Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Mitos e verdades acerca do Cloud Computing.

Muito se ouve falar da computação na nuvem – também conhecida como Cloud Computing. O fato é que este modelo tornou-se uma realidade que veio para ficar e mudar a forma como as tecnologias da informação funcionam nas empresas, comércios, organizações e governos.

Podemos dizer que cloud computing é um paradigma computacional em que o software e os aplicativos estão mais em evidência do que o hardware e os dispositivos físicos. Se você está curioso para saber mais sobre a computação na nuvem, confira a seguir 2 mitos e 2 verdades sobre estes sistemas.

Read More

1. Seu retorno sobre investimento é rápido
[Verdade]

O modelo da computação na nuvem não requer tempo de instalações locais demoradas ou configurações de sistemas em diferentes máquinas. Tudo se encontra na internet. Basta adquirir uma assinatura do software e pagar uma taxa mensal que a solução está pronta apenas esperando para que você comece a utilizar. Além disso, sua empresa não precisa se preocupar com atualizações e a manutenção do sistema. Tudo isso é feito pela empresa que disponibiliza o software.

O SAP Business One OnDemand é um exemplo desta praticidade e retorno do investimento garantido e rápido. Este sistema de gestão integrada, também conhecido como ERP, cuja sigla vem do inglês de Enterprise Resource Planning, gerencia todos os processos empresariais, desde finanças ao controle de estoque ou outras demandas mais específicas. Desta forma você paga por aquilo que está de fato utilizando, não desperdiçando recursos.

2. A computação na nuvem não é segura
[Mito]

Profissionais de TI que afirmam que a cloud computing não é segura não conhecem estes sistemas. Este argumento é utilizado por quem está acostumado com grandes data centers instalados na própria empresa que requerem pessoal especializado para operar e realizar a manutenção. Entretanto, estes servidores estão sujeitos a enfrentar problemas de energia como também são mais vulneráveis ao roubo de informações e ataques diretos.

A computação na nuvem é um ambiente virtualizado em que o processo de backup é feito de forma automática. Os dados se encontram distribuídos de forma que se uma máquina tiver qualquer problema as informações podem ser acessadas por outro recurso. Isto inclusive aumenta a segurança, pois as informações se encontram em vários servidores.

3. A gestão é mais precisa
[Verdade]

Os sistemas de gestão na nuvem podem ser acessados de qualquer local. Se o gestor está em uma viagem de negócios pode acompanhar de forma integrada e unificada o que acontece localmente na empresa. Chegou em uma reunião e precisa de determinada informação ou relatório? Basta acessar o sistema para ter aquele importante dado. Isso garante mais agilidade na gestão da empresa.

Além disso, um sistema ERP, como o SAP Hana, capaz de analisar e gerenciar grandes volumes de dados, possibilita uma gestão mais precisa. Permite insights empresariais instantâneos por meio do processamento em tempo real das informações. Devido à integração de todos os setores o sistema ERP também evita erros como entradas de dados duplicadas, minimizando atrasos e outros problemas operacionais, garantindo assim mais precisão na gestão.

4. As soluções na nuvem reduzem a complexidade
[Mito]

A computação na nuvem por si só não diminui a complexidade de determinado negócio. Suas soluções ERP, como o Sap Business One, integram todos os processos empresariais facilitando a compreensão da organização como um todo. Neste sentido podem facilitar o entendimento da complexidade das operações de determinado negócio. Entretanto, se a empresa tem a necessidade de muita customização e atua em um mercado demasiado específico, a computação na nuvem não será a “solução de todos os problemas”.

É um erro acreditar que a computação na nuvem irá resolver questões organizacionais que precisam de fato serem gerenciadas pela administração da empresa ou seu modelo de gestão.

Cloud computing não é nenhum bicho de sete cabeças. Informe-se sobre essa tecnologia, porque certamente ela será seu próximo investimento.

 

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: