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10 melhores dicas para fortalecer o relacionamento com fornecedores

Como sua marca se posiciona no mercado? Cultivar um bom relacionamento com fornecedores é um ponto estratégico que está ligado não apenas à produção ou gestão de estoque. Ele é também uma forma de firmar as parcerias mais importantes para garantir vários diferenciais como qualidade, otimização dos processos, preços competitivos, agilidade e flexibilidade.

Se esta conexão é assim tão importante, então por que nem sempre o vínculo com estes stakeholders se transforma em uma parceria de sucesso? A questão é que para identificar e fortalecer o relacionamento com fornecedores você precisa dedicar sua atenção a este público. Neste artigo, mostraremos como é possível criar uma rotina simples e eficiente para se aproximar dos parceiros ideais garantindo os melhores acordos. Boa leitura!

1. Mantenha uma relação transparente com seus fornecedores

Ao trabalhar na gestão da empresa, desenvolvendo estratégias relacionadas aos produtos ou serviços prestados pelos fornecedores, é comum que números e planilhas surjam para traduzir algo que deve ser bem maior: uma relação de amizade. Sim! Da mesma maneira que a gestão de pessoas tem se atualizado, a negociação com os fornecedores também deve fazer este upgrade.

Você precisa dele por diversas razões e a principal delas é garantir as qualidades certas daquilo que você precisa. Desde materiais de escritório e limpeza até a matéria-prima para sua produção e melhor gestão de estoque, mesmo que quase invisível, o fornecedor está ali presente. Então, no relacionamento com ele procure:

  • ter clareza e objetividade nas suas falas;
  • demonstrar confiança e a importância desta relação ser mútua;
  • quais são suas reais necessidades e desejos com a relação;
  • como você percebe o relacionamento com o fornecedor com o crescimento da empresa, não crie falsas expectativas, mas também é importante mostrar como você entende que o parceiro tende a ganhar quando seu negócio se desenvolve.

2. Cumpra os prazos e fortaleça o relacionamento com fornecedores

O fornecedor ideal é aquele que consegue atender sua empresa em quantidade e prazo estipulado. Ao longo do ciclo de vida do produto acontecem altos e baixos naturalmente e o fornecedor é afetado diretamente conforme a necessidade do seu negócio. Entretanto, esta parceria não é construída em uma via unilateral e é muito importante desenvolver consciência em relação a este ponto.

Assim, da mesma forma que você espera que seu parceiro consiga atender às demandas e expectativas da empresa, é igualmente importante cumprir com os acordos estabelecidos. Por isso, pense na importância de prever as necessidades da organização e fazer as solicitações dentro de prazos que o fornecedor consegue cumprir. Além disso, mantenha os pagamentos em dia, mostrando como você se importa e valoriza o relacionamento.

3. Melhore a comunicação com seus contatos

Como você se relaciona com seus diversos públicos? Muitas vezes os gestores conseguem ter uma estratégia de comunicação e marketing de excelência e até mesmo desenvolver um planejamento de comunicação interna focado no fortalecimento da cultura empresarial e relacionamento com os colaboradores. Entretanto, é fundamental se lembrar que os fornecedores também são uma parte fundamental do público da empresa.

Então, lembre-se de disponibilizar canais de comunicação acessíveis para facilitar este relacionamento. Além disso, é importante integrar todas as informações destes parceiros no seu sistema de ERP proporcionando uma melhor experiência, com um diálogo linear e facilmente acessível, permitindo assim que sua equipe possa manter a parceria sem a necessidade de centralizar todo o contato em apenas uma pessoa.

4. Alinhe os objetivos da sua empresa com os do fornecedor

Quando você fecha uma parceria, o que você de fato espera? Apesar de serem vários benefícios esperados, é comum que exista um foco. Em alguns casos pode ser um preço competitivo, em outras situações a melhor qualidade do mercado ou mesmo o cumprimento de prazos apertados, quase que impraticáveis. Tenha em mente que seu relacionamento com o fornecedor é de empresa para empresa e ele provavelmente também tem essa clareza.

Não existe mal fornecedor, mas pode acontecer uma parceria negativa quando estes objetivos não são alinhados. Afinal, quem está em busca da melhor qualidade talvez não a encontre de um produtor que tem o direcionamento para oferecer os melhores orçamentos. Uma vez definido o que sua empresa busca, será mais fácil encontrar o parceiro que pode oferecer estes atributos com a maior eficiência.

5. Encontre parceiros com a mesma cultura

Imagine que um clube de produtos orgânicos esteja em busca de parceiros para ajudar a desenvolver a estratégia de logística da marca. Uma pesquisa rápida encontra as melhores opções de agilidade, garantia de entrega e até mesmo qualidade no atendimento ao cliente. Entretanto, um pouco antes de fechar acordo a empresa percebe um ponto que deve ser fundamental para o transporte: não misturar as entregas com alimentos com agrotóxicos.

Com um público extremamente ativo e consciente, este detalhe pode fazer toda a diferença, até mesmo impactando negativamente. Por isso, ao procurar o fornecedor ideal, tente buscar também uma empresa que:

  • tenha missão, visão e valores semelhantes aos do seu negócio;
  • parceiros que não afetem a imagem da marca e, preferencialmente, possam agregar valor a ela;
  • um fornecedor que se preocupe com pontos defendidos pela sua empresa (por exemplo: qualidade, ética, caráter inovador).

6. Negocie quais serão as condições para ter compras seguras

Nem toda empresa consegue garantir um fornecedor exclusivo e mesmo que ela consiga, isso normalmente não acontece já na primeira encomenda. Por isso, vale a pena levar a sério essa aproximação e todos os passos necessários para garantir, além de preço e prazo, um fornecedor de confiança, garantindo compras seguras.

Assim como sua empresa provavelmente desenvolve um gerenciamento de vendas, é igualmente importante criar um plano de gestão de compras. Deixe claro para o setor de compras e, posteriormente, para o fornecedor, quais são as condições necessárias para que a parceria seja firmada com sucesso. Mostre que com o cumprimento dos requisitos solicitados, vocês podem ter um relacionamento lucrativo e de longo prazo.

7. Priorize a qualidade e encontre o fornecedor ideal

Antes de priorizar qualidade, é importante que você responda à pergunta: o que você considera como qualidade? Reúna os atributos necessários para que o fornecedor atenda às expectativas do seu negócio. Em seguida, monte uma lista com todos os seus potenciais parceiros e crie uma tabela, assim, sempre que você eliminar um possível fornecedor dos seus contatos, saberá qual foi o motivo.

Além disso, você consegue criar uma lista dinâmica, tendo à mão diversos fornecedores — o que ajuda a empresa a ter as melhores opções em caso de imprevistos — destacando quais são os pontos fortes de cada um deles. Isso também cria agilidade para as tomadas de decisão conforme a necessidade da sua empresa, garantindo as melhores parcerias para cada ocasião.

8. Estabeleça uma relação de ganha-ganha

Até aqui você deve ter visto como é possível identificar o parceiro certo e criar uma proposta de valor incrível, para fechar com o fornecedor ideal. Além disso, é importante que você não perca de vista os objetivos do produtor. Assim, é possível desenvolver uma proposta que garanta, além das melhores vantagens para o seu negócio, boas perspectivas para o fornecedor.

Para isso, tente entender qual seria o melhor cenário para seu parceiro. Você pode descobrir isso perguntando diretamente ou fazendo uma pesquisa no mercado. Muitas vezes, além da relação de compra e venda, a entrega de um depoimento espontâneo pode ser uma valiosa referência para que o fornecedor consiga fechar novos negócios.

9. Determine os indicadores de performance

Uma gestão por indicadores é fundamental para otimizar qualquer processo e também o relacionamento com fornecedores. Talvez você já tenha a expressão popular do barato que sai caro. É esse o ponto que os indicadores conseguem identificar e contornar de maneira objetiva. Para isso, é fundamental contar com a ajuda do seu público interno, que poderá apresentar informações e insights importantes.

Vale a pena observar:

  • se os objetivos da parceria foram alcançados;
  • como a relação entre o preço e a rentabilidade do produto — o custo-benefício — justifica a compra;
  • se o que é oferecido permite manter o padrão de qualidade da empresa;
  • se os prazos de entrega atendem à dinâmica da empresa;
  • qual é o nível de satisfação do público interno.

10. Conte com a tecnologia no bom relacionamento com fornecedores

Outro ponto muito importante para garantir o fechamento com os melhores fornecedores e fortalecimento da relação com estes são as ferramentas tecnológicas. Com as funcionalidades oferecidas por um sistema de ERP (planejamento de recursos empresariais), é possível entender o desempenho de cada fornecedor de maneira fácil, eficiente e organizada. Assim, dá para tomar decisões com agilidade e baseado em dados precisos.

Você deve ter percebido que o relacionamento com fornecedores é tão estratégico quanto pode ser firmado de maneira simples e eficiente. Como você viu, contando com a tecnologia e com o sistema adequado é possível otimizar a rotina com o fornecedor, automatizando processos. Dessa forma, é possível dedicar o tempo para criar vínculos e desenvolver um relacionamento mais próximo.

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Marcos Leite

Cofundador da Artsoft, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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