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Negócios escaláveis: saiba como garantir a escalabilidade do negócio

Imagine o seguinte cenário: você tem uma empresa de loja de roupas e percebe um aumento no número de clientes, consequentemente no volume de vendas, sem que isso exija que os custos de produção aumentem na mesma medida. O desejo de qualquer empreendimento, não é? Esse é o chamado negócio escalável.

No negócio escalável, os produtos/serviços oferecidos podem ser reproduzidos em larga escala por um custo pequeno, o que leva ao aumento considerável da receita. Isso se torna especialmente vantajoso em tempos de crise, que levam a mudanças no mercado. Nesses casos, conseguir expandir e aumentar a produtividade, sem que isso precise elevar os custos de produção, é a melhor estratégia que a marca poderia ter.

Então, quer entender mais sobre o que é negócio escalável, sua importância e como garantir isso? Continue a leitura e descubra!

Qual a importância de tornar a empresa um negócio escalável?

Ao entender a própria definição de negócio escalável já é possível perceber a importância e as vantagens dessa estratégia. Porém, existem ainda muitos outros benefícios que você precisa conhecer. Confira a seguir os principais deles.

Alto valor de mercado

Um negócio escalável apresenta alto potencial de desenvolvimento, o que aumenta as chances de receber investimentos para que tenha um valor de mercado ainda maior e obtenha capital externo.

Especialmente em períodos de crise, receber investimentos, aumentando a vantagem competitiva e ampliando a capacidade de produção, é uma vantagem indispensável. Isso ainda contribui para que a marca tenha influência sobre outras do mesmo segmento, o que mostra autoridade no mercado.

Inovação tecnológica

Quando um negócio escalável consegue ter maior facilidade no desenvolvimento, os gestores têm condições de investir em melhorias, como a inovação tecnológica, o que torna a empresa mais alinhada com as necessidades de mercado e capaz de competir com marcas maiores e do mesmo segmento.

Um exemplo disso foi a necessidade de digitalização das marcas durante a pandemia do coronavírus, que exigiu a paralisação das atividades para o controle do vírus.

Marcas que recebem investimentos e com facilidade no desenvolvimento podem utilizar recursos tecnológicos para não apenas se manter negociando, mesmo que apenas virtualmente, como também para construir uma melhor imagem. Esse foi o caso da Magazine Luiza, que criou um movimento contra demissões, cuidou dos colaboradores e fez doações milionárias.

Adesão ao público

Como você pôde perceber, a capacidade de investimento em tecnologia de negócios escaláveis também contribui para que eles otimizem a experiência do cliente em diferentes setores, como atendimento, pós-venda, serviços/produtos, comunicação etc.

Tudo isso contribui para o contínuo crescimento do negócio. Afinal, por mais que a marca esteja tendo bons resultados, com o tempo, a situação pode mudar, seja por novos comportamentos do mercado e consumidor, seja por uma crise na imagem. Nesses casos, é fundamental ter uma clientela fiel e satisfeita para continuar consumindo, recomendar e, se necessário, defender você.

Agilidade para promover mudanças

Pense novamente no exemplo da ação do Magazine Luiza durante a pandemia do coronavírus. A rapidez com que a empresa conseguiu agir diante da situação, em que cada tempo perdido significava perda de dinheiro e relevância, foi essencial.

Assim, quando o negócio é escalável, tendo custos e estruturas com valores baixos, é possível agir de acordo com a velocidade exigida para atender as novas dinâmicas do mercado.

Custo operacional reduzido

Dentro do negócio escalável, os custos exigidos são bem mais baixos. Dessa maneira, você pode ampliar a produção sem que isso signifique necessariamente aumentar as despesas, o que também é benéfico por reduzir os maiores custos dos juros de possíveis financiamentos e até uma descapitalização.

Melhor qualidade das entregas

Uma das características do negócio escalável é a padronização dos serviços, o que exige menos custos e tempo na produção. Sendo assim, a tendência é que ocorra uma melhor qualidade das entregas, já que o modelo é replicado, o que facilita a evolução.

Expansão do negócio

A capacidade de produção ágil e eficiente, que leva ao aumento de clientes, aumenta também as chances de o negócio se expandir para o resto do país e até globalmente.

Um exemplo de empresa que começou de forma pequena e local até ser expandida foi a Sodiê Doces, que hoje é considerada a maior franquia de bolos artesanais do país, tendo mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil.

Planilha DRE

Como conseguir um negócio escalável?

Você já percebeu as inúmeras vantagens que o negócio escalável oferece. Porém, como era de se esperar, a sua implementação não ocorre de forma tão simples. Muitas empresas, como o Google, precisaram esperar um tempo até encontrar a solução para se tornar escaláveis e mais lucrativas, o que ocorreu com o lançamento do Google Ads.

Outras marcas sempre mantiveram o perfil de negócio escalável, como o Mercado Livre, que oferece produtos por via de diferentes vendedores, o que retira a exigência de abastecimento de estoque, por exemplo. Seja qual for a sua ideia, é preciso seguir alguns passos para ter sucesso nesse processo. Confira abaixo!

Defina um objetivo específico

Ao ter um objetivo específico definido, é possível focar em algo que seja proporcional ao investimento feito. Mesmo que no negócio escalável as circunstâncias mudem com o tempo, a definição evita que sejam pensados produtos personalizados, por exemplo, que exijam um maior tempo e recurso financeiro.

Então, lembre-se de, ao definir o objetivo específico, ter em mente se existem recursos financeiros para ele no curto, médio e longo prazo, bem como se existe mercado para a ideia e capacidade tecnológica para o seu desenvolvimento.

Reduza a dependência do ambiente físico

Como você pode perceber, para que um negócio consiga aumentar a clientela, sem que isso resulte na elevação dos custos, oferecer a opção de compras digitais é fundamental. Caso contrário, essa limitação de compra, que não se encaixa mais nas demandas e exigências dos consumidores atuais, pode frear as vendas e dificultar o crescimento da marca.

Foque na cultura interna

A cultura empresarial, quando bem definida e acordada entre todos os membros, pode aumentar o nível de satisfação e o engajamento dos colaboradores. Afinal, é isso que transmite os valores e a missão da empresa para facilitar o recrutamento de profissionais que se encaixem nesse perfil de conduta e agreguem valor para trazer o desenvolvimento almejado.

Além disso, não são apenas os clientes internos que percebem e se beneficiam de uma cultura bem definida. Os consumidores associam uma marca também à identidade que ela transmite por meio da cultura. Isso pode atrair clientes que valorizem os posicionamentos e as características transmitidas.

Amplifique os resultados

Quanto mais uma empresa cresce e consegue aumentar os lucros, ampliando o mercado, as distâncias geográficas, o espaço físico, o time empresarial etc., mais os investidores e clientes podem atribuir isso aos méritos dos produtos e serviços que são oferecidos.

Dessa maneira, foque em amplificar os resultados e em criar o senso de ambição. Isso possibilita um maior destaque entre você e as demais marcas. Afinal, empresas que não pensam alto nem traçam estratégias para conseguir isso tendem a ficar estancadas. Então, acompanhe algumas dicas que podem ampliar os resultados:

  • defina uma estratégia com as prioridades e o time encarregados do trabalho;
  • ofereça recursos extras e estimule a solução de problemas pelo time;
  • acelere o ritmo de discussão de resultados, resolução de questões etc.;
  • estabeleça os membros responsáveis pelas iniciativas de escalabilidade, corrija os processos, adote soluções tecnológicas e libere recursos para a execução do trabalho.

Compreenda os processos da concorrência

Ter um negócio escalável sem conhecer a concorrência é como entrar em uma floresta escura querendo sobreviver, sabendo que existem elementos dentro dela que podem impedir isso.

Por esse motivo, adotar a estratégia de benchmarking, que pesquisa os pontos positivos e negativos da concorrência, é indispensável. Esse tipo de pesquisa não é útil apenas para descobrir como outra marca atua ou deixa de atuar, mas também ajuda a explorar oportunidades e lacunas para que você conquiste um público e se sobressaia.

Isso porque entregar mais do mesmo dificilmente rende bons frutos para um negócio escalável. Assim, procurar por um diferencial, com auxílio das pesquisas mencionadas, pode ajudar no descobrimento de terrenos inexplorados e na criação de estratégias para lidar com isso.

Adote ferramentas na nuvem

Boa parte das pequenas, médias e grandes empresas utilizam a tecnologia do armazenamento em nuvem atualmente. Afinal, por meio dessa ferramenta, é possível garantir a escalabilidade de um negócio de forma mais rápida e econômica, além de aumentar as chances de adaptação às mudanças e demandas do mercado.

As vantagens ocorrem porque o armazenamento na nuvem torna as informações geradas pelas empresas mais seguras e possíveis de serem visualizadas de qualquer local e em diferentes dispositivos. Isso retira a exigência de grandes infraestruturas, o que implica maiores gastos para futuras adaptações.

Percebeu como é vantajoso ter um negócio escalável, desde que ele seja bem aplicado? Para se certificar de que isso ocorra corretamente, saber mensurar os resultados de forma adequada e utilizar essas informações de forma estratégica é fundamental.

Achou as informações úteis? Então aproveite a visita para aprender mais sobre escalabilidade gerada com a utilização de um sistema de nuvem!

 


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Marcos Leite

Cofundador da Artsoft, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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