Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Como aumentar o lucro e a produtividade do seu PDV?

Segundo os especialistas, cerca de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda (PDV). Por isso a organização, a comunicação e o atendimento ao cliente no PDV são tão importantes, pois são pontos estratégicos que devem receber atenção especial do empresário se este quiser aumentar a produtividade e lucratividade de seu negócio.

Read More

 

Neste artigo traremos dicas práticas para aumentar o lucro e a produtividade de seu PDV. Confira!

Acerte na disposição dos produtos e na organização da loja

Principalmente em PDVs do tipo autosserviço (supermercados, lojas de conveniência, mercearias, entre outras) a disposição correta dos produtos nas gôndolas pode aumentar as vendas em até 20%. Isso porque o comportamento do consumidor nesse tipo de loja obedece a um padrão: o cliente tende a ver primeiro os produtos colocados no meio da gôndola, na altura do olhar. Baseado nesse padrão, recomenda-se colocar na parte superior da gôndola os produtos de maior valor agregado e maior margem, justamente para chamar mais a atenção desses produtos. Já os produtos de alto giro (ou seja, muito procurados) e os de menor margem devem ficar na parte inferior da gôndola. Dessa forma, a procura pelos produtos de alto giro obrigará o consumidor a olhar toda a gôndola, ampliando as possibilidades dele adquirir os produtos de maior valor agregado.

Além desses truques, organizar a loja por “temas” ajuda o cliente a se organizar e se encontrar no seu PDV. Uma loja de sapatos, por exemplo, organiza seu espaço em sapatos femininos, masculinos e infantis, e dentro da divisão por gêneros há as subdivisões por tipo de calçado. Essa divisão quase padrão facilita a vida do cliente, que percebe a lógica e se orienta melhor.

Pense na comunicação visual do PDV

As cores, a sinalização da loja, o destaque para certas marcas – a comunicação visual do seu PDV deve ser uma aliada das boas vendas, e não o contrário. A sinalização é muito importante e muito valorizada: indique onde estão os caixas, os leitores de código de barras, os banheiros e cada uma das seções para ajudar o seu cliente a se localizar. Se ele tiver que ficar muito tempo procurando algo que precisa, vai acabar trocando de loja. E lembre-se que a comunicação visual no PDV, para as marcas, vale ouro! Valorize o seu negócio fechando boas parcerias e oferecendo destaque para as marcas mais desejadas pelos consumidores.  

Abuse da tecnologia para dinamizar os processos

Investir em um sistema de gestão integrada é fundamental para ter o controle sobre os processos do seu negócio e realizar uma gestão eficiente. Com um ERP reunindo estoque, vendas, financeiro e atendimento ao cliente, acabam-se os dados duplicados e a falta de informação sobre clientes e compras. O Easy PDV da Artsoft, por exemplo, integra diversas plataformas de ERP e possui uma solução voltada especialmente para o varejo. O sistema permite dinamizar o processo de compra no ponto de venda, atendendo cada segmento de forma personalizada, seja sua loja do tipo autosserviço ou que realize a venda assistida. É uma ótima opção para quem deseja adaptação, agilidade e segurança para realizar suas operações.

Capriche no atendimento ao cliente

Essa é uma regra valiosa: se for bem atendido (e isso inclui ser bem assistido e receber boas sugestões de compra), o cliente voltará e ainda fará propaganda da empresa; do contrário, você perderá vários potenciais clientes com a propaganda negativa! O seu cliente é o seu maior ativo. Valorize-o! Além do bom atendimento, invista em um bom cadastro, de forma que o seu contato com a pessoa que efetivou a compra não termine ali. Táticas de fidelização, como contatos oferecendo novidades e descontos exclusivos, devem fazer parte da sua estratégia de vendas!

Por concentrar tanta responsabilidade no momento da decisão de compra, seu PDV merece um tratamento especial! Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Gestão Empresarial

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio: Artsoft Sistemas, • Artsoft SAP • Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: