Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Entenda a NF-e, a nota fiscal eletrônica

A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) surgiu para substituir a tradicional nota fiscal em papel. É um documento digital, arquivado eletronicamente. Apoiada por um sistema integrado que permite a consulta de sua validade pela internet, a NF-e possibilita maior integração administrativa, padronização e melhor qualidade de informação, além de facilitar a fiscalização e o intercâmbio de informações fiscais entre as diversas esferas governamentais.

Quer saber mais sobre esta novidade fiscal? Confira o post de hoje!

Read More

 

Como a NF-e funciona?

Para ter validade, a Nota Fiscal eletrônica precisa conter a assinatura digital do emitente e ser transmitida, antes da circulação da mercadoria, para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu estado, que valida e autoriza seu uso. Posteriormente, a própria Sefaz transmite a nota para a Receita Federal e para a Secretaria da Fazenda do estado receptor da mercadoria, no caso de transporte interestadual. Esse procedimento, por permitir o acesso aos dados da nota em qualquer lugar do país, dá credibilidade ao documento, além de agilizar os trâmites e inibir fraudes.

Quais os benefícios da substituição das notas fiscais comuns pela NF-e?

Para os órgãos fiscalizadores, a NF-e torna a nota fiscal mais confiável, já que seu controle é mais efetivo que no caso das notas de papel, uma vez que torna o controle fiscal mais facilitado, diminuindo a sonegação e aumentando a arrecadação. Para as empresas, a Nota Fiscal eletrônica elimina o trabalho de digitação das notas fiscais, reduzindo possíveis erros de escrituração, também padroniza o relacionamento com outras empresas e órgãos de fiscalização. Já para a sociedade como um todo é visível a redução do consumo de papel, com impacto positivo sobre o meio ambiente. Também é benéfico o incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias.

Todas as notas fiscais podem ser substituídas pela NF-e?

Atualmente, a Nota Fiscal eletrônica substitui a nota fiscal modelo 1/1A, que era utilizada para documentar operações comerciais entre pessoas jurídicas. Também substitui a Nota Fiscal de Produtor, modelo 4. A NF-e não substitui a Nota Fiscal ao Consumidor nem o Cupom Fiscal.

Quem é obrigado a emitir a NF-e?

As empresas que realizam operações destinadas à Administração Pública, direta ou indireta, empresas públicas ou de economia mista, as empresas que vendem para outros estados e para o exterior estão obrigadas a emitir a NF-e. Para as outras empresas, a obrigatoriedade da emissão da NF-e pode variar de um estado para outro, por isso o ideal é procurar essa informação diretamente no site da Secretaria da Fazenda do estado onde está a sede da empresa emissora. Em caso de dúvida, não deixe de procurar um contador, um profissional com profundo conhecimento da legislação tributária do seu estado e que pode ajudar a sua empresa.

Qual o procedimento para emitir a NF-e?

O primeiro passo é adquirir a assintatura digital, ou certificação digital, que comprova a validade jurídica da Nota Fiscal eletrônica. Essa certificação é adquirida junto a uma Autoridade Certificadora. Depois, faça o seu cadastro junto à Secretaria da Fazenda do seu estado. Inicialmente, você pode se cadastrar na modalidade “em homologação” — um período de teste, em que suas notas serão emitidas, mas não serão enviadas à Sefaz, até que a empresa receba o treinamento da NF-e. A partir do treinamento, a modalidade pode ser trocada para “em produção” (quando a empresa se credencia como emissora de NF-e).  

Também será necessária a instalação de um sistema gerador de Nota Fiscal eletrônica. Muitos estados disponibilizam gratuitamente este software, mas dependendo do tamanho da sua empresa e da frequência com que você emite as notas pode ser necessário adquirir um programa mais robusto.

A NF-e nasceu com o intuito de facilitar a vida das empresas e do Fisco no momento de documentar a circulação de mercadorias e serviços. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Fiscal, Fisco

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: