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Matriz BCG: aprenda a fazer a sua hoje mesmo!

Quem faz parte do “mundo dos negócios” certamente já ouviu falar em Matriz BCG, também chamada de Growth-Share Matrix. Mas você realmente sabe o quê ela é?
Há mais de quatro décadas a Matriz BCG é uma das ferramentas mais importantes de marketing, pois costuma integrar o planejamento estratégico de boa parte das empresas no mundo inteiro.

Quer desvendar os segredos desta famosa matriz, como ela funciona e por que fazer a sua o quanto antes?
Continue lendo:

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma análise gráfica, desenvolvida nos anos 70 pelo executivo Bruce Handerson, porém, inicialmente criada pela empresa americana Boston Consulting Group  ganhando em sua nomenclatura as iniciais da organização.

A Matriz BCG baseia-se no ciclo de vida dos produtos de uma empresa. Quanto maior for a participação – e mais rápido for o crescimento desses produtos no mercado -, melhor será para o negócio, e é justamente esse índice de crescimento e participação que a Matriz aponta.

Quais são as dimensões dessa matriz?

A Matriz BCG possui duas dimensões distintas: a participação relativa de mercado (em relação ao principal concorrente) e o crescimento do mercado. Através da visualização e análise da posição atual de determinado produto no mercado, é possível identificar em que fase do ciclo de vida ele se encontra, fornecendo subsídios para desenvolver estratégias e, inclusive, programar um sucessor para os produtos que estiverem perdendo a força.

Quais os objetivos da Matriz BCG?

Os principais objetivos da Matriz BCG consistem em auxiliar na tomada de decisões, facilitar o gerenciamento de marketing e vendas, fundamentar a definição de prioridades, além de contribuir efetivamente no desenvolvimento de novas ações, garantindo a vantagem competitiva do produto perante os seus concorrentes.

Entenda os quadrantes da Matriz BCG

Para fazer a matriz BCG é necessário inserir os produtos do portfólio da empresa em um dos seguintes quadrantes:

  • Ponto de interrogação

Também chamado de dilema em questionamento ou criança problemática, o quadrante do ponto de interrogação é destinado a produtos integrantes de um mercado com elevadas taxas de crescimento. Na fase atual ele demanda alto investimento e apresenta baixo retorno. Com o tempo ele pode se transformar em um abacaxi ou uma estrela. Tudo vai depender de como a empresa vai tratar esse produto.

  • Estrela

Nesse quadrante ficam posicionados os produtos com grande participação de mercado e altas taxas de crescimento. Eles são os chamados líderes de mercado e exigem grandes investimentos. Se o crescimento do mercado for reduzido, os produtos estrela podem facilmente se tornar vacas leiteiras.

  • Vaca leiteira

O quadrante da vaca leiteira é destinado a produtos com moderada taxa de crescimento em mercados que já estão estabelecidos. Eles não requerem grandes investimentos, pois o crescimento do mercado é lento. Nesse grupo, os lucros são altos.

  • Abacaxi

Conhecido também como cão vira-lata ou animal de estimação, esse quadrante é destinado a produtos de baixa participação situados em um mercado amadurecido e sem crescimento aparente. Esses produtos devem ser evitados pela empresa e eliminados do portfólio para evitar os altos custos de recuperação.

Para resumir, o quadrante da interrogação corresponde à fase introdutória do produto, a estrela corresponde ao crescimento, as vacas leiteiras dizem respeito à maturidade e o abacaxi representa o declínio do ciclo de vida dos produtos.

Para Bruce Handerson, é indispensável que o portfólio das empresas conte com produtos com diferentes participações no mercado e taxas de crescimento distintas, pois isso ajuda a encontrar o ponto de equilíbrio no fluxo de caixa e na geração de negócios.

Razões para fazer a Matriz BCG do seu portfólio

Dentre outras vantagens, a Matriz BCG contribui para um planejamento estratégico consistente, pois ao conhecer o ciclo de vida de um produto é possível fazer a melhor manutenção dele.

Toda empresa precisa conhecer as condições dos seus produtos em termos de faturamento, aceitação do público-alvo e as reais chances de crescimento no mercado, por isso aplicar a Matriz é uma excelente forma de averiguar os investimentos feitos pela organização.

E você, está disposto a implantar a Matriz BCG no seu negócio?
Já utiliza dessa análise gráfica na sua empresa?

Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente através dos comentários. 😉
Até mais.

 

Gestão, Marketing, Matriz BCG, Software de Gestão


Marcos Leite

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