Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

4 métricas de SaaS que você precisa saber de cor!

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Esta máxima se aplica a qualquer negócio, independentemente de porte ou segmento de atuação. Para as empresas que utilizam o modelo SaaS (Software as a Service) o cenário não é diferente: é preciso conferir os números de perto para se certificar de que o crescimento realizado acompanhe o planejado. Mas quais métricas acompanhar e por quê?

Pensando nisso, selecionamos quatro relevantes dados que precisam ser verificados de perto em toda empresa que trabalha com o sistema SaaS. Confira!

Read More

 

Churn Rate (taxa de cancelamento)

Para crescer, não basta adquirir novos assinantes ou clientes para o seu produto. Manter os clientes atuais é a base para expandir o negócio. Por isso, medir o churn rate, também conhecido como índice ou taxa de cancelamento, é indispensável.

A métrica consiste no acompanhamento da quantidade de clientes perdidos em determinado período de tempo. Com ela, é possível identificar falhas processuais e corrigi-las a fim de ampliar a retenção por meio do sucesso e da satisfação do cliente, bem como avaliar oportunidades e ameaças atuais para o seu negócio.

MRR (Receita Recorrente Mensal)

Por se tratar de um serviço, os pagamentos recebidos tornam-se recorrentes. Ou seja, mensalmente, uma quantia é destinada a utilização do produto como serviço. Para que você consiga avaliar o crescimento da receita e o faturamento da empresa, é indispensável acompanhar de perto esta métrica.

Lembre-se de que o controle do Churn Rate é indispensável para o aumento da receita recorrente mensal, assim como o LTV (veja abaixo), que indicará o potencial de venda de novos produtos ou serviços para impulsionar o crescimento.

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Todos os esforços gerados para atrair e conquistar um cliente exigem despesas que, na verdade, se tornam investimentos. Contudo, como qualquer investimento, é esperado o retorno sobre ele. É nesse ponto que o controle do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) se torna fundamental. Sabendo quanto se gasta da atração à conversão de um consumidor, é possível avaliar:

  • Qual o tempo necessário de permanência do cliente para que o investimento seja pago;

  • Identificar os canais com maior potencial de conversão;

  • Otimizar processos de aquisição e conversão;

  • Acompanhar o crescimento da força da marca, dentre outros.

LTV (Lifetime Value)

Também conhecido como o valor de tempo de vida de um cliente, o LTV é uma métrica que indica quanto a sua empresa pode lucrar com seus produtos e serviços durante o período de permanência de seus clientes. Ou seja, possibilidades de upselling e crosseling enquanto são assinantes do seu serviço.

Para se chegar a esta métrica, contudo, é preciso avaliar o histórico de seus clientes e, por isso, esta não será uma informação tão segura e útil nos primeiros períodos da empresa ou desse controle (caso não haja estas informações quantificadas, mesmo que de outra forma). O LTV auxiliará tanto na previsão financeira quanto na identificação de oportunidades para o seu negócio.

E você, já conhecia estas métricas? Já as aplica em seu negócio SaaS? Se você possui alguma dúvida sobre como aplicá-las, aproveite os comentários abaixo. Ela pode se tornar assunto para um próximo encontro aqui no blog!

 

ERP, gestão, sistema de gestão, Software de Gestão, software ERP

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: • Artsoft Sistemas, • Artsoft SAPArtsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: