fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

Afinal, como melhorar a comunicação interna?

Melhorar a comunicação interna da empresa é uma ação que reflete em várias áreas. Com ela a produtividade é aumentada, os erros diminuem e, consequentemente, a companhia tem menos gastos, o que acarreta em maior lucro.

Assim, podemos dizer que a comunicação interna é um divisor de águas entre o aumento do lucro e a estagnação. Ainda assim, boas práticas nessa área podem acarretar no cumprimento dos valores da empresa e da expectativa dos clientes.

Pensando nisso nós separamos algumas dicas de como melhorar a comunicação interna. Confira!

Defina o público antes de enviar a mensagem

Um fator fundamental da comunicação, independente de qual seja, é a definição do público-alvo. É necessário definir para quem se fala antes de falar, pois a informação tem que ser adequada ao cotidiano dessa pessoa.

Para enviar mensagem aos gestores, a linguagem e o conteúdo serão diferentes dos demais colaboradores, por exemplo. Por isso, o cuidado é imprescindível. Uma linguagem muito técnica ou rebuscada não será entendida por todos, já a linguagem mais simples e direta será ignorada por outras pessoas.

Utilize ferramentas para melhorar a comunicação interna

Para usufruir da melhor comunicação interna possível, é preciso transpor o campo do boca a boca. Com esse objetivo, os gestores podem usufruir de ferramentas que auxiliam na transição da informação.

Por exemplo, o jornal da empresa, e-mails, carta ao pessoal, folhetos, reuniões, caixa de sugestões e placa de notícias são algumas das ferramentas que estão ao alcance de todos. A escolha dependerá do objetivo, mensagem e público-alvo.

Tenha um local de divulgação oficial e centralizado

Além das ferramentas, que são meios para comunicações específicas com pessoas específicas, a empresa deve fornecer um local formal de divulgação de informações. Pode ser um quadro com as informações fixadas nele, por exemplo.

O ideal é que seja um meio oficial, que sempre deverá ser consultado, além de estar posicionado em um espaço que permita o acesso de todos os colaboradores. Dessa forma, cria-se uma cultura de observar o quadro, em primeiro lugar, e depois trabalhar.

Associe a informação aos processos operacionais

Um grande problema das empresas que querem melhorar a comunicação interna é o fato de essa mudança impactar diretamente na cultura empresarial. Inicialmente, a cultura tratava da informação como a relação verbal entre colaboradores, por exemplo, e agora quer se adequar a meios mais formais.

Logo, o primeiro problema enfrentado está na falta de compromisso dos colaboradores para com a consulta às informações. O caminho a ser seguido para solucionar tal problema pode estar em atrelar os processos operacionais à leitura da informação. Por exemplo, o funcionário só saberá qual trabalho executar depois de entender o que a empresa está falando.

Dê abertura para os colaboradores se pronunciarem

É importante permitir que os colaboradores possam dar opiniões, sugestões e até mesmo reclamações. Dessa forma, ao recolher os dados passados por eles, é possível fazer diagnósticos na comunicação interna e perceber os pontos sem encaixe.

Entretanto, pode ser muito desconfortável para um funcionário do nível operacional falar diretamente com o gestor. Isso envolve o risco de ser demitido ou mal visto pelos seus superiores. Para permitir que esse funcionário fale, evitando um desconforto, é preciso oferecer meios diferentes, como, por exemplo, a caixa de sugestões.

Mas lembre-se: qualquer mudança é um processo trabalhoso e, nesse caso em especial, requer uma mudança da cultura organizacional. É possível que haja resistência por parte dos funcionários, mas melhorar a comunicação interna é uma ação que vale a pena enfrentar os riscos.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação interna da sua empresa, que tal continuar aprendendo? Descubra como medir resultados empresariais e tomar melhores decisões na sua organização!

colaboradores, comunicação interna, rh


Marcos Leite

A Artsoft resolve os desafios mais difíceis de seus clientes com a oferta de serviços inigualáveis de consultoria, processos e tecnologia. Fundada em 1986, atendemos mais de 6.000 PME’s provendo inovação para aprimorar seus processos e dar sustentação ao seu crescimento. Com competências especializadas em mais de 10 segmentos, entregamos resultados transformadores para um exigente novo mundo digital.

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

Endereços:
Rua Fradique Coutinho 50 | 3° andar | Pinheiros | São Paulo | SP
• Tel.:(11)3090-4433
Rua México, 90 | 6° andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: