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Picking e Packing: conheça as diferenças e como otimizar no e-commerce

Picking e packing são conceitos importantes para qualquer empreendedor que vende produtos e deseja que seu negócio seja bem-sucedido no mercado. Isso se aplica para e-commerces, comércios varejistas, distribuidoras, entre outras empresas que trabalham com recebimento, armazenamento e envio de produtos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo em que explico o significado desses termos, porque são importantes para o negócio, quais são as suas diferenças e como torná-los mais eficientes na empresa. Acompanhe!

Qual é a importância e o que significa picking e packing?

Esses são processos logísticos que ocorrem depois que um cliente já fez a compra na loja (virtual ou física) do negócio. Quando eles são realizados de forma eficiente, a empresa consegue melhorar a experiência do consumidor, trazer mais segurança aos processos, melhorar a integridade da encomenda, minimizar devoluções e cancelamentos, entre outras vantagens.

Entenda melhor esses conceitos nos tópicos abaixo.

Picking

Consiste na separação dos produtos que serão enviados ao cliente. Os colaboradores verificam a localização dos itens no estoque pelo sistema de gestão da empresa, vão até o armazém, coletam os produtos e os encaminham para as próximas etapas da logística.

Essa atividade precisa ser realizada com cuidado e atenção para evitar que o cliente receba o item errado, o que pode prejudicar sua satisfação e gera custos extras ao negócio com reentregas.

Packing

É o processo de embalagem de um item antes de ser encaminhado ao destinatário. Ele é mais frequente no envio fracionado de produtos (embalagem separada de itens), já que os itens precisam ser acomodados eficientemente no veículo que entregará o bem ao consumidor.

O packing pode ter vários objetivos diferentes, como:

  • unitização de pedidos;
  • alocar estratégias de marketing na embalagem;
  • garantir que a mercadoria chegue ao cliente final sem avarias;
  • prevenir danos e perdas com lacres invioláveis;
  • evitar extravios com métodos de rastreio;
  • prevenir furtos e roubos de bens de valor elevado – descaracterizando a embalagem.

Quais são as diferenças entre picking e packing?

Apesar de serem relacionados, são processos diferentes e que não devem ser confundidos. Confira suas diferenças.

Momento

O momento em que essas atividades ocorrem na cadeia logística é diferente. Imagine que um cliente faça uma solicitação de uma compra, o sistema de gestão da empresa faz o processamento do pedido e gera a lista da coleta.

Após esse momento é feito o picking dos produtos no estoque e depois é feito o pedido de embalagem e organização dos itens. Agora se realiza o packing seguindo os métodos do negócio para despachar as encomendas para os destinatários.

Tipos e métodos

Existem diferentes tipos de picking e packing e a escolha ideal dependerá das características da empresa. Entenda-os abaixo.

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Picking

  • discreto: o colaborador é responsável por atender um pedido por vez;
  • por lote: o separador espera acumulação de um determinado volume de encomendas para, depois, fazer a coleta;
  • por zona: o estoque é dividido em seções ou zonas. Cada funcionário deve recolher artigos da sua área;
  • por onda: cada trabalhador recolhe um tipo de produto. A diferença é que o processo é dividido por turnos para evitar excesso de pedidos para expedição.

Packing

  • calçamento e escoramento: um material resistente é usado para reforçar a proteção da caixa ou partes mais frágeis do produto;
  • envolvimento: o item é envolto em um material de proteção, como material inflável ou plástico bolha;
  • revestimento moldado: um revestimento feito sob medida é feito especialmente para o produto;
  • enchimento solto: o produto é colocado em uma caixa com materiais de proteção, como papel, isopor ou espuma.

Etapas

As etapas que compõem os processos também são diferentes. O picking se resume em 4 operações: localização dos itens no estoque, coleta dos bens, movimentação para o local de embalagem e documentação do processo. Quanto ao packing, suas etapas podem variar conforme o método definido pela empresa, mas é composto pelo recebimento dos produtos, embalagem, envio a transportadora e registro.

Como integrar e otimizar esses processos no e-commerce?

Se o picking for impreciso ou o packing descuidado, as chances de que os compradores tenham uma má experiência é elevada. Para evitar esse problema, leia e aplique as dicas de otimização e integração que trazemos a seguir.

Treine sua equipe

O gestor deve assegurar que os colaboradores saibam como fazer essas atividades corretamente, já que são eles quem as realizarão na prática. Nesse caso, pode-se investir em dois tipos de treinamentos diferentes:

  1. inicial efetivo: usado para instruir os colaboradores temporários antes da alta temporada para que a empresa consiga suprir a demanda;
  2. contínuo da força de trabalho: consiste na rotação dos postos de trabalho. Seu objetivo é fazer com que todos os funcionários saibam como executar todas as fases do processo logístico.

Avalie a eficiência

Outra dica relevante é testar a eficiência das atividades utilizando diferentes métodos ou tipos. Caso o negócio utilize o picking discreto, por exemplo, pode-se fazer um período de testes com o tipo por lote. No final, o gestor averiguará qual gera melhores resultados para seu negócio.

É necessário usar um software de gestão que aplique indicadores-chave de desempenho (KPIs). Essas métricas coletam, compilam e geram as informações da empresa em relatórios ou gráficos, permitindo que os administradores saibam se houve ganhos ou não.

Automatize os processos

As empresas estão investindo cada vez mais na automação das etapas do picking e packing para aumentar a precisão, velocidade e segurança nos processos. Há máquinas que facilitam o trabalho dos separadores, como transelevadores, braços mecânicos, esteiras (usado no picking por onda), lifters, entre outros. No caso do packing, atualmente há máquinas de embalagem automática que aceleram a atividade.

Entretanto, ter um sistema de gestão especializado é crucial para que a automação seja concretizada. Ele integra as diferentes áreas da empresa (incluindo a loja física e o e-commerce), padroniza os processos, automatiza atividades como ordem de separação e de embalagem, traz uma visão mais precisa do inventário, entre outras funções.

Um bom programa ainda dispõe de outros recursos que ajudam outros departamentos do negócio, como um CRM (gestão de relacionamento ao consumidor), KPIs de vendas, elaboração de relatórios gerenciais e contábeis, integração com bancos, etc.

O que considerar na escolha de uma boa solução tecnológica?

Será necessário fazer determinadas avaliações para que a empresa garanta que seja contratado um sistema de gestão capaz de satisfazer suas necessidades.

Primeiro, verifique se a desenvolvedora disponibiliza um sistema específico para seu segmento ou ramo. Por exemplo, veja se o aplicativo traz funcionalidades próprias para indústrias, distribuidoras, lojas varejistas, e-commerce e prestadoras de serviço. Depois, analise as características da empresa que fornece o sistema, como sua experiência de mercado, a quantidade de clientes satisfeitos e a qualidade do suporte prestado.

Quando o gestor otimiza as atividades de picking e packing, implementa os tipos adequados e investe na automatização, ele consegue melhorar a imagem da empresa no mercado, amplia sua carteira de clientes e aumenta sua taxa de fidelização.

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B2B, B2C, e-commerce, gestão do estoque, packing, picking


Marcos Leite

Cofundador da Artsoft, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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