Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Saiba qual a melhor solução para começar uma loja virtual

É muito comum surgirem dúvidas de qual a melhor plataforma utilizar para começar uma loja virtual, já que existem tantas opções no mercado.
Cada plataforma possui alguma característica que é mais útil para um determinado nicho de mercado. Mas, algumas dicas facilitarão a tomada de decisão por parte dos lojistas.
Por isso, preparamos algumas dicas de como escolher a melhor plataforma e quais são as melhores disponíveis no mercado. Ficou interessado? Então, não deixe de ler.

Entenda quais são os tipos de plataformas

Basicamente, existem três tipos de plataformas disponíveis no mercado.
Você encontrará no mercado as plataformas com tecnologia SaaS (Service as a Service), open source e desenvolvimento próprio. A prioridade do texto será as duas primeiras opções, já que a terceira demanda um tempo maior para o desenvolvimento e um orçamento maior.

SaaS

Esse modelo é o mais utilizado pela maioria das plataformas existentes no mercado e acabam utilizando o mesmo software para todos os clientes.
No tipo de solução, não é necessário realizar qualquer tipo de instalação, tanto para criar sua loja virtual ou para administrá-la.
O custo inicial é baixo e por isso é indicado para os e-commerces que estão em sua fase inicial.

Open Source (código aberto)

No modelo, o empreendedor faz o download de um código aberto que, normalmente é gratuito, e ficará responsável pela contratação de um serviço de hospedagem.
Com a plataforma, a empresa não realizará pagamentos mensais para utilizar a plataforma, mas terá total responsabilidade em configurar, customizar e realizar a manutenção.

Pontos a serem levados em consideração no momento da escolha

Para melhor ajudá-los, separamos as principais características que devem ser avaliadas no momento da escolha. Não deixe de conferir:

Suporte

O suporte oferecido pela empresa contratada é essencial. Afinal, se surgir alguma dúvida, precisará resolvê-la de maneira rápida e eficiente. Com isso, verifique quais canais de atendimento são oferecidos e quais são as avaliações dos usuários.

Integração

Verifique se a plataforma escolhida oferece integração com outros softwares. Com o tempo, sua loja virtual ficará mais robusta e precisará de funcionalidades adicionais.

Customização

A customização é um dos principais pontos que precisa ser levado em consideração. Pois, como a competição é grande em qualquer nicho, se destacar se torna uma prioridade.

Design responsivo

Ter um design responsivo não se tornou um ponto de diferenciação entre as lojas, se tornou uma obrigação. Isso se deve aos vários dispositivos com os mais variados tamanhos de tela disponíveis no mercado.

As melhores plataformas para começar uma loja virtual

No mercado brasileiro, existem três plataformas que ganham destaque e apresentaremos para vocês quais são. São elas:

Tray Commerce

A Tray Commerce é uma solução desenvolvida pela Locaweb para lojas virtuais.
Essa plataforma oferece vários recursos, como integrações com sistemas de pagamento, comparadores de preços, gerenciadores de risco e integração com marketplaces.
O seu plano inicial é indicado para lojas que tenham um mix de produto e poucas visitas mensais. Mas, com a evolução do e-commerce, disponibiliza planos que possibilitam que o crescimento seja escalável.

Magento

A Magento é plataforma mais utilizada no mundo e é open source. Isso se dá devido a sua robustez, flexibilidade e segurança, possibilitando assim, que e-commerces pequenos até grandes possam utilizá-la.
Como se trata de uma plataforma open source, é necessário contratar um bom plano de hospedagem para que se possa ter o máximo de eficiência da plataforma.

VTEX

A plataforma possui uma característica de facilitar o processo de compra, afinal possui duas funcionalidades, que são: One Click Buy (Compre com apenas um click) e o SmartChekout®. Ambas as funcionalidades são nativas da plataforma e excluem a necessidade de outras integrações.
Assim como a Tray Commerce, a VTEX permite que seja feita a integração com marketplaces, tão fundamental em uma presença mais ampla no ambiente digital.
Como foi abordado ao longo do texto, existem várias plataformas para lojas virtuais disponíveis no mercado, por isso, faça uma pesquisa profunda sobre todas as possibilidades e avalie qual se adequará as suas necessidades e a dos consumidores.
E aí, o que achou das nossas dicas de como começar uma loja virtual? Deixe um comentário com a sua opinião.

 

Comentários (2)

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: