Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Aumento de lucro, otimização de processos e profissionalização: as razões para se utilizar um software ERP.

Administrar uma empresa é uma tarefa bastante complexa. Além de todas as preocupações inerentes ao mercado, ao produto e aos clientes, ainda há uma série de informações que precisam ser coletadas e processadas, gerando relatórios que auxiliam o empresário a tomar as melhores decisões. Quando uma empresa começa a crescer é fundamental que o acesso a essas informações seja dinâmico. A incapacidade de ter acesso instantâneo à informação, como, por exemplo, fluxo de estoque ou canais de venda, pode afetar consideravelmente o processo de gestão, desencadeando em prejuízos financeiros.

Neste ponto de desenvolvimento do negócio, no qual a comunicação deve ser excelente, se torna importante o uso de um software ERP. Do inglês, ERP significa Enterprise Resource Planning, ou sistema integrado de gestão empresarial. Através dele é possível unificar todas as informações de uma empresa, desde finanças e contabilidade, até recursos humanos, marketing e vendas, facilitando a automação e armazenamento de todos os dados.

Read More

Existem boas razões para que você use um sistema de ERP. Conheça-as a seguir:

A profissionalização da empresa
Muitos dos problemas de gestão surgem porque os dados estão espalhados entre vários softwares, tornando difícil a tarefa de manter a empresa organizada. Isso é muito comum em startups e empresas de pequeno porte, porém, na medida em que a empresa cresce, é fundamental que haja um processo de profissionalização.
Essa profissionalização, em geral, ocorre não apenas com a contratação de pessoas capacitadas, mas com a escolha de um software de gestão. Dessa forma, a importância de um ERP nessa fase do seu negócio é muito grande. Através desse software é que o empresário terá as informações necessárias para o crescimento, munindo seus funcionários com ferramentas para lidar com o processo de gestão.
Muitas empresas não consideram esse custo no processo de crescimento, criando atrasos na gestão que podem significar não apenas perda de dinheiro, mas perda de competitividade diante da concorrência. Isso é refletido, principalmente, em empresas familiares em processo de profissionalização. Com isso, a escolha de um bom software de ERP é fundamental nesta fase da gestão.

Otimização de processos
Com a quantidade de informações geradas por uma empresa, é natural que alguns processos fiquem mais lentos caso a gestão desses dados não seja bem feita. Isso ocorre para todas as empresas em certo ponto, mas é mais comum nas pequenas e médias, onde o controle é mais informal.
Se o processo de venda é separado do estoque, por exemplo, será necessário cruzar as informações de tempos em tempos para que produtos que foram vendidos sejam realmente entregues. Esse tipo de tarefa acaba atrasando outras operações na empresa e pode até gerar custos maiores por causa da falta de organização.
Com um software de ERP integrado em todas as pontas do negócio, é possível visualizar todas as informações de cada processo em um único local. Também é possível que os vários departamentos da empresa tenham acesso em tempo real ao que está sendo feito, maximizando a eficiência e, claro, reduzindo os custos da operação.

Aumento dos lucros
Os benefícios em se utilizar um software de ERP são variados. Temos como exemplos a profissionalização, otimização dos processos, rápido acesso à informação, simplificação da tecnologia, entre outros. E todas essas vantagens servem para reduzir os custos ou aumentar os lucros.
Tornar o processo de gestão mais ágil, sem dúvida alguma, é um dos diferenciais mais competitivos entre as empresas hoje em dia. Não apenas pelo fato de facilitar o trabalho dos funcionários, mas também porque é possível entregar melhores produtos, melhores serviços e melhores preços para o consumidor final. Se o processo de fabricação for otimizado e houver conhecimento de quais são os melhores fornecedores e os melhores canais de venda, é provável que o preço final seja menor, aumentando o lucro.
Tudo isso é viável graças a softwares ERP. Assim, é fundamental que o empresário perceba o mais cedo possível a importância desse tipo de software. Quanto mais demorada for a implantação, mais processos e informações terão que ser migradas. Além disso, mais funcionários terão que ser treinados no software, atrasando completamente a empresa.
Por fim, um software de ERP irá ajudar o empresário a conhecer profundamente todo o processo operacional da sua empresa. Desde a fase de planejamento do software é fundamental que todas as atividades sejam mapeadas e otimizadas para que a ferramenta agregue valor e faça sentido para quem a usa. Isso faz com que fique muito mais claro onde se está desperdiçando recursos e onde há falta de investimentos. Criando, assim, uma empresa mais dinâmica e competitiva no mercado.

Quer saber mais algumas funcionalidades de um sistema ERP?
Conheça os softwares para pequenas e médias empresas Fenícia ERP e SAP Business One, e solicite um atendimento aqui.

 

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio: Artsoft Sistemas, • Artsoft SAP • Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: