
A importância do planejamento e controle de produção (PCP) na logística
O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é uma das ferramentas mais relevantes para uma indústria que deseja aprimorar sua logística e aumentar sua competitividade no mercado, já que ela traz benefícios como melhores os resultados, minimização de custos, redução de desperdícios, entre outras vantagens de curto ou longo prazo.
Com a leitura desta publicação, um gestor de uma indústria entenderá o que exatamente é o PCP, como implementá-lo e aproveitar de seus benefícios. Consequentemente, ele conseguirá aumentar a eficiência da sua organização. Acompanhe!
O que é e para que serve o planejamento e controle de produção (PCP)?
O Planejamento ou Plano de Controle de Produção é um sistema de gestão que envolve todas as operações desenvolvidas na indústria. Ele organiza qualquer tipo de demanda de produção na supply chain (cadeia de suprimentos) e direciona para o chão de fábrica executá-las.
Outra de sua funcionalidade é o de controlar a execução do programa criado, o que é feito ao garantir que ele seja padronizado e consolidar suas informações no sistema de gestão utilizado pela organização.
Com isso, podemos afirmar que o PCP proporciona uma melhor conexão entre o chão de fábrica e a mesa diretora, permitindo que esse último gerencie melhor os recursos utilizados e as atividades desempenhadas pelos primeiros.
Como funciona e quais são as diretrizes desse sistema?
Primeiro, os gestores devem entender que o PCP não é de responsabilidade somente de uma área da indústria, mas de todos os indivíduos ligados à produção. Isso significa que a sua implementação deve ser feita em conjunto com todos os setores, determinando as responsabilidades de cada colaborador.
Em razão do CPC impactar todo o negócio e atender a qualquer tipo de demanda — seja política de estoque, análise de reposição, pedido de venda, entre outras —, suas funções abrangem três diretrizes que serão explicadas a seguir.
Planejamento
Consiste na definição de cada demanda que deverá ser atendida pela produção. Além disso, é estabelecido como acontecerá esse atendimento dentro do horizonte do plano e quando os bens serão produzidos.
Programação
Trata-se da indicação dos recursos que são utilizados em cada operação, desde o começo do fluxo produtivo até a sua finalização. Isso feito com base na capacidade de produção da indústria e priorização.
Controle
Aqui é feito o monitoramento das atividades por meio a coleta de dados das atividades produtivas e feedbacks do chão de fábrica. Essas informações são relevantes para que os gestores saibam mais precisamente a quantidade de recursos necessários para produção, bem como identifiquem pontos de melhoria e erros ou desvios.
Também é possível verificar outros pontos, como o leiaute da fábrica, a quantidade de bens a serem produzidos, mapeamento das etapas do processo e delimitação de quais atividades serão manuais ou automatizadas.
Quais são as principais vantagens do PCP?
Implantar o PCP assegura vantagens à indústria de forma generalizada, ou seja, alcança todos seus setores, o chão de fábrica e a mesa diretora. Entenda quais são eles a seguir.
Integração de setores
Quando as diferentes áreas de uma indústria operam de forma separada — sem estarem interligadas —, a ocorrem muitos gargalos, entraves e problemas. Isso acontece, por exemplo, quando o vendedor tenta realizar a venda de um produto, mas não sabe se tem ele no estoque ou a quantidade suficiente solicitada pelo cliente — o que é chamado de ruptura de estoque.
Entretanto, o PCP deve ser seguido pelos colaboradores de todas as áreas do negócio. Ele centraliza as informações, traz uma conexão fluida e faz com que todo o pessoal trabalhe com maior sinergia. Graças a esse benefício, é possível alcançar as metas de receita, eficiência e custo com mais facilidade ou até mesmo ampliá-las.
Melhor acompanhamento da produção
Não é fácil monitorar todas as ordens de produção em uma indústria, sendo crucial ter um controle bem estruturado e amplo sobre todas as áreas. O PCP possibilita que os gestores acompanhem de perto as atividades produtivas, quando ocorrem e qual é a ligação entre elas.
Aprimoramento da tomada de decisões
Graças ao controle mais amplo e preciso do fluxo produtivo, os gestores terão dados reais, transparentes e relevantes sobre o negócio. Com isso, eles poderão tomar melhores decisões para aumentar a eficiência do negócio.
Imagine que um determinado setor sofre várias interrupções durante um dia, os administradores identificarão se o entrave ocorre por questões técnicas dos equipamentos, pela ociosidade dos colaboradores ou demora na troca de informações com outra área. Com a informação em mãos, pode-se fazer as mudanças necessárias para corrigir o problema.
Redução de custos
A economia de custos é alcançada quando os gestores passam a controlar melhor seus recursos, tornar o estoque mais enxuto, minimizar a quantidade de insumos necessários para produção, o diminui desperdícios.
Como também, a maior integração entre os setores os torna mais eficiente, o que otimiza as atividades dos colaboradores e aumenta o valor de cada hora laborada por eles.
Sistematização do processo produtivo
O PCP interliga todos os colaboradores de diferentes áreas ao mesmo planejamento operacional, o que faz com que os envolvidos estejam alinhados para alcançar os mesmos objetivos e metas, estejam sincronizados, entendam claramente o funcionamento do fluxo produtivo e saibam o papel de cada indivíduo que faz parte dele.
Como usar um sistema ERP no PCP?
Para implantar o PCP eficientemente, é necessário usar um Sistema de Gestão (ERP) feito especialmente para indústrias, como o desenvolvido pela Artsoft Sistemas, chamado Fenícia ERP, para micro e pequenas indústrias, ou até o SAP Business One para Médias e Grandes Empresas. Essa é uma tecnologia com a finalidade de otimizar a produtividade da organização, automatizar atividades burocráticas e ampliar controle pelos gestores.
Graças ao ERP, é possível ter uma visão ampla de toda a indústria e analisar minuciosamente seus processos, desde a captação dos materiais até a finalização do produto. Assim, o administrador consegue aplicar de todas as diretrizes do PCP no campo prático e aproveitar de seus benefícios.
Na prática, o sistema disponibiliza recursos como:
- gestão de ordem de produção e seus prazos;
- criação e aplicação de métricas (KPIs);
- administração multi-estoque e multi-empresas;
- gestão dos recursos e tempo de produção;
- recomendação de compra de materiais, insumos e matéria-prima;
- CRM para gestão de oportunidades e clientes; entre outros.
Ao aplicar minhas dicas e implementar um Planejamento e Controle de Produção (PCP), você conseguirá melhorar a qualidade e ampliar o volume de produção simultaneamente. Entretanto, será necessário utilizar um ERP para indústrias que seja especializado, complexo e flexível.
Quer conhecer melhor sobre a Fenícia ERP, suas funcionalidades, planos e outras informações? Então fale já comigo da Artsoft Sistemas e solucione suas dúvidas!
acompanhamento das ordens de produção, ERP, fichas técnicas de produtos, PCP
Você precisa fazer log in para comentar.