fbpx

Bem-Vindo ao nosso Blog

Dicas de gestão tecnologia e inovação
para ajudar sua empresa a crescer ainda mais.

Indicador NPS: veja como aplicar essa pesquisa na empresa

Planilha DRE

A grande maioria das empresas de sucesso utilizam o indicador NPS para melhorar o relacionamento com o cliente. Você também pode aproveitar inteligentemente essa ferramenta para alcançar o mesmo objetivo, alavancando sua taxa de fidelização, o volume de clientes e o faturamento do negócio.

Neste conteúdo eu respondo o que exatamente é o NPS, qual é sua funcionalidade, porque é importante realizar essa pesquisa, como aplicá-la no campo prático e outras questões fundamentais sobre o assunto. Acompanhe a leitura e aprenda!

O que é e para que serve o indicador NPS?

NPS significa Net Promoter Score — ou Pontuação da Rede de Promotores, em português — e se trata de um tipo de pesquisa de satisfação feito com os clientes da empresa.

Ele funciona como um KPI (indicador-chave de desempenho) que mede a experiência do cliente, permitindo que o gestor saiba a quantidade de pessoas que recomendarão a empresa para amigos, parceiros, colegas, familiares e outras pessoas (marketing boca a boca).

Por que a pesquisa de satisfação dos clientes é importante?

Atualmente a grande maioria dos clientes escolhem as empresas de acordo com indicações de terceiros antes e contratá-las. Conforme uma pesquisa da BrightLocal de 2019, 82% dos consumidores leem análises sobre negócios, sendo que 78% confiam tanto em avaliações online quanto recomendações pessoais.

Esses dados mostram que a pesquisa de satisfação não é importante apenas para fidelizar os seus clientes atuais, mas também é fundamental para que para conquistar novos.

Como aplicar o indicador NPS na prática?

Existe um modo específico de aplicar o NPS e o gestor precisa conhecer seus elementos, saber como classificar os clientes, o cálculo que é utilizado, quando usar o indicador, entre outros fatores. Saiba todas essas informações nos tópicos seguintes.

Faça um planejamento preciso

Assim como toda mudança na empresa, primeiro é necessário planejar a aplicação do NPS, o que faz com que os benefícios desse KPI sejam aproveitados. Esse plano deve conter o objetivo a ser alcançado com o KPI, a periodicidade de sua análise, o sistema que será utilizado para coletar os dados e gerar relatórios, se ele será aplicado com outras métricas de satisfação etc.

Escolha as perguntas-chave

De forma geral, o NPS consiste na realização de apenas uma pergunta quantitativa aos seus clientes: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a chance de você indicar nossa empresa para um amigo?”. Essa é uma questão completa que indica o nível de satisfação do indivíduo e se ele recomendará a empresa para outras pessoas, seja online ou pessoalmente.

Ainda é viável fazer uma pergunta qualitativa — solicitar um feedback, como críticas, sugestões e pontos de ajustes. Essa informação permite que o gestor examine quais são os problemas da empresa e quais são as medidas que devem ser tomadas para agradar seus clientes.

Entretanto, nem todos estão propensos a responder essa pergunta, já que isso poderia consumir tempo do respondente. Por isso, é importante que o feedback seja opcional, caso o contrário muitos clientes nem se darão o trabalho de responder a pergunta quantitativa e poderá deixar o questionário em branco.

Conheça os tipos de clientes e defina as notas

São três classificações de clientes que são separados dependendo do número marcado na pergunta-chave. Veja o tipo de cliente, suas notas e suas descrições, respectivamente:

  • detratores (de 0 a 6): são aqueles que estão muito insatisfeitos com o produto ou serviço. Eles não voltariam a fazer negócio, criticam a empresa em público e não a recomendam para outras pessoas;
  • neutros (7 e 8): tratam-se dos clientes que têm uma opinião neutra sobre a empresa. Não se tratam de pessoas fidelizadas ou entusiastas, mas também não a difamam publicamente;
  • promotores (9 e 10): esses clientes passaram a ter uma vida melhor após se relacionar com a sua marca, seja no atendimento, interação em redes sociais, durante a aquisição de produtos ou serviços. Eles são fidelizados, leais e promovem a empresa para outras pessoas.

Além disso, geralmente são os promotores que oferecem feedback à empresa, já que eles desejam o seu sucesso no mercado e continuarão consumindo seus produtos no futuro.

Saiba o momento de fazer a pesquisa

O NPS pode ser aplicado em diferentes momentos, mas sempre depois que o cliente passa por alguma experiência no negócio. Exemplos de situações que ele pode ser aplicado são após:

  • aquisição de produto;
  • prestação de serviço;
  • suporte técnico;
  • interações pós-venda;
  • atendimento para retirar dúvidas;
  • recompra; entre outros.

Aplique a pesquisa

Essa pesquisa pode ser aplicada por diferentes meios, o importante é que o método escolhido possibilite fazer a pergunta-chave para a maior parte dos seus clientes, bem como que você seja capaz de coletar os dados.

Planilha DRE

Pode-se realizar o NPS por formulário físico, e-mail, página própria do site da sua empresa, redes sociais ou até mesmo SMS. O melhor canal dependerá do perfil do seu público.

Faça o cálculo e analise os resultados

Quanto ao cálculo do indicador, as respostas dos clientes que responderam o NPS devem ser aplicadas na seguinte fórmula:

%promotores – %detratores = Net Promoter Score

O resultado será um número que se encaixará em uma das seguintes zonas de classificação:

  • zona crítica — de -100 e -1: a experiência é frustrante para a maioria dos clientes. É precisa rever as estratégias e processos da empresa rapidamente para evitar danos a sua imagem;
  • zona de aperfeiçoamento — entre 0 e 49: há importantes pontos de ajustes que devem ser realizados. Tenha muita atenção aos feedbacks e tome ações necessárias;
  • zona de qualidade — entre 50 e 74: a empresa tem mais pontos positivos que negativos, mas ainda há pontos de melhoria precisam ser resolvidos;
  • zona de excelência — entre 75 e 100: são promovidas grandes experiências aos seus clientes, o que cria mais promotores da marca. É importante tomar medidas para manter a pontuação atual ou maximizá-la.

Imagine que você aplicou o NPS durante um mês e coletou 300 respostas distribuídas da seguinte forma: 65% promotores, 20% neutros e 15% detratores. Os neutros são ignorados e os dados restantes são usados da seguinte forma:

%promotores – %detratores = Net Promoter Score

65 – 15 = 50

Isso significa que a sua organização está na zona de qualidade. Entretanto, ela está bastante próxima da zona de aperfeiçoamento, o que indica que ainda há muitos clientes detratores ou neutros, sendo preciso tomar medidas para aumentar o nível de satisfação.

Escolha as ações

Por fim, o gestor deve realizar as mudanças no campo prático da empresa para aprimorar a experiência do cliente. Com os feedbacks fornecidos pelos promotores, você pode saber exatamente o que deve ser feito.

Também é possível saber o que precisa de ajustes ao analisar o momento em que o NPS foi aplicado. Por exemplo, se seus clientes deixam notas altas após compra do produto, mas baixas após o atendimento pós-venda, esse é um indício que essa área precisa de melhorias.

Não é viável aplicar o indicador NPS com formulários físicos ou por telefonemas, especialmente se a empresa tem vários clientes. Um sistema de gestão (ERP) especializado tornará a aplicação dessa métrica eficiente e otimizada, já que ele enviará a pergunta pelo canal, coletará as respostas e formulará relatórios automaticamente.

Quer se destacar no seu segmento, mas não sabe como? Saiba aqui como romper a estagnação e acelerar o crescimento da sua empresa!

 

 


nps


Marcos Leite

Cofundador da Artsoft, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo
• Tel.:(11) 3090-4433
Av. das Américas, 500 - Bl 21 Sala 264 e 265 | Barra da Tijuca | Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3216-9100


@Artsoft. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Feito por Agência de Crescimento

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: