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Como reduzir custos no momento da contratação de colaboradores?

recrutamentoContratar a pessoa certa por si só já é sinônimo de redução de custos, uma vez que reduz o turnover retém talentos. Mesmo assim, é preciso prestar atenção em todos os custos envolvidos para a contratação de um novo profissional e para a rescisão de quem está sendo desligado.

Há muitas maneiras de reduzir custos no momento da contratação de colaboradores. Planejar o processo de recrutamento de seleção, todas as suas etapas, definir o que será feito pela web ou presencial, quais serão os responsáveis e quanto tempo a seleção vai durar auxilia, e muito, a tornar o processo mais ágil, transparente e de baixo custo.

Mudanças na contratação de colaboradores

Uma das áreas mais estratégicas e importantes do RH é o recrutamento e seleção. Isso porque a área passou por profundas transformações. Hoje, é possível divulgar a vaga em redes sociais, a contratação se dá por afinidade do candidato com os valores e a cultura organizacional e o comportamento é tão importante quanto as habilidades e competências técnicas, daí em diante.

Com essas mudanças vieram também os altos custos que esses novos testes e ferramentas tecnológicas acompanham. No entanto, pesquisando é possível reduzir custos no momento da contratação.

Confira 6 dicas que auxiliam essa redução:

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Você pode começar utilizando as redes sociais e sites de vagas para anunciar a posição em questão. Muitos deles não têm nenhum custo e permitem que candidatos de uma área específica sejam contatados. Outros têm um custo baixo, mas apresentam uma infinidade de funcionalidades que agilizam o processo.

Atualmente também é possível realizar testes (comportamentais, de personalidade e práticos) e provas on-line (de raciocínio lógico, português, inglês, etc.), utilizando ferramentas gratuitas ou de baixo custo.

Além disso, pode-se efetuar entrevistas utilizando tecnologias como o Skype ou Google Hangouts, por exemplo. Use a web a seu favor para realizar as primeiras triagens, mas não abra mão da conversa olho no olho com os candidatos finalistas. Nada substitui a entrevista tête-à-tête, ela é fundamental para finalizar a seleção.

2. Valorize as indicações

Os funcionários atuais e sua rede de contatos de amigos e familiares podem conhecer alguém que se encaixe perfeitamente com a vaga em questão. Peça indicações. Além de economizar com a divulgação, nesse caso, a pessoa que indica também já sabe quais são os valores e qual a cultura da sua empresa, o que é meio caminho para recomendar algum profissional que tenha sinergia com você e sua companhia.

Encaixe o candidato indicado no processo formal de seleção, sem pular nenhuma etapa. Seja criterioso, analise bem o currículo, cheque referências anteriores, enfim faça tudo o que for realizar com os outros candidatos, sem privilégios.

3. Considere o recrutamento interno

Muitas vezes, internamente mesmo você já tem o profissional para a vaga. Possibilitar que seus colaboradores se candidatem para posições em aberto, pode ser uma ótima oportunidade para promover alguém brilhante ou que não estava apresentando bons resultados por estar desmotivado e/ou subutilizado.

O processo precisa ser profissional e transparente e deixar bem claro que o fato do funcionário ter mudado de cargo não é garantia automática de permanência no emprego. É preciso continuar a apresentar um bom desempenho, resultados excelentes e disposto a se desenvolver profissionalmente.

Para a empresa, é ótimo, pois já contará com alguém que conhece sua rotina e sua cultura, além de economizar com integrações e treinamentos iniciais. Para o empregado, poderá ser uma possibilidade de crescimento e reconhecimento profissional e aumento de salário.

4. Contrate para recrutar

Dependendo da vaga que esteja aberta, o melhor a fazer é contratar uma consultoria especializada em recrutamento e seleção para buscar um profissional no mercado que esteja na concorrência ou em busca de novas oportunidades.

Não é tão caro quanto se imagina, e depois, a economia com a contratação da pessoa certa compensará o investimento. Pesquisas estimam que substituir uma contratação errada custa 2,5 salários da pessoa que se deve demitir (chegando a até 5 vezes a remuneração paga).

Além disso, fornecedores podem apresentar o que há de melhor e mais novo em relação a softwares de recrutamento, podem aplicar os testes e provas on-line e enviar apenas os resultados dos melhores para serem analisados, além de ser possível assistir aos vídeos das entrevistas que forem gravadas, antes que os finalistas sejam encaminhados para uma conversa presencial na empresa.

5. Venda a sua marca

Empresas que tornam a sua marca conhecida no mercado, ao menos no segmento de atuação, são muito procuradas por estudantes e talentos das mais diferentes áreas. Com isso, a sua área de RH poderá formar um banco de currículos e acessá-lo sempre que uma nova vaga for aberta.

Realizar um processo de recrutamento com pessoas que já conhecem e admiram a sua empresa, ajuda na escolha dos melhores profissionais.

Caso o RH opte por divulgar a posição em sites e redes sociais, ter uma marca forte, consolidada e conhecida também conta muito na hora de receber bons candidatos para participarem do processo.

Invista em marketing e endomarketing, ofereça conteúdo especializado para seus clientes, anuncie na Internet, tenha uma assessoria de imprensa, seja visto como referência em sua área de atuação e seja recomendado por seus clientes e funcionários. Assim, você estará trabalhando para que sua marca seja sempre lembrada como sinônimo de qualidade.

6. Mapeie potenciais candidatos

O seu RH pode realizar o mapeamento de candidatos que tenham potencial para a vaga, fazendo uma busca em redes sociais profissionais como o LinkedIn, por exemplo. Nesse caso, o trabalho será proativo e a empresa entrará em contato com profissionais talentosos que nunca tinham cogitado trabalhar na companhia, o que poderá ser uma grata surpresa.

É interessante realizar, após o mapeamento, uma triagem dos funcionários que apresentem maior aderência entre os seus valores e o da empresa. Os primeiros contatos podem ser por e-mail e telefone, até ter a definição mais certa de quais querem e devem participar do recrutamento.

Enfim, é possível realizar métodos eficientes de recrutamento e seleção sem gastar muito, para isso é preciso ser organizado, planejar o processo e fazer escolhas acertadas para que a contratação de colaboradores seja um sucesso.

Gostou das dicas para reduzir custos com a contratação de pessoal? Compartilhe suas experiências nos comentários, e enriqueça a discussão!

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