborar estratégias e implementar ações mais eficientes e satisfatórias quando há um amplo conhecimento sobre o cliente, incluindo as suas preferências, expectativas e hábitos. E essa é justamente uma das principais funções do CRM!

Atendimento ao cliente

Com base na gestão do relacionamento com o cliente, as organizações podem oferecer atendimento personalizado de acordo com as necessidades e anseios do consumidor. Isso porque as informações reunidas serão muito mais completas do que aquelas obtidas por meio de tecnologias mais antigas.

Ao ser contatado por um cliente, por exemplo, é possível acessar todos os dados sobre ele, além de todo o histórico de compras dele com a empresa. Outra função importante do sistema é tornar o suporte da empresa mais rápido, completo e eficaz, reduzindo a ocorrência de erros nos processos e aumentando o índice de satisfação da clientela.

Pós-venda e fidelização

Tão importante quanto vender é reter os clientes. Sai mais em conta manter clientes antigos do que conquistar novos, e uma das formas de fidelizar o seu público-alvo é justamente gerenciando o seu relacionamento com ele.

O CRM viabiliza o desenvolvimento de consumidores fiéis e lucrativos, pois, como mencionamos no tópico anterior, ele armazena, integra e relaciona os dados, gerando uma visão abrangente das características de cada cliente. Com informações consistentes reunidas, você tem uma base de como, quando e por que oferecer novos produtos a ele.

Redução de custos e aumento dos lucros

A cultura de CRM, quando bem implementada, gera uma efetiva redução de custos com a prospecção de clientes, pois há uma economia significativa em marketing, contato, mala direta, entre outros.

Além disso, o CRM possibilita a manutenção de um grande volume de negócios e uma maior lucratividade por cliente, já que a gestão do relacionamento eleva a participação na carteira, melhora o acompanhamento durante as vendas, eleva a satisfação dos clientes e aumenta a possibilidade de recompra e indicação dos serviços e produtos da empresa.

Como escolher o CRM ideal

Na escolha do CRM ideal, o mais importante é conhecer as necessidades do seu negócio para que o software atenda a todas as suas expectativas. Veja a seguir algumas dicas sobre como escolher a ferramenta que melhor se adapta à sua rotina de vendas:

Praticidade

Ao escolher o seu CRM, de nada adianta optar por aquele que possui a maior lista de funcionalidades, se elas não forem de fácil compreensão e manuseio. Lembre-se sempre de que o software será parte constante da rotina do seu negócio. Portanto, mobilidade, fluidez e facilidade de manuseio são características essenciais para o seu CRM.

Orçamento

Outro aspecto que naturalmente é sempre um dos primeiros a ser avaliado é o preço do software. Aqui, o dilema geralmente gira em torno de economia vs. possibilidade de retorno sobre o investimento.

Para que a sua escolha seja a mais acertada possível, o primeiro passo é definir um orçamento para esse fim e, em seguida, pesquisar as opções de mercado para depois avaliar qual é a melhor relação existente entre custo e benefício. Se você cogita contratar uma opção estrangeira, não se esqueça de colocar na ponta do lápis as variações cambiais os impostos.

Suporte técnico

Por fim (e não menos importante), é indispensável avaliar se o suporte oferecido pelo CRM avaliado é de qualidade, confiança e se possui recursos para resolver problemas e sanar dúvidas do seu time de vendas da maneira mais ágil possível.

Em alguns casos, os canais de comunicação podem ser limitados, e o atendimento sequer é em português. Portanto, não deixe de levar esses pontos em consideração antes de oficializar a sua escolha.

E você, sabia de todas essas funções do CRM? Gostou do nosso artigo? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso a muito mais conteúdos como este!

 

CRM, Gestão, Gestão Empresarial

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: