Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Quer bater suas metas? Defina KPIs hoje mesmo!

Todo gestor se preocupa em saber se os esforços de sua equipe estão gerando resultados e se o departamento que comanda está, de fato, contribuindo para o crescimento e o alcance dos objetivos da empresa. Dessa forma, muitos administradores e gerentes têm constantemente procurado por formas eficientes de entender o retorno de suas ações, mas nem sempre conhecem as ferramentas ideais.

Conheça agora mesmo o que são KPIs e como eles podem simplesmente mudar a maneira com que suas estratégias vêm sendo conduzidas, colaborando para que sua equipe consiga bater as metas e até mesmo superá-las! Confira a seguir.

Read More

 

O que é um KPI?

KPI é uma sigla em inglês (Key Performance Indicators) que faz referência, conforme o próprio nome sugere, a um sistema de mensuração por meio de indicadores de desempenho.

Quais as vantagens de seu uso?

Toda empresa precisa estabelecer parâmetros e objetivos claros — divididos preferencialmente em metas dentro de um plano de ação a fim de conquistar determinados patamares em “x” tempo — para poder executar projetos em equipe e alavancar os resultados.

Porém, tão importante quanto fazer isso é monitorar o bom andamento dos trabalhos e constantemente mensurar o rendimento dos colaboradores. São diversas as vantagens de usar KPIs, destacamos:

  • Os indicadores chaves de desempenho servem para ajudar na avaliação do seu time e também trazer mais visibilidade e controle para a gestão;

  • Os KPIs permitem identificar a eventual ocorrência de falhas e indicar a necessidade de se adotar soluções que interfiram em possíveis problemas, amenizando-os ou evitando reincidências que possam colocar “tudo a perder”;

  • Esse sistema permite não só analisar a atuação da sua empresa como também melhorar a comunicação com o grupo, compartilhando desafios e informações essenciais para que todos tenham instruções e esclarecimentos para se sentirem motivados a correr atrás dos mesmos objetivos;

  • Eles auxiliam na tomada de decisões e apontam quando está na hora de mudar as estratégias ou intensificá-las.

Como utilizá-los?

Em primeiro lugar, você precisa definir as metas que deseja alcançar. Esta pode ser uma etapa difícil, mas é decisiva para nortear todo o restante. A partir daí há diversos tipos de KPIs que podem ser estabelecidos de acordo com os propósitos que você designou.

Em seguida, é possível implementar uma série de marcadores importantes que poderão compor, juntos, um bom sistema de mensuração e servir até mesmo para comparação de desempenho em relação aos concorrentes.

Portanto, ao trabalhar na construção de KPIs para sua empresa, é válido considerar alguns fatores importantes como:

  • Análise do “ciclo de vida” dos clientes, o chamado Lifetime Value também pode ser definido junto a um KPI. Sua avaliação permite conhecer mais a respeito do impacto de sua marca sobre os clientes e o poder que ela tem não só de atraí-los, mas principalmente de retê-los;

  • Fazer um estudo sobre quanto tempo um cliente permanece “fiel a você” é de suma importância para entender se a abordagem que sua empresa está adotando funciona adequadamente e se os consumidores estão satisfeitos com os produtos e serviços que você oferece;

  • Os sistemas de indicadores podem ser montados utilizando diversos critérios: taxas de adesão, de rejeição, entre outras. Isso porque métrica é uma coisa (mensuram determinado item numericamente), e KPIs são outra (possuem o sentido de uma estratégia de análise mais ampla, que pode reunir diferentes conceitos e a interpretação de um conjunto de dados);

  • Analisar o Time to Market, o tempo que um produto leva para se tornar efetivamente disponível para compra, é também de grande valia para a construção de seu KPI. Pois é essencial avaliar o setor de desenvolvimento de sua empresa, assim como a interação dele com as outras áreas que o influenciam, direta ou indiretamente em seu funcionamento;

  • Por fim, o Lead Time, pode se aplicar a diversos KPIs e corresponde, principalmente, à análise do tempo que determinado processo leva para ser concluído. Em outras palavras, ele é crucial para avaliar a proatividade da equipe, o nível de engajamento com cronogramas e metas e, acima de tudo, o grau de eficiência dos colaboradores.

E você, já definiu KPIs para a sua equipe? Compartilhe com a gente se ainda ficou em dúvida sobre o assunto! Fique de olho no blog!

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: