Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Por que PMEs devem investir em um sistema de gestão empresarial?

Quando se fala em um sistema de gestão ERP para pequenas e médias empresas, geralmente, a primeira coisa que o gestor observa é o custo. Afinal, as empresas de menor porte gerenciam seu negócio através de planilhas. Aos olhos dos gestores, esta é a alternativa mais viável, por não acarretar custos na implementação  – pois já vem inclusas no pacote de aplicativos para escritório do sistema operacional. Mas, a longo prazo, com o aumento do fluxo de operações da empresa, será que são mesmo tão vantajosas assim?

Read More

 

Vale observar, portanto, os benefícios de se implementar um sistema ERP e não só seus custos. Um sistema integrado de gestão, ao automatizar alguns processos, pode reduzir os erros ao apontar os dados do negócio e gerar informações importantes sobre as operações, o que auxilia o gestor na hora da tomada de decisões estratégicas. A longo prazo, o custo torna-se investimento e saem ganhando as operações da empresa. Vamos olhar mais de perto esses benefícios?

Integração dos dados

Ao invés de várias planilhas desconectadas umas das outras, um sistema ERP integra todos os departamentos e dados da empresa, disponibilizando-os em um só lugar.

Automatização de processos

É o fim da força-tarefa para cruzar dados e informações que estão espalhadas em vários documentos diferentes: com um sistema integrado, as informações estão sempre disponíveis. Isso permite, por exemplo, que o departamento de Marketing saiba como estão as vendas de determinado produto sem precisar pedir um relatório para o setor de Vendas, o que agiliza bastante os processos.

Redução nos erros

Muitas vezes um dado precisa ser inserido em várias planilhas: por exemplo, a venda de determinado produto entra na planilha de vendas, na de estoque, na que calcula a comissão do vendedor e outras. Procedimentos desse tipo podem levar a erros, que se traduzem em discrepância de dados ao final do período. E o processo, muitas vezes, precisa ser refeito. Se você trabalha com um sistema ERP, só precisará incluir esse dado uma vez, eliminando a possibilidade de erros e retrabalho.

Auxílio na tomada de decisões

A possibilidade de ter acesso às informações e de poder, a qualquer momento, imprimir relatórios de desempenho sobre as atividades da empresa, facilitam e agilizam a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Esse é um fator importante em um mercado competitivo, onde agilidade para responder às demandas é requisito fundamental.

Economia a longo prazo

A esta altura, o empresário não deve ter mais dúvidas a respeito da necessidade de se implementar um sistema ERP em sua empresa. Afinal, a longo prazo, a automatização de processos, a redução nos erros e a agilidade na tomada das decisões implica em economia, o que se encarrega de dar retorno ao investimento na instalação do sistema.

Para quem ainda duvida, vale a pena conferir os dados na Mint Jutras sobre a implementação de sistemas ERP em pequenos negócios: em pesquisa da Illumiti respondida por 175 entrevistados, 100% deles perceberam que a economia gerada com a automatização dos processos permitiu retornar os investimentos feitos no sistema. Além disso, observaram também aumento da rentabilidade e melhora em outros setores, como mais eficiência nas entregas, aumento da retenção de clientes, entre outros.

Tem mais alguma pergunta sobre os benefícios que um sistema ERP pode trazer ao seu negócio? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio: Artsoft Sistemas, • Artsoft SAP • Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: