Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Sistema de gestão e tomada de decisão: como um ajuda o outro?

cloud 43 copyNo ambiente corporativo, a pressão para que líderes tomem decisões eficazes é uma constante. Seja durante a realização de projetos ou na busca por novos empreendimentos comerciais, esses profissionais se veem obrigados a definir os rumos de uma companhia frequentemente.

Existem diversas formas de garantir que as decisões estratégicas de uma empresa sejam eficazes. Uma delas, o sistema de gestão corporativa, está se estabelecendo como uma ferramenta de alto valor para quem pretende obter informações relevantes para as rotinas corporativas.

Além de aumentar a integração de profissionais, os ERPs otimizam as operações internas e ampliam o conhecimento de todos os profissionais sobre a situação da empresa. Como consequência, quem pretende aumentar os índices de sucesso dos projetos de uma empresa tem no software de gestão um aliado diário.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo este post:

A importância de um ambiente com boas tomadas de decisões

O mercado brasileiro é um dos mais competitivos do mundo. Nesse cenário, em que múltiplos players buscam a atenção do consumidor utilizando estratégias diversas, ter um bom sistema de tomada de decisões é fundamental. Ele define o futuro da empresa e impacta diretamente nos projetos de curto e médio prazo, influenciando as parcerias comerciais, abordagens de mercado e suporte ao consumidor.

Como ter um bom sistema de tomada de decisão

A tomada de decisões é um processo que pode envolver um grande número de etapas conforme o seu grau de complexidade. Diante disso, profissionais devem criar mecanismos que garantam o sucesso da escolha feita.

Decisões estratégicas devem ser fundamentadas em itens como:

  • os saberes dos tomadores de decisões;

  • os objetivos que se pretende alcançar com as ações;

  • e as estratégias que serão adotadas para atingir esse fim.

Juntos, esses fatores afetam a forma como as opções disponíveis são vistas e qual delas será considerada a mais adequada aos objetivos do negócio.

Em uma visão ampla, o processo de tomada de decisões pode ser definido em várias etapas, sendo as principais:

  • A percepção de que existe um problema que deve ser solucionado.

  • O diagnóstico e a definição do que está afetando a companhia.

  • A definição dos objetivos que se pretende alcançar após o fim do processo.

  • A busca por alternativas e possíveis cursos de ação.

  • Comparação das alternativas disponíveis.

  • A escolha da opção mais adequada às necessidades do negócio.

  • Implementação da solução escolhida pelos gestores da empresa.

Seguindo tais passos, gestores podem ter um apoio a tomada de decisão maior. As chances de que algo dê errado, no final do processo, diminuem. Assim, a empresa pode contar com rotinas e serviços mais eficazes e competitivos.

O sistema de gestão como apoio na tomada de decisão

Uma das ferramentas adotadas por gestores no mundo inteiro para que as suas decisões sejam mais precisas e adequadas ao empreendimento é o sistema de gestão. Também conhecido como ERPs, esses programas reúnem, de forma centralizada, todos os registros de uma empresa.

Em uma única tela, gestores e profissionais envolvidos com o fluxo operacional de uma empresa podem verificar dados comerciais, logísticos e financeiros fundamentais para o sucesso do negócio.

Quando um líder empresarial alia técnicas de Business Intelligence com as suas rotinas diárias, o seu trabalho passa a ser mais eficaz. As rotinas empresariais podem ser otimizadas e verificadas com mais facilidade. Além disso, identificar como cada mudança afetou o ambiente corporativo é um processo mais rápido e preciso.

Em um escopo mais amplo, os sistemas de gestão podem ampliar os níveis de automação dentro de uma empresa. Eliminando rotinas repetitivas e atividades que agregam pouco valor ao core business do empreendimento, a empresa passa a ter mais competitividade e lucratividade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, assista ao webinar “Gestão Estratégica com Business Intelligence nas Nuvens”.

introducao ao ERP

Etiquetas: , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: