fbpx

Bem-Vindo ao Blog da Artsoft 

Tudo sobre Gestão e Sistemas para Pequenas e Médias Empresas

Por que investir na internalização da administração fiscal da empresa?

Ainda hoje, não é incomum encontrar gestores que enxergam a contabilidade apenas como um setor responsável pelo cumprimento das obrigações acessórias, desassociadas do processo de tomada de decisões. No entanto, essa visão equivocada pode custar muito caro à empresa, afinal, é inegável que as informações manuseadas pelos contadores são de suma importância para o bom gerenciamento de qualquer negócio.

Vale lembrar que, além de controlar dados importantes (gastos, lucros, prejuízos, rentabilidade, etc.) para a tomada de decisões, os profissionais da contabilidade também são responsáveis por garantir que as empresas estejam sempre em dia com as obrigações perante o Fisco. Diante de tamanha importância, muitos empresários que anseiam a longevidade de seus negócios estão investindo na internalização da administração fiscal.

Mas, afinal, você sabe o que é internalização da administração fiscal? E quais são os seus benefícios? Confira tudo isso e muito mais sobre o assunto neste post e compreenda porque é importante investir na internalização da contabilidade de sua empresa!

Entenda o que é internalização da administração fiscal

No geral, quando um negócio está começando, é muito comum que os empresários optem pela terceirização de algumas atividades, como a administração fiscal. Afinal, em um cenário de recursos financeiros limitados, à primeira vista, a terceirização não demanda muitos investimentos, sobretudo em mão de obra.

No entanto, à medida que uma empresa vai crescendo, a externalização da administração fiscal tende a não se sustentar. Afinal, o aumento do número de dados e, consequentemente, da complexidade das operações, demandam o aprimoramento do controle das informações relativas às operações contábeis, sobretudo para garantir aos gestores o acesso facilitado a dados confiáveis, que viabilizem as tomadas de decisões acertadas.

É nesse cenário que surge a necessidade dos empresários avaliarem a possibilidade de internalização da administração fiscal da empresa. Isto é, de criar um setor específico, dentro da instituição, para o desempenho das atividades relativas às operações contábeis do negócio, como o controle orçamentário e fiscal.

Desse modo, ao internalizar a administração fiscal, a empresa vai formar uma equipe interna de profissionais que ficará encarregada de gerenciar os processos e todas as informações referentes à contabilidade, de forma a garantir que elas cheguem íntegras à diretoria.

Além disso, cabe ressaltar que a internalização da contabilidade também envolve investimentos em bons recursos tecnológicos, que sejam aptos a conferir segurança e agilidade aos processos contábeis e, claro, a viabilizar o bom aproveitamento do tempo de trabalho do profissional de contabilidade.

Vale lembrar que a internalização da gestão fiscal não deve ser vista com um gasto, mas sim com um investimento necessário ao crescimento sustentável e a longevidade de seu negócio. Continue a leitura e entenda melhor!

Conheça os benefícios da internalização da administração fiscal

Para compreender por que é importante investir na internalização da gestão fiscal de sua empresa, é importante conhecer as vantagens que essa medida propicia aos negócios. Pensando nisso, foi separado algumas delas para você. Confira!

Integridade e segurança das informações

Quando uma empresa terceiriza toda a sua contabilidade, as informações relativas aos processos contábeis são gerenciadas por terceiros estranhos à empresa. Assim, os dados da empresa precisam ser encaminhados a um contador externo, que, na maioria das vezes, utiliza um sistema gerencial diferente do da empresa.

No geral, o encaminhamento dos dados a terceiros e o tratamento deles em diferentes softwares compromete a agilidade dos processos. Além disso, a integridade e segurança da informação também podem ser afetadas. Afinal, os dados ficam mais suscetíveis a interferências humanas, seja por erros no manuseio, seja por violações intencionais.

Por outro lado, quando a administração fiscal é feita internamente, os dados relativos aos processos contábeis são tratados por profissionais da própria empresa, já familiarizados com a realidade do negócio. Com isso, aumenta-se a agilidade dos processos e a segurança das informações. Afinal, elas não precisarão ser encaminhados a terceiros e serão processados no próprio sistema gerencial da empresa.

Powered by Rock Convert

Gerenciamento dos processos

Outro grande benefício que a internalização da gestão contábil e fiscal oferece é a melhoria do gerenciamento dos processos, o que se deve, principalmente, a aliança entre a integridade e segurança da informação e o fluxo facilitado de dados entre os departamentos da empresa. Com o acesso facilitado a dados confiáveis, os empresários e gestores conseguem monitorar melhor os processos internos, identificar eventuais falhas e medidas aptas a saná-las.

Cabe ressaltar que, além de contribuir para melhoria do gerenciamento dos processos, a internalização da administração fiscal também auxilia na tomada de decisões acertadas, uma vez que possibilita à diretoria o rápido acesso a todas as informações relativas às operações contábeis do negócio, como custos, fluxo de caixa, obrigações fiscais, eventuais prejuízos, lucratividade, rentabilidade, etc.

Cumprimento das exigências legais

Certamente, você sabe que o crescimento sustentável de uma empresa depende também do controle das finanças e do cumprimento regular das obrigações fiscais. Afinal, o não recolhimento ou o recolhimento errôneo de tributos pode gerar sanções (como multas) e comprometer a saúde financeira da empresa.

Nesse aspecto, a internalização da administração fiscal contribui para a regularidade no cumprimento das obrigações com o Fisco. Afinal, as atividades inerentes à gestão fiscal serão realizadas por profissionais da própria empresa, que conhecem a realidade e as especificidades do negócio.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos benefícios da internalização da gestão contábil e fiscal. Existem outros, como a redução de erros propiciadas, principalmente, pela possibilidade de maior automatização dos processos e melhoria na comunicação entre o setor contábil e a diretoria.

Para usufruir de todos os benefícios que a internalização da contabilidade e gestão fiscal tem a oferecer, confira a seguir seus principais desafios e saiba como implementá-la em sua empresa!

Veja como iniciar a internalização da gestão fiscal e seus principais desafios

Assim como qualquer processo de mudança, a internalização da administração fiscal também apresenta muitos desafios, como o processo de adaptação dos colaboradores às mudanças, a seleção de profissionais qualificados e, principalmente, a escolha de um bom sistema operacional.

Para superar os desafios e iniciar o processo de internalização da gestão fiscal com sucesso, o primeiro passo é planejar. Nessa etapa, o ideal é escolher um gestor para acompanhar todo o processo de internalização de perto, incluindo a eventual seleção de profissionais de contabilidade qualificados e capazes de atender as demandas da empresa, e, claro, o processo de adaptação da instituição às mudanças.

Além disso, é na fase de planejamento que deve ser feita a escolha do sistema operacional que será utilizado pela contabilidade da empresa. Vale lembrar que existem muitas opções no mercado. Por isso, para não errar na escolha, o ideal é optar por fornecedores reconhecidos no mercado, que oferecem soluções adequadas às especificidades e aos anseios de seu negócio.

SAP Business One, sistema da ARTSOFTSAP, por exemplo, é a melhor opção para empresas que querem garantir agilidade, confiabilidade e transparência nos processos. Afinal, com ele, a internalização da administração fiscal é realizada de modo a garantir a completa integração entre a contabilidade fiscal e gerencial da empresa. Isso, proporciona uma gestão simplificada da informação contábil, por exemplo, facilitando a apuração de resultados financeiros e contábeis e o cumprimento das obrigações fiscais.

Agora que você já conhece os benefícios da internalização da gestão fiscal, entre em contato com a ARTSOFTSAP e conheça melhor as soluções que temos a oferecer para a gestão fiscal do seu negócio!

 

 

Contabilidade, Obrigatoriedade Fiscal, SAP Business One


Marcos Leite

Cofundador da Artsoft, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo
• Tel.:(11) 3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3216-9100


@Artsoft. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Feito por Agência de Crescimento

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: