fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

O número mais importante que você não está calculando: ROI

A razão de todo e qualquer negócio é obter lucros. Pode parecer algo óbvio de dizer mas o verdadeiro empresário precisa não só entender esse conceito a fundo mas saber como ele funciona na prática. Para que uma empresa cresça é preciso estar constantemente investindo em comunicação, logística, pesquisa, tecnologia entre outros. Sabemos que a organização não se sustenta apenas com o setor de vendas. O problema é que, seja por descuido ou falta de equipe especializada, nem sempre as estratégias são bem traçadas — tanto em pequenas quanto em grandes empresas. É aí que mora o perigo, pois os investimentos podem facilmente se configurar em gastos se não apresentarem os resultados esperados. Mas é possível saber o que se pode esperar de cada esforço envolvido? Existe alguma fórmula?

Read More

 

ROI — o segredo

Existem cálculos específicos para medir como cada centavo de cada ação está gerando receita para o seu negócio. Um deles é o ROI, chamado aqui no Brasil de Retorno sobre Investimento. A sigla vem do inglês: ROI — Return On Investment. É também chamado de taxa de retorno, taxa de lucro ou, simplesmente, retorno.

O ROI basicamente trata sobre a relação entre lucro líquido e custos. Com ele, torna-se possível mensurar quanto uma empresa ganhou ou perdeu em relação a determinado investimento, tudo relatado em números e gráficos.

Na ponta do lápis

Existem diferentes cálculos para diferentes tipos de ações. Mas todos eles se baseiam numa operação fundamental que, de fato, é bem simples.

Vejamos o cálculo geral do ROI da sua empresa. O próprio investimento no negócio:

Pegue tudo que você já lucrou até o momento e subtraia o valor que você já investiu para criar o negócio. Depois divida o resultado pelo valor do investimento. Esse número obtido, expresso em porcentagem, é o ROI da sua empresa.

Cultura ROI

É de extrema importância para os negócios não apenas entender a fórmula, mas também mantê-la como referência para toda e qualquer ação que venha a ser desenvolvida na empresa.

Pense: e quando há atividades desenvolvidas em parceria com outras organizações? Nesse sentido, destaca-se o cuidado que deve ser dado às ações de marketing, por exemplo, pois elas vão envolver, geralmente, o serviço de terceiros, como agências de publicidade. Portanto, é preciso saber quais os resultados se pode exigir e esperar destes parceiros.

Para diferentes ações haverão diferentes variáveis envolvidas — geralmente relacionadas ao tempo de execução de cada uma —, mas todas devem ser colocadas na ponta do lápis para que se avalie, com transparência e eficiência, qual foi o real impacto da iniciativa. É de suma importância que se preste conta de tudo que foi feito e obtido. O cálculo do ROI é sempre o mesmo: ganho total menos os custos e a divisão desse número pelo custo da ação.

Com o tempo, você saberá como melhor otimizar suas campanhas, redirecionará verbas para ações que têm surtido mais efeitos e até mesmo conhecer melhor o perfil de consumo do seu cliente.

Com a cultura do ROI implantada na empresa, torna-se bem mais fácil o trabalho de traçar o planejamento de metas comerciais, uma vez que se tem uma base bem mensurada e definida.

Benefícios do ROI

Perceba que a “implementação do ROI” é muito mais do que apenas uma adoção de fórmulas, é uma cultura.

O costume do cálculo faz com que a equipe se motive, pois o comprometimento com metas a longo prazo se tornam mais sólidas e viabiliza a seus funcionários um processo mais objetivo de aprendizagem, uma vez que todo o processo é baseado em números.

Uma empresa mais organizada é, sem dúvida, uma empresa mais preparada para o mercado. E você, tem o costume de usar o ROI na sua empresa? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o assunto e até a próxima!

Últimos posts por Marcos Leite (exibir todos)

gestão, Gestão por Diretrizes, sistema ERP, Software de Gestão


Marcos Leite

A Artsoft resolve os desafios mais difíceis de seus clientes com a oferta de serviços inigualáveis de consultoria, processos e tecnologia. Fundada em 1986, atendemos mais de 6.000 PME’s provendo inovação para aprimorar seus processos e dar sustentação ao seu crescimento. Com competências especializadas em mais de 10 segmentos, entregamos resultados transformadores para um exigente novo mundo digital.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo | SP
• Tel.:(11)3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: