fbpx

Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba artigos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa e ajudar você a vender ainda mais.

4 dicas para expandir seus negócios e aumentar as vendas

O sonho de muitos empreendedores é, em algum momento, expandir o negócio e estimular ainda mais o crescimento da empresa.

Entretanto, muitos encontram dificuldades em encontrar um modelo de expansão ideal que seja viável para a sua estrutura e realidade financeira.

Se você se enxerga nesse cenário, saiba que com um bom planejamento é possível dar esse novo passo na sua empresa e aumentar vendas.

Para enfrentar esse novo desafio, confira estas quatro dicas que vão ajudar a expandir o seu negócio:

1. Estude o mercado

Você, certamente, já conhece muito bem o seu segmento. Ainda assim, fazer um estudo de mercado é necessário para evitar riscos, ser mais assertivo e aumentar vendas.

Considere avaliar elementos como a fidelidade e o comportamento dos seus clientes — se eles costumam retornar, esse é um bom sinal para expandir a sua empresa.

O crescimento do seu ramo de atuação também é um fator importante a ser levado em conta. Ou seja: questionar a praticabilidade de expandir é o primeiro passo.

2. Faça uma análise interna

Depois de estudar os fatores externos, é hora de olhar para dentro da sua empresa. O lucro médio nos últimos três anos é uma questão que deve ser observada com cuidado, pois indica a estabilidade financeira da organização.

Além disso, você precisa avaliar, também, se a empresa possui estrutura suficiente para a expansão, como, por exemplo, volume de estoque, pessoal, suporte.

Um sistema ERP pode ajudar na tomada de decisões, pois fornece dados importantes que ajudarão na gestão do seu empreendimento.

Para saber mais sobre o assunto, confira os nossos artigos sobre sistemas de gestão no blog!

3. Escolha um modelo de expansão

Feita essa análise, é o momento de decidir como expandir o seu negócio. Existem muitas formas de você aumentar as vendas da sua empresa, entre elas:

Abrir uma filial

Essa costuma ser a primeira opção que vem à mente, mas deve ser avaliada com cuidado. É importante que a empresa tenha um lucro consistente e venha apresentando crescimento constante ao longo dos últimos anos.

Montar um sistema de franquias

Se a sua marca é bem consolidada, uma boa alternativa é expandir por meio de franquias. Assim, você não assume as despesas do investimento.

Licenciar o seu produto

Vender a licença para a fabricação do seu produto pode ser uma boa forma de aumentar os lucros. É uma alternativa ao sistema de franquias, já que o isenta dos custos extras e você lucra com os royalties pagos pelos associados.

Adquirir ou fundir com uma empresa

Comprar ou se unir a outra empresa é uma boa forma de ganhar mercado e aumentar o alcance da sua. Entretanto, esse é um investimento que deve ser avaliado com cuidado.

Montar um e-commerce

Expandir o seu negócio para o ambiente virtual é uma forma mais simples, rápida e econômica para aumentar as vendas.

Existe uma série de ferramentas e recursos para tornar esse projeto viável, mas fique atento: apesar desse modelo de expansão ser mais prático, ele também exige planejamento.

4. Realize um planejamento estratégico para aumentar vendas

Expandir um negócio é quase como começar um novo empreendimento — a diferença é que agora você tem mais bagagem.

Portanto, fazer um planejamento estratégico é fundamental para que a sua expansão tenha sucesso. Atualizar o seu plano de negócios também é uma ação importante nesse processo, assim como criar um bom plano de marketing e uma projeção financeira para a sua empresa.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Marcos Leite

VP Vendas e Marketing em Artsoft Sistemas
Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle.
Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft.
Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

Marcos Leite

Empresário, ajuda pequenas e médias empresas a crescer de forma segura através da aplicação tecnologia aos processos de gestão e controle. Antes de assumir o cargo de VP do Grupo Artsoft, passou pela área de suporte e atendimento ao cliente, implementação de ERP, gerenciamento de projetos, Vendas, e VP do Grupo Artsoft. Musico baterista e entusiasta de Marketing e Vendas.

Comentários (2)

artsoft-erp_logo-home

artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Av. Brg. Faria Lima, 4440 - 10 andar, Itaim Bibi. 
Tel.:(11)3090-4433

Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar, Centro.
Tel.: (21) 3216-9100

Uma empresa do Grupo Artsoft: https://www.grupoartsoft.com.br

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: