fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

6 dicas para reduzir as despesas na gestão empresarial

O país, atualmente, não está na melhor das suas fases. O crescimento da economia tem sido pequeno, a inflação tem andado preocupante e os juros dos empréstimos subiram bastante, por isso, recorrer a um empréstimo para aumentar a produção e, consequentemente, as vendas na empresa, não vem sendo uma das melhores saídas.

Qual solução nos resta para sobreviver a esses tempos de crise e até mesmo conseguir ter algum crescimento nesse período? Apertar o cinto. Inclusive, essa foi uma das medidas tomadas pelo governo, o que preocupou ainda mais aos empresários de todos os portes e ramos.

Mas, na hora de reduzir as despesas na gestão empresarial, por onde começar? O que pode ser cortado para apresentar redução de custos sem influenciar a qualidade e a produtividade dos processos na sua empresa?

Confira agora as 6 dicas que preparamos para você conseguir reduzir as despesas na gestão empresarial e passar sem grandes problemas por esse momento turbulento que é a crise econômica!

1. Estude os custos e a saúde financeira da empresa

A primeira coisa que deve ser feita antes de começar a cortar as despesas é fazer uma análise da gestão de custos da sua empresa e, então, saber onde é possível cortar. Às vezes, sua empresa pode estar gastando bem além do necessário com algo que nem faz tanta diferença assim.

Por isso, reúna todos os centros de custos da sua empresa e comece a juntar informações detalhadas sobre as despesas indispensáveis e aquelas que podem ser flexibilizadas.

Afinal, contratar alguns serviços pode nem sempre ser uma alternativa viável, dependendo das necessidades da sua empresa. Já em outras situações, a terceirização de serviços pode ser um excelente negócio.

Tudo depende do quanto você gastaria em uma situação e do quanto gastaria em outra. Essa é a regra para que a redução de custos realmente apresente bons resultados.

2. Negocie com as companhias de telefonia e internet

Quanto você anda gastando com as companhias de telefonia e internet em sua empresa? Você sabia que é possível economizar nessas contas?

Isso porque as companhias que prestam esses tipos de serviços têm grande interesse em fazer negócios com outras empresas, independentemente do tamanho do seu negócio ou do seu ramo. Afinal, essas empresas sabem que esse é um serviço essencial para o funcionamento de grande parte dos negócios e que, por isso, ajuda a movimentar muito dinheiro.

Sendo assim, entre em contato com o gerente da empresa contratada de telefonia e internet e converse sobre a possibilidade de criar um plano que seja mais vantajoso para ambos.

Não descarte também a pesquisa de mercado, conheça as propostas das outras empresas que prestam esse tipo de serviço e descubra quais estão dispostas a cobrir a oferta da outra e quais podem lhe oferecer mais economia.

3. Fique de olho na conta de energia elétrica

O serviço de fornecimento de energia elétrica é um dos mais caros nas despesas de qualquer casa e qualquer empresa. Por isso, o uso indiscriminado dessa energia pode ser um verdadeiro vilão para o seu orçamento.

Durante o dia aproveite a luz solar, que oferece uma iluminação natural e ajuda a economizar no consumo de energia elétrica. Mantenha as lâmpadas das salas vazias apagadas e, nos corredores, pode ser instalado um sistema de reconhecimento de presença para que a luz só se acenda quando realmente for necessário.

Desligue os computadores e outros aparelhos elétricos e eletrônicos ao sair, como a cafeteira e a impressora, por exemplo, nos horários de almoço e durante a noite. Não deixe os aparelhos em standby, pois nesse modo, mesmo que o consumo seja menor, ele ainda existe.

O condicionador de ar também deve ser utilizado com moderação. Além de optar pelos modelos mais econômicos, também é interessante deixá-lo desligado quando a temperatura estiver mais amena.

Em dias não tão quentes ou pela, manhã quando ainda é mais fresco, experimente deixar as janelas abertas e aproveitar a brisa natural. Além de lhe ajudar a economizar energia, ainda torna o ambiente mais saudável devido à troca do ar.

4. Faça a digitalização de documentos

Quanto sua empresa tem gastado com impressões, fotocópias, compra de tinta para impressoras e coisas do tipo? Muitas empresas não dão importância ao dinheiro que é utilizado nessas coisas que parecem tão simplórias, mas acredite: muitas companhias perdem bastante dinheiro pelo mau uso dessas funções e simplesmente não sabem.

Você já pensou na possibilidade de começar a utilizar documentos digitalizados na sua empresa? Papel já é coisa do passado! Hoje em dia é possível acessar a todos os arquivos, documentos e informações com apenas alguns cliques no computador.

Além de a digitalização de documentos apresentar uma grande economia para a sua empresa, essa iniciativa também ajuda muito ao meio ambiente, além de ser muito mais segura para os seus documentos e informações da sua empresa.

Oriente seus funcionários a, sempre que for possível, utilizar arquivos digitais e a imprimir somente aquilo que for realmente necessário. Procure utilizar também os dois lados do papel (a maioria das impressoras contam com a função de imprimir frente e verso) e aproveite até mesmo os rascunhos.

5. Utilize um software de gestão financeira

Quais ferramentas você usa para cuidar da gestão financeira do seu negócio? O uso de uma boa ferramenta pode ajudar bastante a controlar e reduzir os custos, pois um software de gestão é capaz de organizar melhor o orçamento, controlar o fluxo de caixa, agendar o pagamento de contas, emitir boletos bancários e ainda gerar relatórios gerenciais — tudo isso em apenas alguns cliques!

Além de tudo, esses softwares podem ser acessados a qualquer hora, em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel — como celular, tablet ou notebook —, tornando sua rotina administrativa muito mais fácil e ágil.

6. Terceirize os serviços

Sabe aquelas atividades que não são assim tão importantes para o principal negócio da sua empresa? Elas podem ser terceirizadas e apresentar uma significativa redução de custos ao fim do mês.

Alguns exemplos dessas atividades são os serviços de limpeza, de manutenção, de comunicação e de contratação de colaboradores. Analise o quanto você tem gastado com esse tipo de atividade e faça um orçamento com empresas que oferecem esses serviços, para ver o que sai mais em conta para o seu negócio.

Pequenas ações como estas são capazes de gerar grandes resultados para a sua empresa, acredite! Você já toma alguma destas atitudes listadas para reduzir as despesas com o seu negócio? Se quiser conferir mais dicas de gestão, curta nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado!

custos, gestão de desempenho, Gestão Empresarial, gestão financeira, reduzir despesas


Marcos Leite

Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar, Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar, Centro.
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: