fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

Gestão no varejo: os 4 segredos para uma administração eficiente

A crise econômica abalou o país e, é claro, o varejo também foi afetado. Embora existam alguns segmentos específicos que não foram abalados, no geral, o setor apresenta pequena queda no fluxo de clientes, com uma redução de 6,5% no 3º trimestre deste ano, estimada pelo ICV (Índice de Consumidores no Varejo).

Para superar esse conturbado momento da economia brasileira, o gestor da área precisa apostar na profissionalização da sua administração, garantindo, dessa forma, a eficiência em cada uma das suas atividades. Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este post com alguns segredos de gestão no varejo que certamente fazem toda a diferença. Confira!

1. Tecnologia como uma poderosa aliada

Certamente a automação de processos internos pode fazer toda a diferença na gestão do negócio. Com os softwares de gestão, o empreendedor levanta todas as informações que precisa sobre o negócio em tempo real e de qualquer lugar, o que pode dinamizar bastante a tomada de decisão. Além disso, o próprio processo de atualização de dados se torna mais eficiente.

Estoques, fluxo de caixa, vendas, todas essas atividades podem ser otimizadas, o que garantirá um excelente ganho em produtividade para a empresa.

2. Projeções de estoques na medida

Na gestão no varejo, o cálculo correto dos estoques é essencial para manter uma empresa financeiramente saudável. Quando há compras em excesso, os impactos são sentidos diretamente no capital de giro no negócio; quando em escassez, os resultados são revertidos diretamente para as vendas da empresa.

O ideal é projetar os estoques de acordo com o histórico de vendas do negócio nos últimos anos. Além disso, acompanhar projeções de instituições renomadas também pode ser uma excelente fonte, afinal, em momentos conturbados como em uma crise econômica, é preciso rever as necessidades internas de acordo com o cenário externo.

3. Fluxo de caixa é a principal ferramenta

Do ponto de vista financeiro, o fluxo de caixa é a principal ferramenta do gestor. Com ela, é possível acompanhar toda a movimentação financeira operacional do negócio, isto é, as receitas e despesas operacionais, como no caso da compra e venda de mercadorias.

É também com o fluxo de caixa que as projeções financeiras podem ser realizadas, o que é indispensável para que o empreendedor estime seus resultados para os próximos meses. Além disso, a ferramenta também serve para calcular necessidades de investimentos ou planejar o pagamento de dívidas.

4. Indicadores de desempenho como termômetro

Por fim, devemos falar sobre a importância dos indicadores de desempenho para a gestão no varejo. Basicamente, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são métricas estabelecidas como prioritárias para a empresa e, por esse motivo, podem variar bastante de negócio para negócio. No entanto, existem algumas que são aplicadas em larga escala em determinados setores, como o ticket médio, no varejo.

Os indicadores-chave de desempenho funcionam como um termômetro para a empresa, afinal, ajudam a monitorar todas as metas e objetivos traçados durante o planejamento estratégico do negócio. É vital descobrir quais são as principais necessidades da empresa para traçá-los com precisão.

Gostou das nossas dicas de hoje? Como vimos, uma boa dica é contar com o suporte da tecnologia! Acesse agora mesmo a nossa página e descubra as vantagens de um software de gestão.

administração eficiente, ERP, Fenícia ERP, fluxo de caixa, gestão no varejo


Marcos Leite

A Artsoft resolve os desafios mais difíceis de seus clientes com a oferta de serviços inigualáveis de consultoria, processos e tecnologia. Fundada em 1986, atendemos mais de 6.000 PME’s provendo inovação para aprimorar seus processos e dar sustentação ao seu crescimento. Com competências especializadas em mais de 10 segmentos, entregamos resultados transformadores para um exigente novo mundo digital.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo | SP
• Tel.:(11)3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: