fbpx

Bem-Vindo ao nosso Blog

Dicas de gestão tecnologia e inovação
para ajudar sua empresa a crescer ainda mais.

Gerenciamento de vendas: como melhorar com a ajuda de um ERP?

A relação entre um vendedor e o seu cliente está longe de ser apenas uma relação de troca. Por trás de uma venda, há todo um estudo que envolve técnicas específicas para que as vendas de um negócio sejam muito bem sucedidas. Em suma, para ser um bom vendedor é necessário muito conhecimento e “jogo de cintura”.

Além disso, atualmente, é importante saber usar a tecnologia a favor do processo de gerenciamento de vendas de um negócio. A adoção de um software integrado, como o sistema ERP, pode fazer toda diferença no lucro obtido pela organização.

Quer aprender mais sobre gerenciamento de vendas e sistema ERP? Então, continue com a gente! Vamos dar as melhores dicas de como melhorar a gestão de vendas da sua empresa e explicar detalhadamente de que forma o sistema ERP pode ajudar você. Não perca!

Como melhorar a gestão de vendas de uma empresa?

Seu negócio está prestes a falir? Já deu um bom lucro algum dia, mas, por algum motivo que você ainda não consegue identificar, as vendas caíram bastante? Ou então, já começou vendendo mal, com pouco ou nenhum retorno? Pois saiba que, talvez, você precise fazer alguma reestruturação no gerenciamento das vendas do seu negócio.

Mas, calma! Isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Às vezes, com a adoção de simples atitudes, podemos salvar negócios à beira da extinção. Dê uma olhada nas nossas dicas agora mesmo!

Treine a equipe de vendas

Entenda: o trabalho de um vendedor jamais será individual. Os resultados das vendas são o reflexo de um trabalho em equipe. Sabendo disso, é importante estabelecer uma estratégia que direcione a atuação dos funcionários ao resultado esperado.

Uma forma de exercer um treinamento de equipe personalizado é por meio da adoção do playbook, também chamado de manual de vendas. Trata-se de um documento de capacitação, que deve ser entregue ao vendedor no momento que ele assume o cargo.

Um playbook deve conter toda informação necessária para que o vendedor conheça a empresa na qual está trabalhando. Isto é: tipo de modelo de negócio, seus principais concorrentes, o produto em sua profundidade e todos os stakeholders envolvidos.

Além do playbook, pode-se usar também os tradicionais workshops, cursos, webinars, entre outros. O importante é manter o vendedor atualizado, motivado, consciente do que ele está vendendo e treinado para manter e conquistar clientes.

Mantenha o cliente

Conquistar um cliente é, sem dúvidas, um grande desafio. Mas mantê-lo é um desafio maior – e mais importante – ainda. Estudiosos da área de vendas já afirmaram que, em média, manter um cliente custa cerca de seis vezes menos do que conquistar um novo.

Portanto, trate bem o seu cliente! Aprenda a dirigir-se a ele de forma gentil, descubra o que o interessa, deixe-o à vontade no local. O cliente é a parte mais importante do negócio.

Planilha DRE

Mantenha o core business do negócio

Core business nada mais é do que o ponto principal do negócio, a sua atividade econômica principal. Por exemplo, o core business da C&A são as roupas. Já o do Carrefour, os gêneros alimentícios, e por aí vai.

Uma forma de manter o core business no negócio vivo na mente dos vendedores e repetindo constantemente, das mais diversas formas, a missão (o que a empresa deseja ser), visão (onde a empresa deseja estar daqui a determinado período de tempo) e valores (o que a empresa defendem sua existência) da empresa.

Não esqueça da comunicação interna

Nada de focar apenas na relação vendedor-cliente. Lembre-se de que o feedback interno é essencial para o bom desenvolvimento de um vendedor. Além disso, para que haja um bom trabalho em equipe, é necessário que haja uma boa interação entre seus integrantes. Invista em encontros interativos, como coffee breaks e happy hours entre os funcionários.

Tenha indicadores bem definidos

Os números são, sem sombra de dúvidas, essenciais para medir a lucratividade do negócio. Mas, para que haja lucratividade de fato, é preciso estabelecer um padrão. Não importa se são o número de contratos fechados ou a média de vendas diárias: estabeleça uma métrica e trabalhe em cima dela.

As metas devem ser revisadas constantemente

As metas são importantíssimas, mas, saiba que provavelmente, ao longo do percurso, mudarão. Por isso, é importante ser realista e definir metas que poderão ser alcançadas e, caso não sejam atingidas, possam ser alteradas sem prejudicar o andamento do negócio. Por isso, o importante é revisá-las constantemente.

O pós-venda também é importante

Engana-se quem pensa que a venda termina na finalização da compra. Um bom vendedor tem o controle de sua até no pós-venda! Quando o cliente retornar, não deixe de perguntar como foi a sua experiência, se deu tudo certo, se há alguma queixa etc.

Pode-se, inclusive, usar a tecnologia a seu favor. Por meio das redes sociais, estabeleça uma relação mais próxima com o cliente (mas sem ser “chato(a)” e pegajoso(a), é claro).

E o sistema ERP? Onde entra?

Por fim, uma excelente forma de otimizar o processo de gerenciamento de vendas do seu negócio é por meio da adoção de um software de gestão integrada. Atualmente, um dos mais reconhecidos do mercado é o sistema ERP, que tem como funcionalidade, entre muitas outras, facilitar a gestão de vendas.

O sistema tem a capacidade de registrar de forma unificada os dados de todos os clientes, facilitando a procura de informações por parte dos funcionários. Além disso, ele fornece relatórios de vendas essenciais para que se possa ter uma visão clara do andamento do negócio.

Uma dica para quem ainda tem receio em adotar um sistema de gerenciamento de vendas devido aos custos e trabalhos envolvidos é aderir as versões testes. O sistema ERP possui versões não pagas de curta duração e, dessa forma, o gestor pode testar o seu uso. Caso haja uma boa adaptação, basta aderir de vez!

Gostou das nossas dicas para melhorar o gerenciamento de vendas do seu negócio, e da dica sobre o sistema ERP? Então, não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender muito mais!


Business, clientes, ERP, gerenciamento, Gestão, negócio, playbook, pós-venda, Tecnologia, vendas


Marcos Leite

Cofundador da Artsoft, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo
• Tel.:(11) 3090-4433
Av. das Américas, 500 - Bl 21 Sala 264 e 265 | Centro | Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3216-9100


@Artsoft. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Feito por Agência de Crescimento

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: