Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Veja os 5 principais mitos do ERP


 

A popularização dos sistemas ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) no mundo inteiro é um sinal de que a cada dia mais empresas estão cientes dos benefícios que eles trazem para os negócios. Hoje, uma solução que promova economia de recursos, redução de retrabalho e aumento da produtividade não é apenas um diferencial, mas um pré-requisito em um mercado extremamente competitivo.

Mesmo assim, muitos empresários e gestores ainda resistem à implementação do ERP por diversos fatores, muitos deles fruto de uma percepção equivocada. Veja no post a seguir quais são os 5 principais mitos do ERP:

Os sistemas ERP são caros

Esse é um argumento utilizado principalmente pelas empresas de menor porte, que se assustam com o investimento inicial necessário para a implementação de um bom sistema ERP. A questão é que ele deve ser considerado um investimento de longo prazo, que vai trazer economia, redução de retrabalho e melhoria na produtividade — fatores que vão se refletir em ganhos financeiros futuros.

Outra questão importante é que existem soluções em ERP focadas para empresas de menor porte. Esses sistemas, mais enxutos, são também mais econômicos.

A implementação é muito demorada

Se a instalação e configuração do sistema for realizada por uma empresa competente, com experiência no mercado, a implementação acontecerá dentro do prazo estabelecido.

É importante optar por um bom fornecedor para não ter surpresas: uma empresa de confiança saberá fazer um bom diagnóstico inicial, sem ilusões, mas que permitirá que seu negócio se prepare adequadamente para a implementação do sistema.

Os funcionários não vão se adaptar às mudanças

O ERP promove uma grande transformação nos processos de trabalho do dia a dia dos funcionários e por isso pode, sim, provocar alguma resistência. A chave para resolver esse problema é demonstrar como o sistema pode auxiliá-los, reduzindo o retrabalho e permitindo desenvolver fluxos mais eficientes. É preciso mostrar para os funcionários os benefícios que o sistema vai trazer não só para a empresa, mas para os seus cotidianos de trabalho.

Além disso, a implementação de um sistema ERP demanda uma mudança na cultura da empresa. Para que se colha todos os benefícios que ele pode trazer, é necessário que haja comprometimento dos colaboradores em todos os níveis da empresa, desde os gestores até os trabalhadores da ponta.

O ERP não serve para qualquer tipo de empresa

Há soluções de ERP específicas para negócios em todas as áreas de atuação. Por isso, é importante pesquisar qual se adapta melhor à sua empresa. Existem, ainda, outros tipos de sistema que são híbridos, capazes de se adequarem a demandas de diferentes tipos de empresa.

Nesse caso, é importante que a sua companhia faça um diagnóstico cuidadoso das suas necessidades e as passe para a empresa fornecedora do sistema.

O ERP é muito complicado

As empresas fornecedoras de sistemas ERP estão a cada dia investindo mais em funcionalidades simples e customizáveis, que tornem o dia a dia do trabalhador mais fácil e intuitivo. A ideia central é facilitar os fluxos, evitando o retrabalho e tornando os processos mais eficientes.

Por esse motivo, se houver um treinamento adequado para os funcionários, a tendência é que o ERP torne o trabalho mais fácil, abrindo espaço para a inovação e aumento da produtividade.

Esses 5 mitos do ERP servem para ilustrar que a maior parte da resistência é infundada ou nasce de uma percepção errada. Hoje eles são mais baratos e existem soluções para negócios de todos os portes e áreas de atuação. As dificuldades que podem surgir na implementação e no dia a dia são muito menores do que os benefícios que este tipo de sistema traz para sua empresa.

Você tem alguma dúvida sobre a implementação de um ERP? Gostari

Read More

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: