Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Por que o Business Intelligence é fundamental na tomada de decisões

Hoje, os sistemas de informação são indispensáveis para qualquer tipo de negócio, não importa o quão recente e pequeno ele seja. E não é segredo: pesquisas apontam que a produtividade aumenta em até 4 vezes com investimentos em TI. Além de ser capaz de fornecer dados importantíssimos, é o que facilita a redução de custos, aumento da produtividade e garante uma estrutura mais moderna de negócios.

Um desses sistemas é o Business Intelligence (BI), capaz de automatizar e facilitar boa parte dos processos de sua empresa e, principalmente, de fazer da tomada de decisões algo mais fácil. Mas como?

Ele coleta dados de diversas fontes e, no final, os transforma em informações valiosas para quem está nos cargos mais altos. O que o BI realmente faz é basear qualquer estratégia ou decisão em números e dados, minimizando as chances de algo dar errado em vez de deixar essa decisão para o próprio feelingdo empreendedor. Você terá, no final, gráficos, planilhas e relatórios com dados reais que direcionarão a sua decisão final.

Ainda não entendeu? Nós te explicamos. Confira alguns motivos pelos quais a tomada de decisões feita com o auxílio do Business Intelligence é indispensável:

A tomada de decisões se torna mais ágil

Embora a análise de dados seja fundamental, se feita de maneira lenta, ela pode acabar resultando no efeito contrário, trazendo um impacto negativo no negócio. O BI é a ferramenta que vai garantir a análise rápida e certeira dos dados, armazenando-os em um data warehouse, a fonte de dados da empresa.

É ágil principalmente por 2 motivos

  • Primeiramente, vai garantir que a análise fique pronta na hora determinada;

  • Ele também armazena as informações coletadas de maneira que elas possam ser consultadas e, inclusive, servir para uma análise posterior.

O seu negócio ganha um direcionamento mais claro

Uma das consequências de ter em mãos um grande número de dados é ter em mãos as estratégias e medidas que devem ser tomadas para que o negócio consiga superar possíveis obstáculos e tenha um direcionamento.

Você poderá identificar deficiências em cada área ou departamento de sua empresa e saberá como e onde agir.

O futuro do seu empreendimento fica menos incerto

Decidir alguns aspectos que podem determinar o futuro da sua empresa sem se basear em algumas informações pode ser um pouco amedrontador — afinal, como saber se isso comprometerá ou ajudará sua empresa?

Outra vantagem do BI nesse momento é também apontar onde você deverá agir. Claro, o seu feeling não vai desaparecer por completo, você somente terá informações mais seguras, que vão garantir a melhor tomada de decisão.

Uma tomada de decisões mais rápida, direcionamentos mais claros e um futuro mais certo para o empreendimento. Esses 3 motivos são mais do que suficientes para mostrar como o BI é fundamental para gestores de microempresas, certo?

Agora conte para a gente: você já possui a sua inteligência de mercado? Como você acha que o Business Intelligence pode ajudar o seu empreendimento? Conte para nós o que você acha sobre esse assunto. Deixe um comentário!

Read More

Administração, BI, Business Intelligence, gestão

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: