Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Características de um sistema ERP

Muito se fala sobre o que é um sistema ERP e como suas funcionalidades podem alavancar os serviços de uma empresa. Mas, para isso, é preciso saber quais são as principais vantagens dessa solução e quais são suas características fundamentais.

Um número pequeno de pessoas consegue descrever o que é esperado de um software de gestão ERP. Por isso, escrevemos este conteúdo para lhe ajudar a entender efetivamente como funciona um ERP e no que é preciso ter atenção na hora de buscar esse software no mercado. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

Características fundamentais de um sistema ERP

Para que um sistema de gestão empresarial seja considerado completo é preciso que ele ofereça aos usuários algumas interações específicas. Caso a solução não venha acompanhada com aplicações inteligentes, integração e automatização, ela certamente não estará entre as melhores disponíveis no mercado. Vejamos como seria o funcionamento de um sistema ERP bem construído:

  • integração: o ERP conecta todos os departamentos da empresa em um banco de dados central, desde o back-office até o front-office;
  • automatização: o ERP é capaz de coletar informações e processá-las em tempo real, ou próximo do tempo real, sem que sejam necessários procedimentos manuais de entrada e consolidação de dados;
  • inteligência: o sistema ERP é capaz de gerar insights a partir dos dados coletados, cruzando diferentes fontes de informações e fornecendo relatórios e análises úteis para a gestão estratégica.

Agora que já entendemos qual é o papel do ERP, podemos entender quais são suas vantagens e como este software ajuda uma empresa.

Vantagens de usar um sistema ERP

O impacto da implementação do ERP vai variar em cada setor e nicho em que a companhia está situada. Por vezes, a maior vantagem para um tipo de empresa, gera um impacto menor para outra. Entretanto, independentemente das especificidades de cada negócio, os benefícios desta integração são certos. Conheça alguns deles!

Informações centralizadas

Os gestores conseguem acessar todos os dados da operação, assim como os seus relatórios e análises de um mesmo lugar, a qualquer hora. A disponibilidade imediata dos dados permite que sejam feitas análises e planejamentos sempre que necessário, e não apenas quando possível.

Qualidade dos dados

Ao eliminar a entrada e transição manual de informações entre diferentes setores, o risco de erro é drasticamente reduzido. A coleta de dados de forma automatizada melhora ainda mais este aspecto, permitindo inclusive o trabalho com sets de dados longos ou complexos demais para serem registrados e calculados manualmente.

Redução de custos

O custo de uma implementação adequada de ERP é rapidamente pago pela economia que gera. Erros na operação custam caro em tempo de parada não-planejada, despesas adicionais com mão de obra e, até mesmo, danos a equipamentos. Sem contar as oportunidades perdidas por falta de agilidade ou arrojo na operação.

Eficiência operacional

Não é apenas a redução de custos que trabalha a favor do seu caixa. Ao mesmo tempo que gasta-se menos para rodar uma operação bem azeitada, ela também traz melhores resultados. Processos aperfeiçoados geram menos desperdício e são executados em menor tempo. Ainda no fator tempo, a agilidade para fazer análise e a facilidade de integrar dados em relatórios reduz muito a latência na resposta entre os diferentes setores.

Eficiência operacional afeta diretamente o custo e tempo de entrega, dois dos principais fatores analisados pelos consumidores antes de fechar negócio.

Escalabilidade

À medida que a operação se expande (seja em volume de vendas, número de produtos ofertados, funcionários contratados ou faturamento) o sistema ERP cresce junto. Seja integrando os novos setores da empresa ou ajudando a controlar o funcionamento daqueles que estão sendo ampliados, ERPs são projetados para lidar com grande volume de informações e com a capacidade de receber novos módulos e funcionalidades.

Gestão simplificada

O ERP transforma uma série de eventos e processos separados em um sistema com workflows relacionados. Este panorama consistente entre todos os níveis da operação ajuda a criar uma visão unificada de objetivo, assim como uma percepção clara de situação atual. Estes dois pontos são fundamentais para alinhar a gestão de todas as áreas em uma mesma direção.

Banco de dados unificado

Além da gestão simplificada, a integração de vários setores em um mesmo software evita o terror dos gestores: a duplicação de dados. Com todas as áreas da empresa enviando informações no mesmo software e para o mesmo banco de dados, as informações são muito mais confiáveis, o que evita o retrabalho e melhora a tomada de decisão baseada nas informações disponíveis.

Modernização de processos

Processos burocráticos, longos e disfuncionais precisam ser deixados de lado. Com a modernização da empresa é possível pular etapas de registro e armazenamento de documentos, desde que isso seja feito de maneira automatizada. Assim, o tempo que antes era consumido para essas funções burocráticas poderá ser direcionado a um objeto de produção rentável ao empreendimento.

Redução do tempo de resposta dos fornecedores

As integrações de um sistema ERP podem ultrapassar o âmbito da empresa, levando sua atuação até os fornecedores. Por meio de aplicações digitais, as demandas podem ser encaminhadas de maneira muito mais rápida e organizada, facilitando o trabalho dos fornecedores e reduzindo o tempo de entrega.

Possibilidade de gestão de estoque Just in Time

Integrando a comunicação com os fornecedores às aplicações de estoque e compras do ERP, uma nova possibilidade de economia e gestão logística aparece: a administração Just in Time.

Se temos o controle do gasto e conseguimos prever novas demandas, é possível requisitar a compra de materiais de maneira que nunca seja necessária a criação de grandes estoques, ou seja, comprando e produzindo as matérias-primas e produtos sempre que necessário, evitando sua que a mercadoria fique em falta ou acabe estagnada nos armazéns.

Como falamos, cada uma das vantagens do software de gestão ERP impacta de diferente forma as diferentes empresas existentes no mercado. Algumas têm como maior benefício a redução de custos, outras aumentam sua produção e há também as que iniciam a fase de crescimento com as ferramentas de automatização que a solução oferece.

Independentemente disso, as vantagens são aplicadas a todos, em maior ou menor grau, e são um grande motivador para investir na modernização do empreendimento. Por esse motivo a contratação de um sistema ERP é o primeiro passo para as empresas que querem crescer e se destacar no mercado atual.

Depois de todas essas vantagens, você começou a considerar a contratação de um sistema ERP? Então, entre em contato com a gente. Nós podemos lhe ajudar nessa etapa do desenvolvimento do seu negócio!

Gestão, Gestão Empresarial, sistema de gestão, Software de Gestão

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: