Os 4 segredos para criar vantagem competitiva em seu negócio
A vantagem competitiva é uma busca constante de qualquer gestor preocupado em conquistar mercado e agregar valor à sua marca.
São muitas as práticas usadas para distinguir um negócio de outro: preços ajustados, entregas mais rápidas, produtos exclusivos e até brindes por compras podem ser importantes diferenciais, capazes de dar destaque para um empreendimento de sucesso.
Portanto, investir em ações estratégicas para gerar vantagem contra concorrentes é algo fundamental e que deve ser levado em conta sempre.
Nos post de hoje, vamos revelar quatro segredos para fazer sua empresa se destacar para atrair mais clientes e impulsionar o crescimento! Se interessou? Então acompanhe!
1. Analise a concorrência diariamente
Um ótimo passo para saber como se destacar de seus concorrentes é, basicamente, conhecê-los: quais são as decisões que eles tomam para conquistar o público? Que especialidades existem em seus produtos ou serviços? Por que alguém compraria na empresa deles e não na sua?
Entender — e aceitar — os pontos fortes de outros negócios pode ser uma tarefa difícil, mas é fundamental que você entenda o que os faz bons empreendimentos para traçar um novo planejamento de gestão.
Por isso, o recomendado é pesquisar o mercado e assim, investir em melhorias internas no seu negócio, se baseando sempre em referências positivas da concorrência. Almejando sempre superá-los, é possível ter destaque e aumentar cada vez mais a vantagem competitiva do seu negócio.
3. Adquira a liderança de custo
A liderança de custo nada mais é do que a capacidade de prestar um serviço ou oferecer um produto com custos menores — ou, pelo menos, parelhos — com outros negócios que disputam o mercado.
A precificação é um tema delicado que deve ser analisado para passar uma boa impressão para o cliente. Por isso, dois extremos devem ser evitados:
- preços muito baixos, quando não justificados, passam a impressão de um serviço de baixa qualidade, podendo afastar interessados e reduzir os lucros;
- preços muito altos, por outro lado, podem reduzir o interesse de um volume maior de compradores, diminuindo sua cartela de clientes.
O ideal é achar um balanço entre o que os concorrentes cobram e o que você pode cobrar para gerar lucro.
3. Invista em estratégia de segmentação
Também conhecida como estratégia de foco, a ideia é determinar um mercado específico para agir, em vez de tentar atingir todos os tipos de público.
Ao optar por isso, a empresa consegue definir estratégias exclusivas, sejam elas geográficas, comportamentais ou físicas, possibilitando que os clientes sejam atendidos da melhor forma.
Dessa forma, gestor, você pode disputar muito mais diretamente o interesse dos compradores, garantindo um passo à frente na corrida pela conquista de espaço.
4. Defina quais os recursos disponíveis e suas competências
Dentro de qualquer negócio, os recursos podem ser divididos em quatro categorias:
- financeiros: lucro, fluxo de caixa, ativos e passivos;
- físicos: matéria-prima e equipamentos para realizar o trabalho;
- humanos: equipe, habilidades e treinamentos;
- organizacionais: estrutura da empresa, composição de times e cultura organizacional.
É importante que você enxergue esses recursos de forma individual, mas também coletiva.
Individualmente, práticas para melhorar cada um deles, seja com corte de gastos, investimento em capacitação e motivação, otimização da apresentação do produto, entre outros. Estas são decisões que podem melhorar a imagem da sua marca no mercado.
Coletivamente, ações de integração desses recursos devem ser propostas para melhorar a comunicação e entender quais as limitações do empreendimento. Assim, gaps de produção podem ser identificados e corrigidos, melhorando a prestação final do serviço.
Pequenas práticas do dia a dia podem mudar toda a estrutura da empresa frente ao mercado, auxiliando nas decisões estratégicas e na conquista do público.
Então, leitor? Gostou de aprender alguns segredos para criar vantagem competitiva e impulsionar o crescimento da sua empresa? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outras atualizações diretamente em seu e-mail!
concorrência, estrategia, Gestão, negócio
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