Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

CFO: como ele pode transformar sua empresa!

O aumento voraz da competitividade, a diferenciação cada vez menor entre produtos e serviços (padronização), bem como a necessidade permanente de reduzir custos para se manter vivo no segmento, são alguns fatores que explicam porque o papel do Diretor Financeiro (ou como é mais comum encontrarmos na terminologia corporativa, Chief Financial Officer – CFO) vem sofrendo uma profunda transformação ao longo dos anos e as empresas. Absorva essa nova realidade e não deixe sua empresa parar no tempo! Aprenda, nas próximas linhas por que esse novo perfil de executivo pode promover inovações nos negócios da sua empresa!

Read More

 

O CFO do passado
Nas décadas passadas, o Diretor Financeiro era o guardião do caixa da empresa, o profissional responsável pelo gerenciamento do budget da companhia. Controle de demonstrativos de resultados, aprovação de balanços patrimoniais e monitoramento de fluxo de caixa estavam entre as atribuições desse antigo gestor, muito mais vinculado, portanto, a tarefas meramente operacionais do que ao core business da organização.

O novo Diretor Financeiro: o homem do suporte estratégico, à destra do CEO!
A utilização da informação como vantagem concorrencial, a adoção em massa de ferramentas automatizadas de gestão (indispensáveis nos dias de hoje), tais como Business Intelligence, ERPs e gerenciamento de arquivos em nuvem, além de uso intenso de softwares de redução de custos, mensuração de desempenho e elaboração de estratégias corporativas, são alguns elementos que tornaram ainda mais agressiva a disputa por espaço no mercado e, por conseqüência, remodelaram o paradigma acerca das funções do Diretor Financeiro em diversas empresas de médio e grande porte. Nos dias de hoje, esse profissional tem, gradualmente, se distanciado da responsabilidade pela fiscalização de balanços, a fim de centrar-se no desenvolvimento de estratégias mais nucleares na empresa, contribuindo diretamente na tomada de decisões, ao lado do CEO.

Pesquisa da IBM confirma a nova tendência!
Quem comprova essa nova orientação é a IBM Business Consulting Services, a qual revelou, através de um recente estudo feito com 450 executivos de finanças, oriundos de 35 países, que 68% dos Chefes do Setor de Finanças têm como foco a melhoria da percepção do acionista em relação à empresa. Além disso, a maior parte dos executivos ouvidos pela consultoria informou querer reduzir de 50% a 34% o tempo gasto em ações puramente financeiras, o que os deixaria com maior disponibilidade para dedicar-se a atividades mais ligadas à missão e visão institucional da companhia.

Como o novo CFO pode ajudar a impulsionar seus negócios?
O conhecimento profundo sobre as limitações orçamentárias e sobre o controle sobre o fluxo de caixa da empresa, aliado a uma visão estratégica e apurada sobre os alvos institucionais da organização, de forma ampla, fazem com que esse profissional possa ser de grande valia no na tomada de decisões da companhia. Para isso, evidentemente, é indispensável que esse gestor tenha domínio pleno das ferramentas automatizadas de gerenciamento e saiba utilizá-la em sua máxima capacidade, a fim de agregar valor ao negócio, por meio do monitoramento de riscos, avaliações de performance e análise de cenários. Em um cenário econômico de intensa ebulição, abrir mão de sistemas automatizados de gestão empresarial é um verdadeiro desatino e o CFO deve ser capaz de potencializar essas tecnologias a favor de sua companhia. Conheça algumas das mais modernas soluções corporativas do mercado através de https://artsoftsistemas.com.br/!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber como aplicar tudo isso ao contexto de sua empresa? Escreva para nós!

Administração, Administradores, CFO, Financeiro

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: