
Entenda a importância de software de gestão para loja de peças, maquinas e ferramentas
A indústria automobilística exerceu grande influência no desenvolvimento econômico do Brasil, e esse fator desencadeou o surgimento de um forte ramo de prestadoras de serviço. Um dos mercados que mais se destaca é o de autopeças, que continua apresentando um cenário bastante promissor.
A gestão de uma loja de autopeças conta com alguns desafios, principalmente com relação ao estoque, que é altamente diversificado e volumoso. Os softwares de gestão, por sua vez, podem facilitar o gerenciamento do negócio de autopeças. Sua utilização gera impacto em todas as áreas da empresa.
Para se aprofundar no assunto, confira este artigo, onde apresentaremos a importância de um software de gestão para a manutenção e crescimento de uma loja de autopeças!
Crescimento financeiro
Um bom software de gestão oferece informações referentes ao desempenho financeiro da empresa, por meio da integração com a área de contabilidade, que fornece dados concretos e confiáveis sobre a instituição. Ao analisar as informações obtidas com ferramentas, como o DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e o Fluxo de Caixa, é possível avaliar a situação da saúde financeira da empresa.
Ter essas informações em mente no momento de tomar decisões referentes a investimentos, por exemplo, é a chave para o crescimento saudável e sem riscos.
Controle de estoques e inventário
A solução ainda inclui a gestão de estoque e inventário, ponto extremamente importante para a manutenção de uma loja de autopeças. Isso porque controlar esses índices permite saber quais são os itens necessários no estoque.
Dessa forma, se evitam problemas como a falta de mercadoria, alto volume de compras de urgência, atrasos no atendimento de pedidos, ocupação desnecessária de espaço, baixa rotatividade de estoque, entre outros.
Auxílio no planejamento estratégico
A importância de um software de gestão se dá, principalmente, por sua capacidade de gerar relatórios que permitem avaliar o atual cenário do negócio. Ao fornecer informações referentes ao Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente e Gestão dos Pedidos de Venda, por exemplo, é possível medir o faturamento e até mesmo a imagem da empresa.
Esses dados são fundamentais para traçar os melhores planos para o futuro, direcionando os investimentos de forma estratégica e buscando aproveitar as melhores oportunidades do mercado.
Cumprimento de prazos
Utilizar uma plataforma de gestão acaba com os riscos de esquecer prazos de pagamentos e recebimentos, sejam eles de empréstimos, fornecedores ou tributos. A empresa pode programar a entrada e saída de dinheiro, a partir do alerta emitido pelo software.
Além disso, a plataforma pode auxiliar na gestão das vendas feitas pelos funcionários, aumentando a transparência e facilitando o processo de pagamento de comissões.
Informações confiáveis
Todo processo está sujeito a erros. Contudo, quando se investe em um software de gestão — e se deixa de controlar e executar os processos manualmente —, o risco de haver erros em uma rotina se torna consideravelmente menor. Assim, consegue-se construir uma base de dados confiável e precisa.
Além disso, a automação dos processos permite identificar a incidência de falhas com maior agilidade, permitindo que o gestor consiga atuar no problema com rapidez (aumentando as chances de solucioná-lo).
Segurança dos dados
Uma grande quantidade de dados é gerada em uma empresa. Algumas delas de rotina, outras mais relevantes para análises e tomada de decisão. No entanto, todas elas precisam ser bem preservadas, por diversos motivos — desde uma boa execução das atividades mais simples, até a prestação de contas para o Fisco.
Nesse sentido, o investimento em um sistema também ajuda a garantir que as informações fiquem mais seguras, visto que elas passam a ficar centralizadas, são realizados backups constantemente (que ajudam a preservar os dados), além do fato de que elas são criptografadas (dificultando o acesso de invasores).
Com tudo isso, diminui o risco de haver extravio, fraudes, perda acidental ou roubo das informações, por exemplo.
Redução de custos
Apesar de ser visto como um gasto por muitos gestores, o investimento em um sistema de gestão traz várias vantagens para uma empresa, tornando a relação custo-benefício altamente compensatória.
Porém, não termina por aí: um software de gestão também auxilia na redução de custos, que pode ser alcançada de diversas formas, como:
- diminuição de erros e necessidade de retrabalhos;
- aumento da produtividade;
- melhor aproveitamento dos recursos;
- redução da burocracia;
- melhoria na comunicação e no fluxo de informações;
- análises dos resultados por meio de relatórios;
- adoção de melhorias direcionadas.
Decisões mais ágeis e acertadas
Outro ponto que vale a pena ressaltar é a disponibilidade das informações, que são constantemente atualizadas. Isso influencia diretamente a tomada de decisão, tornando as escolhas do gestor mais inteligentes e acertadas.
Além disso, a possibilidade de manter uma base de dados sólida e a análise de relatórios ajuda a entender melhor os resultados alcançados, compará-los aos objetivos e redirecionar a estratégia, para que as ações estejam alinhadas com o que se busca.
Integração entre processos e áreas
O investimento em um sistema, principalmente quando ele é integrado — como é o caso do ERP— permite que os processos e áreas dentro da empresa estejam integrados. Mais uma vez isso quer dizer que as informações ficam centralizadas, além de facilitar o acesso e o compartilhamento desses dados.
Tudo isso melhora o fluxo de informações e otimiza a comunicação interna, haja vista que a troca é feita de forma automática — sem que dependa das pessoas levantarem, organizarem e enviarem os dados para que outros profissionais ou áreas dêem continuidade ao processo.
Assim, quando se realiza uma venda, por exemplo, as áreas comerciais, de estoques e financeiro, por exemplo, já possuem (por meio do sistema) tudo que é necessário para executar a rotina: desde a inserção do pedido e conferência da disponibilidade, até a emissão de documento fiscal.
Utilizar um software de gestão em uma loja de autopeças traz uma série de vantagens, indo desde o gerenciamento de estoque até o controle das comissões. Mesmo em um ramo que exige tanta competência do fator humano, a importância de um software de gestão não pode ser esquecida, como meio de proporcionar um crescimento constante e saudável para a empresa.
E você, já utiliza um software de gestão em sua loja de autopeças? Pretende investir nessa solução? Escreva um comentário e compartilhe sua experiência conosco!
Auto-Peças, Automação Comercial, ERP, Software de Gestão
Você precisa fazer log in para comentar.