Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Características de um sistema ERP

7 vantagens que o fluxo de caixa integrado traz para o seu negócio

Apesar de ser uma ferramenta simples, o fluxo de caixa integrado é de grande importância para a gestão adequada de sua empresa.

Por meio dele, você consegue projetar os lucros da empresa e também ter uma visão sistêmica sobre os seus investimentos, para definir onde e como é preciso investir. Por isso, ele é considerado uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões.

Quando o seu fluxo de caixa é trabalhado de forma integrada, centralizando as diversas contas de todos os setores da empresa, os benefícios são maiores. Dessa forma, é possível obter uma maior transparência fiscal; o que aumenta significativamente a precisão nas contas, além da automatização do processo.

Para isso, porém, é necessário contar com um software ERP (Enterprise Resource Planning ou, traduzindo, Planejamento de Recursos da Empresa), para que as informações do fluxo de caixa sejam integradas e você tenha um procedimento de compilação de dados de todas as áreas.

Foi pensando em acabar com qualquer dúvida sobre o assunto que reunimos, no artigo de hoje, um apanhado geral sobre o que é o fluxo de caixa integrado, como ele funciona e como executá-lo corretamente.

Na sequência, você conhecerá 7 vantagens trazidas pela utilização do fluxo de caixa integrado em seu negócio. Ficou curioso? Então, vamos lá!

1. Alinhamento de pagamentos e processos

Controlando o fluxo de caixa de forma integrada, com o auxílio de um software ERP, é possível realizar negociações de compra mais eficientes, já que você consegue visualizar facilmente sua receita recorrente e recebíveis, alinhando-os aos prazos e valores disponíveis em caixa.

A utilização de um software proporciona maior facilidade para se adequar às legislações corporativas, na medida em que elas são criadas, modificadas ou atualizadas com o surgimento de novas leis.

Tudo isso — somado ao fato de que, com o software, os processos internos da empresa ficam muito mais bem alinhados, e isso é traduzido numa otimização global dos resultados — faz com que seus empregados não precisem despender tempo com atividades mecânicas, já que a tecnologia se incumbe desse papel.

Além disso, ao ter um controle integrado de seu fluxo de caixa, você também conta com os benefícios de ter, prontamente, argumentos válidos para barganhar valores — como histórico de frequência e volume de compras —, já que o software arquiva todas as negociações realizadas, segmentando-as, inclusive, por fornecedor.

2. Monitoramento constante da folha de pagamento

A folha de pagamento de uma empresa é um ponto bastante crítico em suas finanças. Isso se deve não apenas aos salários em si, mas a outros fatores, tais como:

Cada contratação na empresa pode impactar no seu fluxo de caixa, de forma geral.

Com um software ERP que faça a gestão do fluxo de caixa de forma integrada, você consegue visualizar mais rapidamente os impactos nas finanças. Isso ajuda, inclusive, na definição do orçamento para contratação de novos profissionais por área, pois é possível avaliar a receita (bem como as despesas) gerada por cada uma delas.

Com isso, você ganha agilidade na tomada de decisões e estabelece estratégias mais sábias para a sua empresa.

3. Maior precisão e acessibilidade no manuseio de dados

As informações contábeis como notas fiscais e boletos, muitas vezes, são armazenadas de forma incorreta, espalhadas por diversos locais na empresa. A falta de organização com as informações financeiras pode implicar diversos problemas para o seu empreendimento.

Com a ajuda de softwares de gestão financeira, a esquematização dos dados contábeis é simples e segura. Juntando todas as informações dos diversos setores de uma empresa em um único lugar. Um ERP deixa-os facilmente acessíveis para todos os funcionários.

Ao armazenar suas informações corretamente, o empresário ganha maior controle sobre as pessoas que podem acessá-las. Logo, você percebe que a automação desse processo aumenta gradativamente a segurança dos documentos contábeis de sua empresa.

Aderir à automatização dos dados também é uma medida sustentável, pois poupa a utilização do papel e dispensa o uso de mídias físicas (pen drives, CDs, HDs externos etc.). Isso diminui o trabalho manual de todos os membros da equipe.

4. Controle efetivo das despesas

Um software de gestão mantém o controle periódico das despesas, organizando as contas a pagar por prazo e separando cada uma em sua devida categoria. Quando uma data de vencimento está se aproximando, o programa emite alertas e avisa que a respectiva conta deve ser paga.

Ao armazenar organizadamente os boletos e as notas fiscais, as chances de ocorrer pagamentos em duplicidade diminuem consideravelmente.

5. Agilização de contabilidade e processos financeiros

Algumas operações financeiras podem ser fragmentadas, devido aos diversos setores que uma empresa possui. A forma como cada departamento executa a gestão orçamental pode variar; o que compromete a integridade do processo de administração e diminui a eficiência.

Com a ajuda de um pacote de software, cria-se uma esquematização que pode ser implementada em todos os seus departamentos. Incentive seus funcionários a criarem uma rotina para lidar com as operações financeiras.

6. Controle de estoque mais eficaz

Utilizando planilhas convencionais, você gasta muito mais tempo em atualização e organização, e erros podem acontecer. Esses fatores contribuem para que esse processo seja menos viável para o seu negócio, tornando-o mais demorado e menos seguro.

Entretanto, num software de gestão, é possível centralizar todo o cenário do estoque em uma só tela, com informações atualizadas em tempo real, tornando esse processo mais rápido e seguro para a sua empresa.

7. Planejamento financeiro baseado em números consolidados

Você apenas terá uma gestão e projeção precisas de seu fluxo de caixa, se integrar todos os números e setores de sua empresa; tanto despesas quanto receitas.

Tê-los de forma consolidada e automatizada, por meio do apoio de um software de gestão empresarial — o ERP — contribui para a organização. Com isso, você poupa tempo e melhora a eficiência do planejamento financeiro da empresa, pois:

  • identifica necessidades de investimentos;
  • mantém o controle das dívidas;
  • ganha mais praticidade e segurança, de forma sistêmica.

E você, já utiliza um software ERP para manter um fluxo de caixa integrado na sua empresa? Quais as grandes dificuldades nessa gestão atualmente para você e para o seu negócio? Compartilhe com a gente! Elas podem se tornar tema para um próximo encontro aqui no blog!

Etiquetas:

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: