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Você esta considerando implementar o Fenícia ERP da Artsoft na sua empresa?

Escrevi esse artigo para responder as principais perguntas para você que esta considerando implementar o Fenícia ERP na sua empresa.

Antes de iniciar acho relevante contar um pouco da história do Fenícia ERP e como ele se transformou. O Fenícia ERP foi desenvolvido por Alvaro Neto, analista de sistemas, engenheiro da computação e especialista em administração de banco de dados. Isso foi nos anos 90. Inicialmente, utilizando a tecnologia do momento, desenvolveu a sua primeira versão do software em MS-DOS, eram módulos integrados de contabilidade, Finanças, Estoque e etc. Nos anos 2.000 migramos para versão Windows e lançamos nosso primeiro ERP. Uma solução única e integrada que automatizava os principais processos de uma empresa.

Hoje na plataforma WEB, hospedamos nossa aplicação na nuvem da Oracle Cloud ou Amazon AWS, que nos dão a segurança para prestar serviço de qualidade e segurança para nossos Clientes. De lá para cá o Fenícia ERP só vem crescendo. São 6.000 clientes, uma solução robusta, completa e que permite integrar com diversos aplicativos no mercado.

Nosso foco são PME’s do comércio, que utilizam contabilidade externa, e que buscam automatizar seus processos empresarias de maneira completa, integrada e simples. Proporcionamos dentre outras coisas segurança nas informações extraídas do sistema e simplificação nos processos de controle para você fazer o que faz melhor, fazer o seu negócio crescer.

Boa leitura.


1. Quais são as opções de compra do Fenícia ERP?

O Fenícia ERP não é adquirido, você simplesmente paga uma assinatura mensal para ter acesso ao sistema.

2. Onde fica Instalado o meu sistema?

Você pode escolher em utilizar o sistema pela internet sem nenhum custo adicional por isso, ou pode optar por instalar o sistema nos seus computadores. Lembrando que escolhendo essa ultima opção a manutenção do banco de dados, backup, e outras atribuições de TI são suas. Mas se escolher utilizar o sistema na nossa WEB nos cuidamos para que o sistema esteja sempre atualizado, com rotinas diárias de Backup e muito mais.

3. Quais módulos o sistema Fenícia ERP possui?

O Fenícia ERP é composto de vários módulos. Veja no quadro abaixo cada um deles e suas principais funcionalidades.

4. Quais os segmentos atendidos pelo sistema?

Contamos com clientes de diversas áreas de negócio, contudo, os setores que mais utilizam o Fenícia ERP são do Comércio Varejista e Atacadista ou Distribuidor.

Apresentação do Fenícia ERP para o setor Atacadista ou Distribuidor

Apresentação do Fenícia ERP para o setor Varejistas

5. O Fenícia ERP consegue me ajudar a padronizar meus processos empresariais?

Sim. O Fenícia ERP vai ajudar você a organizar sua empresa através de um fluxo de processo padrão, que faz sua empresa funcionar de maneira integrada, proporcionando redução de custos operacionais e aumento da produtividade dos usuários do sistema.

Demonstração do Fenícia ERP para o setor Atacadista e Distribuidor

Demonstração do Fenícia ERP para o setor Varejista

6. O Fenícia ERP é multi-empresa?

Sim, o sistema é multi-empresa. No Fenícia ERP você conseguirá administrar e apurar os resultados de suas filiais de maneira individualizada ou consolidada, como você preferir.

Para melhor gerenciar e avaliar o resultado das suas empresas, com o nosso sistema Fenícia BI você consegue montar os seus próprios relatórios e consultas. Veja no vídeo abaixo como ele funciona:

7. O Fenícia ERP tem PDV integrado?

Certamente. O Fenícia ERP tem um PDV próprio, desenvolvido também pela Artsoft. Nele esta incluso todas as operações de uma loja. A Artsoft tem mais de 10.000 pontos instalados com seu PDV. Uma solução robusta e de fácil utilização.

Assista abaixo uma demonstração:

No que se refere ao SAT nosso PDV esta homologado com os principais fabricantes como Bematech, Sweda, Datuma, Tanca, Epson e outras.

8. Como é possível extrair informações do Fenícia ERP para análise gerencial?

O Fenícia ERP desfruta de um módulo denominado Fenícia BI, o qual permite extrair e cruzar qualquer informação do banco de dados do sistema. Além disso, o Fenícia BI permite exportar dados para o Excel, através de uma tabela inteiramente dinâmica. Dessa forma fica muito fácil de trabalhar com as informações, não é mesmo? Assista:

9. Existem aplicativos para celular integrados com o Sistema?

Sim, nosso sistema esta integrado com a plataforma Umov.me. Com ela você pode construir seus próprios aplicativos e utilizar integrado com o nosso sistema. Veja abaixo alguma das funcionalidades desenvolvidas:

Aplicativo para Vendedores externos:

Aplicativo para ajudar na Logística de Entrega:

10. O sistema Fenícia ERP esta integrado com e-commerce?

Sim, o Fenícia ERP esta integrado com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado, veja no quadro abaixo:

O Fenícia ERP é a plataforma ideal para você que possui loja física mas também vende ou pretende vender pela internet. Porque dentro de uma unica aplicação o sistema gerencia suas vendas, estoque, entregas de maneira simples e completa.

Veja abaixo como roteirizar os pedidos de venda da sua loja virtual:

 

11. Como é feita a Implantação do Fenícia ERP?

A Implementação do Fenícia ERP pode ser feita de duas maneiras, a primeira, chamada por nos de metodologia de gerenciamento de projeto, é composta de cinco fases, que buscam rapidez e simplicidade nos processos:

  • A Primeira fase é super rápida mas não menos importante. Nessa fase vamos fazer a primeira reunião de projeto, nosso consultor vai apresentar a você e a todos os usuários chaves da empresa, como será feito o processo de implementação do software. Todos precisam estar cientes do que foi adquirido, dos desafios que vamos enfrentar, das datas e atividades que serão executadas até a conclusão do projeto.

  • Na segunda fase o trabalho maior é nosso, nós vamos passar por cada usuário chave de cada departamento e fazer uma entrevista, procurando entender como ele trabalha e fazendo anotações de como reproduzir esses processos da melhor maneira no sistema, e integrada aos demais departamentos da empresa.

  • Na terceira fase o trabalho continua conosco, nós vamos configurar o sistema todo de acordo com o levantamento que foi feito e vamos voltar e apresentar para os mesmo usuários chaves. Vamos fazer simulações testes para que o usuário possa perceber se esta tudo como planejado.

  • Na quarta fase começamos os treinamentos com os usuários. Nessa fase o sistema já está pronto e configurado basta agora treinar os usuários no sistema, e deixar alguns deveres de casa, como lançamento de notas, contas para que o usuário aprenda realmente a utilizar a ferramenta.

  • Na quinta e última fase, depois que todos os usuários estão prontos para operar no sistema vamos agendar o dia da inauguração e pronto. Viramos o sistema e continuamos te acompanhando até que as pessoas estejam seguras em andar sozinhas

A outra é o que chamamos de CONSULTORIA VIP. A Consultoria VIP é um método de transferência de conhecimento que conecta a experiência de nossos consultores com os desafios de nossos cliente. É realizado através de reuniões regulares, previamente agendadas, de acordo com a quantidade de reuniões contratadas. Essas reuniões são remotas, de 2 horas cada. Nessas reuniões são entendidas as prioridades do cliente e traçado os objetivos para conclusão desses trabalhos. Novas atividades e prioridades são organizadas e definidas diretamente com o consultor.

12. Quanto tempo demora para a implantação do Sistema?

Você pode estar se perguntando sobre o tempo de implementação da solução, eu diria que depende muito do envolvimento da sua equipe no projeto mas normalmente são de 1 a 3 meses no máximo de implementação.

13. As visitas de implantação são presenciais ou através de acesso remoto?

Podemos trabalhar nos dois modelos, a única diferença entre a visita presencial e a remota é o custo dos translados. As visitas são feitas através de um agendamento prévio, e ao final da mesma é emitido um relatório de visita que você recebe no seu e-mail, com tudo que foi feito e as próximas atividades.

14. Como posso treinar meus funcionários a utilizarem corretamente o sistema Fenícia ERP?

Disponibilizamos de forma gratuita para nossos clientes os cursos online do sistema, sem limite de utilização. Mas se você preferir também podemos fazer cursos presenciais, na sua empresa ou na Artsoft, dependendo da sua escolha.

15. E depois da implementação como fica o atendimento?

Você pode achar que depois do software implementado basta ter acesso a uma equipe de suporte técnico que atenda aos chamados no tempo, e que forneça as atualizações regulares para atender as mudanças da legislação. Bom isso é o básico, mas tem coisas importantes que conseguimos resolver com o nosso profissional de sucesso do cliente.

Isso mesmo, temos um profissional aqui na empresa de sucesso do cliente. O objetivo dele será de te acompanhar não só na jornada de implementação, mas no pós implementação do sistema, no que chamamos de sustentação do projeto. Vou te explicar em detalhes abaixo.

Deixa eu te fazer duas perguntas:

  • Você tem rotatividade de pessoal na sua empresa?

  • Pessoas costumam mudar de área?

Se a resposta foi sim para uma delas, imagina o que pode acontecer com o conhecimento que essas pessoas levaram quando saem de suas posições. Foi embora. E o que mais acontece é que antes delas saírem, elas normalmente ficam responsáveis por passar o conhecimento para quem está chegando, e assim se repete continuamente não é verdade? O conhecimento vai se perdendo. Se não der atenção a isso, não se surpreenda de ver colaboradores usando excel ao invés do sistema por falta de conhecimento.

Resolvemos isso acompanhando a sua jornada aqui na Artsoft com os nossos profissionais de sucesso do cliente. Ele vai te ajudar a monitorar o nível de uso da solução na sua empresa, buscando extrair o potencial máximo da ferramenta. Isso traz benefícios enormes para você como redução de custo, diminuição de erros, melhoria na qualidade na informação.

O melhor é que isso não tem nenhum custo adicional para sua empresa, essa monitoria faz parte do pacote de serviços do Clube Artsoft.

16. Como posso solicitar suporte técnico para o Fenícia ERP?

Você poderá entrar em contato através dos nossos canais de suporte:

  • Suporte Telefônico (Rio de Janeiro): (21) 3216-9100;

  • Suporte Telefônico (São Paulo): (11) 3090-4433;

  • Suporte via email ou O.S Online: abra um chamado enviando um e-mail para suporte@artsoftsistemas.com.br

Além disso, também utilizamos Skype para comunicação, ou acesso remoto através do Teamviewer. Ou seja, você não vai ficar sem entrar em contato conosco.

17. Como faço para solicitar um orçamento?

Basicamente, cumprimos 4 fases:

  • Primeiro precisamos entender como sua empresa funciona e se o sistema vai realmente atender as suas necessidades, nessa fase também compartilhamos uma visão de investimento, não é a proposta definitiva, mas uma previsão de investimento para alinhar se o investimento esta de acordo com sua expectativa.

  • Feito isso, agendamos um data para demonstração da solução para os principais envolvidos na sua empresa.

  • A Terceira fase é a apresentação do orçamento do projeto, com leitura da proposta, apresentação dos contratos e resolução de dúvidas gerais sobre a implementação.

18. Assinado o contrato, em quanto tempo podemos iniciar os trabalhos?

Nos precisamos de 1 a 2 semana para iniciar as atividades para processos administrativos e alinha a agenda do consultor, feito isso é acelerar.

Espero que esse documento tenha ajudado você, qualquer informação, duvida ou comentário não deixe de me passar uma mensagem para marcosleite@artsoftsistemas.com.br abraço.

Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas
Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

Artsoft Sistemas, ERP, Fenícia ERP, programa de gestão, Software de Gestão


Marcos Leite

Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

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São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar, Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar, Centro.
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

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