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Entenda a importância da presença digital para o mercado B2B

Você percebeu que o comportamento de compra de seus clientes mudou? Ou você sente que está tendo dificuldades para alcançá-los? Se você ainda não investe para ter uma presença digital ou não tem uma boa estratégia definida, esse pode ser o problema para você não conseguir atingir suas metas de vendas.

Atualmente, praticamente todas as empresas usam a internet diariamente e devem aproveitar as vantagens oferecidas por essa tecnologia. Como empreendedor você provavelmente costuma realizar pesquisas, enviar e receber informações de clientes e fornecedores, além de solicitar dados pela web.

No entanto, apesar de utilizar a internet com frequência em seu trabalho, pode ser que a sua empresa não esteja tirando proveito do marketing digital para o mercado B2B. Se for o caso, você precisa saber que está ficando para trás e perdendo várias oportunidades de negócios.

Se você ainda não está convencido de investir em estratégias online, continue a leitura e descubra como a presença digital é importante para o mercado B2B.

Veja a seguir!

Principais motivos para o mercado B2B ter presença digital

Nos últimos anos, os hábitos dos consumidores B2B mudaram. Para você ter uma ideia, compradores B2B entre 18 e 35 anos representam quase metade de todos os compradores B2B.

Além disso, esses clientes utilizarão até seis canais de interação durante o processo de tomada de decisão de compra.

Confira a seguir alguns dos principais motivos para o seu negócio ter presença digital!

Aumento de vendas

O principal benefício do marketing digital B2B é ajudar a aumentar as vendas de uma empresa. Isso acontece porque 98% das empresas procuram seus fornecedores online. Uma boa estratégia de marketing digital é planejada e executada para acompanhar o cliente durante todo o processo de compra, que começa quando ele descobre que possui uma necessidade e termina quando ele adquire um produto ou serviço, além da fidelização no pós-compra.

Após o estágio de descoberta, o processo de pesquisa começa. Nesta etapa, o consumidor procura pelas opções existentes no mercado, compara suas características, fornecedores, preços e benefícios.

Normalmente, a pesquisa é feita de forma online, pois é mais fácil e prática. Depois de avaliar as opções, o cliente passa para a fase de decisão para escolher entre uma empresa ou outra, de acordo com suas necessidades e, em seguida, realiza a compra. Se, no momento de buscar por informações, seu negócio não aparecer na internet, você irá perder um cliente para um de seus concorrentes no mercado.

Branding para o seu negócio

Branding é o processo de construção de marca, e o marketing digital é uma forma muito útil e eficaz de conseguir atingir esse objetivo. O branding se refere aos atributos, qualidade, benefícios, categoria da sua marca e a função que ela tem de impactar clientes e potenciais clientes antes mesmo de começarem o processo de compra.

A partir do momento que você tem uma marca consolidada, será possível alcançar seu público-alvo antes do processo de compra. Isso quer dizer que a marca terá mais chances de ser escolhida do que sua concorrência, já que o cliente não terá muitas dúvidas no momento de tomar uma decisão.

Melhoria na imagem da marca

Considerando a era digital que estamos vivendo, não é exagero dizer que, caso você não tenha uma estratégia de marketing digital, sua marca praticamente não existe para o seu público-alvo. No entanto, não basta ter uma presença digital e não transmitir uma imagem positiva para os usuários. Isso é importante para que sua marca se destaque no mercado.

Para fazer isso, é importante que site e as redes sociais de sua empresa reflitam os valores que ela possui para que os potenciais clientes se identifiquem e se aproximem da marca.

Também é importante que você forneça informações verdadeiras e transparentes sobre a empresa, além de descritivos detalhados sobre os seus produtos ou serviços, incluindo uma opção de FAQ ou perguntas frequentes para os usuários tirarem todas as suas dúvidas.

Tudo isso irá ajudar a melhorar a imagem do seu negócio para os seus clientes. Além disso, ao melhorar a imagem da sua empresa, você também irá gerar conteúdo de qualidade, o que pode ajudar a reduzir tempo e custo.

Criação ou aumento de lista de clientes

Uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital B2B é o e-mail marketing que entra em contato com clientes em potencial através de e-mails, ajudando a aumentar sua base de clientes. Além disso, a estratégia te ajuda a manter seus clientes fiéis à sua marca.

Essa fidelidade é alcançada principalmente através do processo de criação de conteúdo realizado pela sua empresa durante o ciclo de compras, e isso é feito através do seu site, blog, redes sociais, etc.

Se o seu site for atraente, oferecer informações completas, disponibilizar suporte online, tiver conteúdo de qualidade e enviar e-mails nos momentos corretos, você poderá oferecer uma experiência muito positiva para seus clientes. Além disso, quando você possui clientes satisfeitos, também constrói relacionamentos mais duradouros.

O marketing digital irá te ajudar a ter um maior conhecimento sobre seus clientes e isso irá te ajudar a oferecer uma atenção mais personalizada e até mesmo antecipe os seus desejos.

Definição e acompanhamento de objetivos claros e mensuráveis

Quando sua empresa possui uma estratégia de marketing B2B clara, você e a sua equipe conseguem fazer a definição de objetivos realistas e mensuráreis a curto, médio e longo prazo, de forma muito mais organizada e eficaz. O marketing online facilita o processo, graças às ferramentas analíticas disponíveis.

Você pode acessar programas gratuitos como o Google Analytics para medir e avaliar como está o desempenho do seu site. Já as redes sociais, como o Facebook, também podem oferecer alternativas para que você consiga avaliar o sucesso do perfil do seu negócio.

Além disso, um dos principais objetivos do marketing digital e obter posicionamento SEO adequado para que seu negócio apareça em primeiro lugar quando os clientes realizarem pesquisas relacionadas na internet.

A presença digital ainda vai além de tudo isso. Ela te ajuda a obter feedback de clientes através de comentários em seu site, redes sociais ou pesquisas de satisfação enviadas por e-mail. Isso permitirá que você melhore seus produtos ou serviços, atendimento, experiência do cliente, etc.

Fácil divulgação de atualizações

Se a sua empresa ainda não possui um site ou redes sociais, como você informa aos possíveis clientes em potencial e os clientes existentes sobre novos produtos, serviços ou conteúdo? Onde eles poderão encontrar mais informações?

As chances são de que seus clientes precisem enviar um e-mail ou ligar para você para saber mais informações e, em pleno ano 2020, eles realmente não deveriam precisar fazer isso.

No entanto, ao ter um site, você pode adicionar todas as informações que deseja de forma rápida, seja sobre atualizações de produtos e serviços ou outras questões relacionadas à sua empresa. Essas informações, ou páginas, podem ser editadas quando necessário. Isso significa que os seus clientes terão acesso a tudo o que você desejar atualizar ou informar, sem a necessidade que eles te liguem.

Ajuda com o posicionamento da marca

Sem um site, como o seu negócio é percebido pelos clientes em potencial está fora de seu controle. Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: se algum canal de mídia ou clientes encontram informações padrões sobre o seu negócio em seu site — como informações de produtos e história da empresa —, elas serão verídicas, pois você as disponibilizou.

No entanto, se não existe uma fonte de informações confiáveis, a mídia ou seus potenciais clientes podem se basear apenas em comentários disponíveis na internet. O problema aqui é que sua empresa corre o risco de ser posicionada de uma maneira que não reflita o que você faz ou pode fazer pelos seus clientes.

Se algum cliente ou a mídia fizer declarações negativas sobre a sua empresa e produtos ou serviços, com base nas generalizações feitas pela mídia ou outros clientes, você dificilmente conseguirá contrariar as alegações. Pois, não poderá nem mesmo recomendar que as pessoas acessem o seu site!

Com um site, você pode mostrar como a empresa é de verdade. Você pode ditar para a mídia e possíveis clientes o que você faz e como pode ajudar o seu público-alvo. Claro, você não poderá controlar tudo o que dizem sobre a sua empresa, mas ter um site irá te colocar alguns passos à frente.

Como começar a definir uma estratégia de presença digital ou melhorar uma já existente

Agora que está claro sobre como uma estratégia de presença digital B2B pode ajudar o seu negócio, você não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Afinal de contas, todos os dias que passarem sem você tirar proveito do marketing digital, implica na perda de mais clientes.

Para começar a investir nessa estratégia, é essencial que você tenha atenção em todas as etapas do processo, desde o momento de criar site, até o planejamento SEO, exatamente tudo vai ser muito importante para que você consiga atingir bons resultados na internet.

Caso você já invista em marketing digital, mas não está obtendo bons resultados, a melhor opção é fazer uma revisão de toda a estratégia para verificar o que está dando certo e o que precisa ser alterado.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossas publicações para saber muito mais!

Escrito em parceria com a Upsites

Aumento de vendas, Branding, imagem da marca, marketing digital B2B, presença digital


Marcos Leite

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