Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

DRE: o que o demonstrativo de resultado diz sobre o seu negócio

O DRE é um demonstrativo dinâmico, em constante mudança, de natureza contábil, que serve para a determinação do resultado líquido da empresa em determinado exercício (ano, semestre, trimestre ou mês de análise). Ele é elaborado juntamente ao balanço patrimonial da empresa, sendo que um complementa o outro.

Muitas empresas elaboram seus Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE) sem refletir muito sobre o quão importantes essas informações sobre seus negócios são.

Ainda que o objetivo final do DRE seja a verificação do resultado líquido (para fins de tributação e distribuição entre sócios), outras informações bastante valiosas sobre seu negócio podem ser encontradas ali. Quais dessas informações são as mais relevantes para sua empresa? E para seus investidores? Hoje, vamos esclarecer alguns aspectos do DRE para ajudá-lo a entender estas questões!

Qual a periodicidade ideal do DRE?

Inicialmente, é importante ressaltar que, apesar de ser divulgado apenas anualmente, principalmente por empresas que negociam suas ações na bolsa de valores mobiliários (até por um obrigação legal para tal), esse demonstrativo pode ter a periodicidade que a empresa desejar.

Normalmente, para fins fiscais, a apuração desses resultados é feita a cada três meses. Para fins administrativos e comerciais, no entanto, essa verificação de resultados é normalmente feita a cada mês. Isso dá à diretoria da empresa (CEOs, CFOs e demais membros da direção) uma boa ideia sobre as tendências de crescimento ou de queda de rendimentos, entre outras informações, como veremos a seguir.

Receitas da empresa

São consideradas vários índices de receita na elaboração do DRE. A receita bruta é uma delas, que considera os valores obtidos com a venda de produtos e com a prestação de serviços. Basicamente, esse valor consiste no faturamento bruto da empresa.

A receita líquida (após deduções) também pode ser considerada, bem como o lucro bruto da empresa durante o período de referência da análise. Além disso, é preciso levar em consideração os rendimentos de ativos financeiros. Muitas empresas possuem fundos de investimento que rendem dividendos ao longo do ano (ou mesmo em periodicidade mensal).

Análise de custos

Para a elaboração da seção de custos do DRE, são utilizados parâmetros de análise que levam em consideração despesas financeiras, despesas operacionais (manutenção de estabelecimentos, folha de pagamentos, custos fixos, etc.), despesas gerais e administrativas, entre outras.

Uma dica: fique atento ao impacto dos custos em cada setor do negócio e, principalmente, na variação dos seus montantes a cada novo exercício. Há informações valiosas sobre a sáude financeira e operacional no negócio neles!

Verificação de resultados

Os resultados destacados pelo DRE diferenciam, por exemplo, o lucro ou prejuízo operacional, os resultados obtidos durante o exercício sem a dedução de Imposto de Renda, as provisões para o pagamento desse imposto, a necessidade de distribuição de valores por meio de debêntures, a participação de lucros de empregados, de partes beneficiárias, etc.

Mas qual seria a finalidade da divulgação desses resultados? Além das obrigações legais de divulgação dessas informações, muitos agentes econômicos utilizam esses parâmetros para analisar a lucratividade de uma empresa, suas tendências comerciais futuras (de queda ou de elevação de receitas), a expectativa de retorno de seus investimentos, entre outras várias funções.

Fique sempre atento à área de resultados e lembre-se de registrar a variaço de cada índice! De forma isolada, o DRE pode mesmo parecer apenas uma formalidade ou exigência burocrática. Entretanto, acompanhado com cuidado, é uma ferramenta poderosa para a gestão.

O que achou das informações do DRE? A partir dos valores mais relevantes dessa análise contábil, você terá uma ideia mais abrangente da situação financeira da empresa! Ainda tem dúvidas ? Baixe gratuitamente o nosso modelo de DRE!

DRE, Gestão, indicadores, sistema de gestão, Software de Gestão

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: