fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

download planilha de dre

DRE: entenda o que é, e aprenda como fazer.

Quem tem uma empresa ou deseja abrir um negócio, não consegue escapar do DRE. Demonstração do resultado do exercício, DRE é um relatório financeiro/contábil que auxilia os gestores a tomar decisões mais assertivas. Entender essencialmente se a empresa esta dando lucro ou prejuízo.

Contudo, elaborar o DRE pode ser um desafio grande, pois são muitos passos a serem seguidos. Qualquer erro durante o relatório pode fazer os dados não baterem no final, e você não ter uma visão clara do seu negócio.

Foi pensando na importância deste relatório para o sucesso de uma organização que listamos tudo o que você precisa saber a respeito do DRE. (No final disponibilizamos um link para você fazer download de um modelo de planilha de DRE gratuito para você) Confira!

O que significa DRE?

A sigla significa Demonstrativo do Resultado do Exercício ou Demonstração de Resultado do Exercício. Além da sua aplicação obrigatória em termos legais de apresentação ao Fisco (Mas vamos deixar isso com os Contadores) o DRE é de grande importância para a avaliação do seu negócio. Se você ainda não apura mensalmente o DRE da sua empresa, eu sugiro começar hoje mesmo. 

Ele é obtido após o detalhamento dos valores das receitas, custos, despesas, lucros e impostos.

Para que serve o DRE?

É uma ferramenta de gestão utilizada para analisar o desempenho financeiro da empresa, ou seja, demonstra qual é o lucro (ou prejuízo) do seu negócio dentro de um determinado período de tempo.

A partir da relação fornecida pelo DRE sobre o que se vende e o que se gasta, é possível refletir sobre os custos e despesas organizacionais e reavaliar possíveis mudanças. É também um dado importante para quem busca financiamento bancário ou atrair investidores.

Você apurando todos os meses o DRE vai poder comparar, as despesas e receitas analíticas, por períodos de tempo (meses, trimestres, anos) Isso certamente vai lhe trazer uma visibilidade impar do seu negócio.

Como fazer o DRE?

O passo a passo que separamos mostra uma estrutura de DRE simples. A elaboração do DRE não possui um modelo único, variando, assim, conforme o porte e a atividade da empresa.

De forma geral, o relatório é dividido em duas colunas, sendo a primeira para indicar os itens listados e a segunda para inserir valores e efetuar os cálculos. Os dados básicos de um relatório são:

  • Receita Bruta de Vendas — valor faturado pela empresa no período;
  • (-) Deduções das Vendas — impostos que incidiram nas vendas ou nos serviços prestados, como ICMS e PIS/Cofins;
  • (=) Receita Líquida de Vendas — subtraia as Deduções de Vendas da Receita Bruta de Vendas. Esse é o valor da receita após descontar os impostos;
  • (-) Custo do Produto Vendido — ou custo do serviço prestado;
  • (=) Resultado Bruto — subtraia o CVP da Receita Líquida de Vendas;
  • (-) Despesas Gerais — devem ser listadas de forma detalhada: as despesas operacionais, despesas administrativas e outras despesas (salário, previdência sociais, aluguel etc);
  • (+) Outras Receitas — de forma detalhada, liste as demais receitas que não foram incluídas ainda. Ex.: receitas em equivalência patrimonial;
  • (-) Despesas Financeiras — gastos com IOF, juros pagos e outros;
  • (+) Receitas Financeiras — os juros recebidos, os ganhos com variações monetárias e demais receitas deverão ser listadas detalhadamente;
  • (=) Resultado Antes do IR/CSLL — subtrair do Resultado Bruto as despesas e somar as receitas;
  • (-) IR/CLSS — relatar a incidência do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • (=) Resultado Líquido do Exercício — após subtrair os tributos indicados, obtém-se o lucro a ser distribuído ou prejuízo a ser abatido entre os sócios e acionistas nos próximos exercícios.

Entendeu como se faz um DRE? Para conhecer mais a respeito das ferramentas que auxiliam a tomada de decisão e ajudam no crescimento da organização, entre em contato com a gente agora mesmo!

 

demonstrativo de resultado, DRE, ERP, Fenícia ERP, receita, resultados


Marcos Leite

Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar, Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar, Centro.
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: