fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

Matriz BCG: planeje seus investimentos e lucros com produtos!

financial

Todos os líderes empresariais têm as suas estratégias de vendas preferidas. Por meio de programas de fidelizaçãoERPsCRMs e uma série de outras técnicas, profissionais atuam na busca por formas de tornar a empresa mais lucrativa. E a Matriz BCG é uma das formas mais tradicionais de tornar a gestão de portfólios mais eficiente.

A Matriz BCG é conhecida por muitos líderes empresariais como uma forma eficaz de analisar portfólios de produtos e serviços corporativos. Ela melhora os ciclos de vendas da empresa profundamente. Como consequência, o gestor pode otimizar a sua carteira de serviços e produtos, dando prioridade àqueles com maior potencial de lucro.

Quer saber mais? Então leia o post a seguir:

O que é a Matriz BCG

A Matriz BCG foi criada por Bruce Henderson, em 1970, para a companhia americana Boston Consulting Group (que atua no ramo de consultoria em gestão estratégica). Ela é uma técnica que ajuda na escolha de estratégias comerciais, melhorando os processos de tomada de decisão. Ao ser adotada, a empresa passa a identificar melhor a depreciação de itens do seu portfólio de produtos, otimizando diversos KPIs.

Ao longo dos anos, a Matriz BCG se estabeleceu como um dos melhores métodos para avaliar o ciclo de vida de um produto ou serviço. Seus fundamentos melhoram os planos estratégicos, a gestão de uma marca e a forma como equipes definem as suas estratégias de vendas. Dessa forma, a empresa pode alocar melhor os seus recursos de marketing e ter uma noção mais ampla do posicionamento dos seus produtos e serviços no mercado.

Os fundamentos da Matriz BCG

As análises da Matriz BCG são divididas em 2 partes: a 1ª avalia a taxa de crescimento do mercado de um produto, e a 2ª verifica a participação relativa do mercado (também conhecida como market share). Quanto maior a sua participação ou o seu crescimento, melhor ele será para a companhia.

Dividindo os produtos de acordo com o seu desempenho comercial, o gestor pode avaliar melhor o ciclo de vida de cada item do seu portfólio comercial. O ciclo de vida passa a ser avaliado em 4 etapas:

  • Introdução: quando o item acaba de chegar ao mercado e ainda não atingiu o seu potencial de vendas totalmente.

  • Crescimento: o momento em que as vendas começam a crescer, mas ainda há a necessidade de realizar grandes investimentos em marketing.

  • Maturidade: quando o produto ou serviço gera receitas e ele já está estabelecido no mercado.

  • Declínio: é o término da vida útil de um produto, no qual as suas vendas caem junto com o seumarket share.

Como a Matriz BCG identifica os produtos mais lucrativos

Por meio de seus fundamentos, a Matriz BCG permite que gestores identifiquem os seus produtos e possam classificá-los em várias categorias. Assim, a análise de viabilidade de cada item do portfólio da companhia passa a ser mais eficaz. As categorias são:

  • Vacas leiteiras: são itens que se autopromovem em função da sua reputação, características técnicas ou preço. Nesse caso, o investimento em marketing é baixo.

  • Estrelas: vendem muito, mas acabam necessitando de grandes investimentos em marketing para terem um retorno financeiro satisfatório.

  • Pontos de interrogação: produtos mais inovadores ou disruptivos que não atingiram o seu potencial de venda (mesmo com um gasto grande em propaganda).

  • Abacaxis: produtos que têm baixa performance de vendas ou margem de lucro baixa. Tais itens deverão passar por uma análise de viabilidade, que pode levar à descontinuação do produto ou à criação de um plano de recuperação de mercado.

Ao adotar a Matriz BCG, líderes comerciais podem analisar melhor toda a cadeia de venda de um negócio. A melhora na elaboração de estratégias será profunda, tornando o retorno sobre os investimentos maior. Assim, analisando as posições e opções estratégicas, a companhia visualizará melhor a forma como os seus produtos se comportam no mercado, tornando o seu portfólio mais competitivo.

E você, como faz para otimizar as suas estratégias de mercado? Conte para a gente nos comentários!

Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas
Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

fidelização  ERPs uma série, Por meio, suas estratégias, Todos os líderes empresariais têm, vendas preferidas


Marcos Leite

Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar, Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar, Centro.
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: