Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Vejas 3 formas de gerenciar o capital de giro da empresa

O bom funcionamento de qualquer empresa está diretamente relacionado à sua saúde financeira — se as finanças não estão em dia, os compromissos ficarão prejudicados e provavelmente o empreendimento entrará em deficit. Contudo, a maioria dos empreendedores desconhece a parcela de participação que o Capital de Giro tem sobre essa situação.

Via de regra, capital de giro é todo o dinheiro em caixa, mercadorias em estoque e contas a receber (vendas a prazo) que a empresa utiliza para manter suas atividades e continuar crescendo. Empreendedores que adotam um bom controle do capital de giro garantem um fluxo de caixa positivo e o funcionamento sustentável do negócio.

Que tal acompanhar o post de hoje e conhecer as melhores formas de gerenciar o capital de giro da sua empresa? Então, vamos lá.

Comece com um bom planejamento financeiro

Toda empresa precisa buscar um nível satisfatório de capital de giro para garantir o bom funcionamento de sua atividade operacional. Por meio do planejamento do capital de giro é possível realizar uma boa gestão financeira do negócio — um dos desafios atuais do mundo empresarial.

O sucesso no ciclo produtivo está diretamente relacionado a divisão do ciclo operacional, ou seja, do planejamento do produto ou serviço até sua efetiva venda. De modo geral, é através de um efetivo ciclo econômico que é possível movimentar a empresa e ter um bom ciclo financeiro.

No caso do ciclo financeiro, esse é o mais relevante para a dinâmica da gestão financeira e assim, do planejamento do capital de giro. É ele o responsável pelos pagamentos e recebimentos gerados pelas operações realizadas pela empresa. A principal falha de muitos empreendedores está na falta de planejamento financeiro.

É preciso conhecer o ciclo operacional (tempo de investimento, como a compra de estoque) e o ciclo financeiro (tempo de retorno para o caixa) para realizar um bom planejamento financeiro. Ou seja, ciclos operacionais longos comprometem o fluxo de caixa no curto e médio prazo e a empresa terá problemas com a falta de capital de giro.

Controle o estoque

Para uma empresa ter o lucro desejado, é preciso que as vendas tenham sido realizadas. Entretanto, toda venda tem um custo gerado, seja para pagamento de fornecedores, vendedores, armazenamento etc. É fundamental a adoção de estratégias de gestão de caixa para reduzir os períodos de estocagem e cobrança.

O estoque exige um constante investimento, afinal, sem matéria-prima não há produto final e, eventualmente, não há vendas. Em outras palavras, quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, maiores serão os recursos financeiros que a empresa deverá aplicar. Mas é preciso ficar atento, uma vez que estoque parado indica dinheiro parado.

Conheça os prazos de pagamento e recebimento

Conhecer os prazos de recebimento e pagamento torna viável o processo de investimento e de avaliação da situação financeira da empresa em curto, médio ou longo prazo. Além disso, quando o empreendedor oferece um prazo maior para o cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no faturamento da organização, mais recursos financeiros a empresa terá que ter. Isso indica que o processo de decisão sobre as vendas e as compras não poderá ser tomado sem um estabelecimento prévio dos prazos de recebimento e pagamento.

Em resumo, esses são os fatores que podem impactar diretamente a diminuição do capital de giro:

  • Aumento dos custos;

  • Redução das vendas;

  • Falta de planejamento financeiro;

  • Crescimento da inadimplência.

Agora que você já conheça algumas formas de gerenciar o capital de giro da sua empresa, que tal assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações diretamente em seu e-mail?

Read More

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: