
Os 5 principais desafios em fazer a transição da loja física para a virtual!
O varejo físico teve queda de 6,2% em 2016 no volume de vendas (IBGE), enquanto o comércio digital cresceu 7,4% no mesmo período (Ebit).
A facilidade de vender para pessoas de qualquer lugar e qualquer hora e a maior segurança foram determinantes para o aumento. Apesar das possibilidades, migrar loja física para loja virtual requer planejamento, atenção e entendimento do mercado.
Acompanhe os principais desafios da migração e formas de contorná-los, e assim obter bons rendimentos.
1. Entender o novo mercado
O grande desafio é compreender a amplitude do mercado, as suas nuances e como a sua proposta será inserida nesse contexto. Isso vai exigir pesquisas sobre comportamento do consumidor, nicho, formas de divulgação e como funciona um e-commerce.
Se for difícil começar, o ideal é contar com mão de obra qualificada para a criação do e-commerce, intermediações de pagamento on-line, publicidade, entre outros pontos.
2. Entender os hábitos do cliente
O cliente do comércio físico é um pouco diferente daquele acostumado a comprar pela internet. Trata-se de um consumidor que pesquisa bastante sobre produtos e serviços, quer saber a opinião de quem já usou e segue um caminho até a conclusão da compra: o funil de vendas.
Entender bem o comportamento do cliente, seus desejos e necessidades é fundamental para traçar uma boa estratégia, realizar campanhas de marketing mais assertivas, criar um bom relacionamento, descrever seus produtos adequadamente, entre outros pontos.
3. Acompanhar as métricas certas para o negócio
Em linhas gerais, as métricas são os resultados (numéricos ou sociais) relacionados ao desempenho estratégico da empresa. As mais comuns são:
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taxa de cliques;
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ticket médio;
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taxa de abandono do carrinho;
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curtidas e comentários por post (redes sociais).
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Você faz um ótimo ponto. Obrigado por uma leitura informativa.
Marcos Leite
Obrigado, nos motiva a continuar escrevendo.