Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

As 4 principais dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

istock 000015275097large

Todo empreendedor sabe que não existe negócio sem cliente. É ele que viabiliza qualquer ideia, que dá lucratividade e precisa ser o foco das ações e melhorias. Por isso, se quiser crescer mesmo em momentos de crise, é imprescindível que a empresa foque em ter um relacionamento com o cliente que satisfaça todas as necessidades dele. 

Quer saber como fazer isso sem erro? Confira essas dicas:

1. Atendimento é tudo

Nada cativa mais um potencial cliente do que um atendimento empático, que foca em solucionar os problemas de quem o procura. Poucos proprietários de empresa percebem isso, mas atender é muito mais do que apenas vender um produto: é tentar fazer a vida daquela pessoa que confiou em você mais simples. 

Quando começar a conhecer um comprador em potencial, avalie o que você pode fazer para satisfazer as necessidades dele, sem pressioná-lo demais. Pense: se estivesse no lugar do cliente, gostaria de ser tratado da forma que está o tratando? Se a resposta for sim, parabéns! Você está no caminho certo.

2. Invista em uma conexão pessoal

É bem simples: todo mundo prefere fazer negócios com amigos. Por isso, tentar uma abordagem mais amigável é sempre uma boa saída para cativar um potencial cliente ou até mesmo um antigo. Quando a empresa conhece bem para quem está vendendo e sabe quais as necessidades que ele possui, consegue deixá-los mais satisfeitos.

Uma boa forma de fazer isso é conversar com ele frequentemente, mesmo que seja só para saber se o serviço está sendo bem prestado ou se ele deseja ajuda em mais alguma coisa. Se não der tempo de fazer uma ligação, pode ser por redes sociais, e-mail, newsletter, SMS. Inove e encontre uma maneira de deixar a sua porta sempre aberta quando seu cliente precisar. A eficiência é garantida!

3. No relacionamento com o cliente, fidelização exige esforço

Quantas vezes um cliente seu fez a compra, foi embora e nunca mais voltou? Isso acontece em muitas empresas, independente do setor de atuação. Na maioria das vezes, esse “abandono” é resultado de falta de cuidado com o pós-venda.

O que pode ser feito para mudar esse cenário? Em um primeiro momento, um agradecimento pela compra já faz milagres, fazendo o cliente se sentir especial. Você também pode mandar uma pesquisa de satisfação, oferecer um desconto na próxima compra, convidá-lo para eventos de lançamento de novos produtos…

Crie um círculo virtuoso de bom atendimento, contemplando todas as etapas do processo, e seus clientes nunca vão deixá-lo.

4. Nunca abandone um cliente problemático

A confiança que seus compradores têm na qualidade do seu produto interfere diretamente no número de vezes que eles irão indicá-los para outros clientes. Por isso mantê-los satisfeitos é tão importante: é a melhor forma de fazer com que as críticas sejam sempre positivas.

Mas, sabemos que no mundo dos negócios, nem todos os clientes são fáceis. O que fazer quando algum deles está causando problemas  para a sua empresa? Transforme-o em um case de sucesso. Identifique as dificuldades que ele tem e resolva-as antes de surgirem, reclamações. Se esforce ao máximo para tratá-lo de forma atenciosa e prestativa, buscando um feedback positivo.

Quando você mostrar sua competência, dificilmente ele conseguirá fazer críticas e isso é sempre muito bom para você e sua empresa!

O relacionamento com o cliente exige dedicação e pode ser uma tarefa desafiadora, mas com essas dicas fica  mais fácil traçar um plano de atendimento, não é mesmo? Por isso, compartilhe esse texto nas redes sociais e ajude outros empresários a se dar melhor com potenciais compradores!

 

Call to Action Estratégias de Redução de Custo para PMEs 1

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: