Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

SAT ou NFC-e: entenda o futuro do cumpom fiscal

sped e nfeVisando a tornar o processo mais simples e mais seguro, diversos estados no país vêm buscando alternativas ao Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Entre as opções atuais estão o SAT Fiscal e a NFC-e, em que a homologação das transações acontece de maneira direta com a Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Apesar disso, o funcionamento de cada uma dessas emissões é bem distinta. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre as suas diferenças e aplicações:

O SAT Fiscal e a NFC-e

O SAT Fiscal

SAT é a sigla para Sistema Autenticador e Transmissor de cupons Fiscais Eletrônicos e funciona principalmente para os varejistas de São Paulo. Esse tipo de solução foi criada para substituir os ECFs, que são mais caros e mais complexos.

No geral, a característica mais importante do SAT é que ele exige software e hardware homologados pela Fazenda, mas não necessita de conexão com a internet. Isso significa que o varejista pode realizar a venda dos produtos e, a cada grupo de emissões, enviar as informações para a Sefaz.

A NFC-e

Já a NFC-e é a sigla para Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica e possui um funcionamento parecido com a NF-e. Ela também foi criada para substituir a emissão do cupom fiscal, de maneira semelhante ao SAT.

A grande diferença entre a NFC-e a SAT é que a NFC-e não exige soluções previamente homologadas. Como resultado, a validação deve acontecer pela Sefaz em tempo real — o que exige conexão com a internet e a necessidade de enviar as informações de transação de maneira simultânea.

A escolha recomendada

A NFC-e é principalmente recomendada quando o estabelecimento tem uma boa conexão com a internet e um fluxo maior de informações. Como é tudo registrado de maneira instantânea, fica mais fácil utilizar a NFC-e do que ter que encaminhar todos os dados de maneira posterior para a Sefaz.

Há o risco, entretanto, de indisponibilidade do sistema em diferentes instâncias (a conexão pode cair ou o sistema da Sefaz pode não estar disponível, por exemplo). Por outro lado, mesmo que tenha um grande volume de informações, o estabelecimento que tiver alguma dificuldade de acesso à internet deve optar pelo SAT, já que ele não exige disponibilidade extensiva de conexão com a rede.

No geral, o SAT também pode ser a opção escolhida para pontos de venda móveis ou que enfrentam dificuldades para a transmissão de informações. Quem quiser garantir o máximo de disponibilidade também deve optar pelo SAT.

A opção para cada tipo de negócio

Tanto a NFC-e quanto o SAT são mais recomendados para o varejo, mas o SAT foi desenvolvido especialmente para esse fim. Além disso, é preciso considerar a área de atuação física do negócio para escolher a melhor opção.

O SAT, por exemplo, é obrigatório para empresas de São Paulo, enquanto a adesão à NFC-e é obrigatória em estados como:

  • Amazonas;

  • Mato Grosso;

  • Roraima;

  • e Sergipe.

Outros estados versam sobre a adesão voluntária ao sistema, como:

  • Bahia;

  • Distrito Federal;

  • e Paraná.

No Espírito Santo, nenhuma das alternativas é válida, pois o ECF permanece sendo a única opção disponível.

Além disso, há de se considerar que também é possível utilizar os 2 sistemas juntos. Nesse caso, o estabelecimento pode adotar a NFC-e como modelo principal e o SAT para contingência — ou seja, quando houver algum tipo de indisponibilidade.

O SAT e a NFC-e são o futuro do cupom fiscal e vão substituir o ECF. Enquanto o SAT não exige conexão com a internet — ao contrário da NFC-e —, ele demanda um software e um hardware homologados. Por isso, é importante avaliar o tipo do seu negócio e a sua localização para escolher a melhor opção.

Se você que saber mais sobre o assunto, leia o post “Como as empresas devem se adaptar à economia digital?” e veja quais são as medidas que devem ser tomadas pela sua empresa.

Read More

NF-e, NFC-e, nota fiscal, SAT

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: