Blog Artsoft Sistemas

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Daniele Dessin mais uma empresa parceira da Artsoft Sistemas

Daniele Dessin é uma joalheria moderna, constituída em 1982, que distinguiu-se pela originalidade ao fundir a estrutura linear da criação e design de jóias com a utilização de diversos materiais.

Primando sempre pela qualidade dedicou-se a partir de 1994 a venda de jóias folheadas a ouro, prata, ródio e prata 950, além da apresentação de seus produtos em embalagens especiais que é um mimo especial para seus clientes.

Com o seu atendimento personalizado ao cliente, tanto no ato da compra quanto no pós- venda, a empresa cresceu e em 2006 decidiu adquirir o sistema de gestão da Artsoft Sistemas para  atender às necessidades gerenciais de sua empresa. De lá para cá, conforme afirma a proprietária Daniele Scialom:

“A Daniele Dessin tem na Artsoft ,desde 2006, mais do que uma empresa parceira atenta às minhas necessidades com um suporte eficiente e rápido na solução dos  eventuais problemas que surgem no do dia a dia, uma empresa Amiga.”

Conheça a marca Daniele Dessin através destes canais:

Facebook Daniele Dessin

Intagram Daniele Dessin

 

Eletrofer Ferragens inova e cresce com a Artsoft

Fundada no ano de 1993, a Eletrofer Ferragens atua no ramo da construção, serralheria e solda elétrica e oxigênio. Com sede em Mesquita no Estado do Rio de Janeiro a Eletrofer é referencia no segmento da construção, são 25 anos de tradição e compromisso com seu cliente.

Em 2001 iniciou a busca por uma solução de gestão ERP profissional que desse sustentação ao seu crescimento e proporcionasse entre outras coisas um atendimento diferencia a seus clientes.

Iniciamos então a implementação do Fenícia ERP , no inicio não foi fácil, como toda implementação mexe com os processos empresariais existentes, com usuários, mas de lá para cá são 17 anos de parceria.

“A Artsoft Sistemas desenvolveu ao longo desses anos bastante expertise no nosso segmento. Isso contribuiu para o desenvolvimento da nossa empresa na área de Ferragens e verificação da precificação. Nossa parceria tem sido muito importante. Consideramos a Artsoft nossa parceira.“ Walter Clemente Pereira, Grupo Eletrofer.

Muito orgulho de ter a Eletrofer como Cliente e parceiro!

Entenda o que é substituição tributária e como calculá-la

Com o objetivo de combater a sonegação fiscal e a informalidade nas empresas, o governo criou, por meio da Constituição Federal de 1988, o regime de substituição tributária, que incide diretamente na fonte produtiva, ou seja, indústria ou importadores.

Na prática, uma empresa recolhe a taxa por meio do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e depois é reembolsada quando o produto for vendido ao consumidor final.

Quer compreender o que é, como funciona e como calcular a substituição tributária? Então leia o texto abaixo!

Entenda o que é a substituição tributária

Na realidade, a Substituição Tributária foi uma forma encontrada pelo Governo Federal para garantir o recebimento antecipado do ICMS referente a cada Estado, tendo em vista que existem alíquotas diferenciadas.

Assim, há uma margem de valor agregado (MVA) adicionada ao preço do produto que sai da indústria, sendo lançada no imposto sobre circulação de mercadorias, ou seja, o governo recebe antes do comerciante obter a sua margem de lucro.

Dessa maneira, apenas uma empresa fica responsável pelo recolhimento do ICMS em toda a cadeia produtiva, sendo a substituta de todos os envolvidos na transação.

Diante de um vasto número de produtos que entram frequentemente na lista, diversos convênios foram assinados ao longo dos anos. O último, de número 102, datado de setembro de 2016, introduziu combustíveis e óleos lubrificantes nos extensos anexos.

Mas, é possível observar a maior parte das mercadorias que estão sujeitas à substituição tributária no convênio ICMS 92, de agosto de 2015. Todos os produtos são identificados por meio de um código especificador.

Veja como fazer o cálculo

Ao utilizar um valor presumido, os empresários aplicam diferentes tipos de metodologias para chegarem ao preço do varejo, ou seja, o valor que determinada mercadoria custará ao consumidor final.

Depois, o cálculo é feito através das seguintes fórmulas matemáticas:

  • base do ICMS Interestadual = (valor do produto + frete + seguro + outras despesas acessórias – descontos);
  • valor do ICMS Inter = base ICMS Inter (alíquota ICMS Inter / 100);
  • base do ICMS ST = (valor do produto + valor do IPI (quando existir) + frete + seguro + outras despesas acessórias – descontos) (1+(%MVA / 100));
  • valor do ICMS ST = (Base do ICMS ST (Alíquota do ICMS Intra / 100)) – Valor do ICMS Inter.

​Devido à complexidade do cálculo, que necessita que os valores sejam transformados em números decimais, sugerimos que você busque auxílio profissional não só no setor de contabilidade como também na área de Tecnologia da Informação (TI).

Afinal, softwares de gestão, como ERP, auxiliam no cumprimento das obrigações fiscais, além de reduzir a margem de erro e dessa forma aumenta os níveis de produtividade.

Portanto, tendo essa informação de que muitos empresários fecham as portas em razão do descumprimento das exigências da Receita Federal, nada melhor do que você fazer um investimento em novas tecnologias que ainda auxiliarão em muitos outros setores da sua organização.

Agora, é importante deixar claro que existem algumas exceções de negócios que não precisam arcar com a Substituição Tributária, como os inscritos no Simples Nacional, com receita bruta anual menor de R$ 180 mil ou que tem apenas um estabelecimento.

Ou seja, se o seu negócio integra os critérios da substituição tributária, não deixe de seguir nossas orientações. Afinal, quem respeita às normas legais certamente fica mais tranquilo para desenvolver as atividades produtivas com mais qualidade e foco na satisfação dos clientes e fornecedores.

Diante da necessidade de sempre ficar atento às necessidades operacionais, que tal você aprender agora sobre como fazer o controle de fluxo de caixa em sua empresa? Explore nossos conteúdos!

4 motivos para não gerenciar os dados da sua empresa no excel

Gerenciar dados de uma empresa é um processo complexo, que envolve a habilidade de perceber o negócio em sua totalidade. Um gerente precisa conhecer os processos produtivos, as tarefas em desenvolvimento, as responsabilidades de cada profissional, as finanças, etc. Gerir todas essas informações por meio de uma série de planilhas pode ser perigoso, difícil e desgastante.

Lembre-se que as planilhas não são gratuitas. Mantê-las envolve investimento de tempo e de profissionais. Neste texto, você confere os principais motivos para não utilizar planilhas do Excel para gerenciar dados da sua empresa e as vantagens de utilizar sistemas automatizados para integrar as informações de sua empresa. Confira!

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Gestão financeira profissional: 4 benefícios de apostar em uma

A gestão financeira profissional é o planejamento e acompanhamento de todas as contas de uma empresa: os tributos pagos, a folha de pagamento, os custos operacionais, as contas a serem recebidas, o lucro, o fluxo de caixa etc.

Imagine-se na seguinte situação: você precisa orientar sua empresa a pagar diferentes regimes tributários, com regras que vão se alterando a cada dia. Como se organizar e estar por dentro de todas essas informações? Como não perder as datas de vencimentos e descobrir economias possíveis?

Realizar esse acompanhamento de forma sistemática das finanças empresariais, por meio de softwares que automatizam os processos organizacionais e unificam os dados, é imprescindível para que um gestor financeiro possa saber exatamente o estado econômico de sua empresa e tomar decisões.

Abaixo, selecionamos quatro principais vantagens em realizar uma gestão financeira profissional dos seus negócios. Quer saber mais? Leia o post!

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Saiba quando é o momento de trocar o software de gestão da empresa

A utilidade de um sistema informatizado é inquestionável para quem busca melhorar a eficiência dos processos de uma organização. As vantagens podem ser vistas em todos os segmentos e departamentos. Entretanto, com a velocidade da modernização em um mundo cada vez mais globalizado, a experiência digital pode ficar defasada, sinalizando a hora de trocar o software de gestão.

Para assegurar que o planejamento estratégico da empresa não sofra prejuízo, é preciso identificar o momento certo para fazer a substituição. A verdade é que nem todo sistema se encaixa em todos os tipos de empresa e essa avaliação precisa ser acertada e contínua.

Está em dúvida se este é o momento de trocar o software de gestão em seu empreendimento? Então, continue acompanhando este artigo para saber qual decisão tomar.

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DRE: entenda o que é, e aprenda como fazer.

Quem tem uma empresa ou deseja abrir um negócio, não consegue escapar do DRE. Além de ser obrigatório, esse relatório financeiro auxilia os gestores a tomar decisões mais assertivas.

Contudo, elaborar o DRE pode ser um desafio muito grande, pois são muitos passos a serem seguidos. Qualquer erro durante o relatório pode fazer os dados não baterem no final.

Foi pensando na importância deste relatório para o sucesso de uma organização que listamos tudo o que você precisa saber a respeito do DRE. Confira!

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11 erros mais comuns na implantação de um software ERP em PMEs

Os erros na implantação do ERP são tão comuns que muitos profissionais da TI têm verdadeiros arrepios quando ouvem essa sigla.

O pânico se deve, em grande parte, às experiências negativas que nascem de falhas no processo de instalação, mas que perduram por longos períodos que acabam consumindo muito tempo, dinheiro e energia das pequenas e médias empresas (PMEs).

Mas é errando que se aprende! Conhecer as principais falhas cometidas pelas empresas na hora de implantar um ERP pode ser uma das melhores formas de impedir que elas ocorram em suas próximas experiências.

Acompanhe este post e conheça os 11 erros comuns das PMEs na hora de implantar um ERP.

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Dicas práticas para otimizar a gestão do seu e-commerce

Otimizar a gestão do e-commerce é o primeiro passo para quem quer aumentar a receita e expandir um empreendimento. Mas graças à informalidade dos negócios digitais, às vezes é complicado entender o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido da forma que está.

Para lhe ajudar nessa situação, nós listamos 5 dicas para otimizar a gestão do seu e-commerce. Acompanhe o texto e coloque tudo em prática hoje mesmo!

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