Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Prepare-se para os desafios da implantação de sistema de gestão ERP

fenicia BIDevido à grande quantidade de benefícios que oferece, o sistema de gestão ERP é adotado pela maioria das empresas. Se o seu negócio ainda não passou por essa experiência, você, enquanto empreendedor ou gestor, deve ficar atento e estar preparado para enfrentar as dificuldades da implantação desse sistema. Veja, a seguir, quais são elas:

A implantação do sistema de gestão ERP

A implantação de um sistema de gestão ERP é composta por 7 etapas:

  • O mapeamento e otimização dos processos já existentes;

  • A escolha do sistema de gestão ERP a ser utilizado;

  • A decisão de compra;

  • A revisão e adequações dos processos (quando necessário) à nova realidade sistêmica;

  • A implantação;

  • O treinamento para uso do novo sistema de gestão ERP;

  • A auditoria.

De todas essas etapas, a mais crítica é a implantação do sistema, uma vez que essa fase envolve mudanças na cultura organizacional e também depende muito da complexidade dos módulos que estão sendo implantados.

Os desafios da implantação do sistema de gestão ERP

Rotatividade de funcionários

Em empresas onde há muita rotatividade de funcionários, a implantação de um sistema de gestão ERP pode ser mais difícil, pois esse tipo de fenômeno atrapalha o treinamento que é desenvolvido ao longo do projeto.

Em alguns casos, é necessário fazer uma “atualização” dos usuários da ferramenta, contando com a ajuda de consultores especializados para oferecer o treinamento necessário.

Funcionários sem capacitação

Um fator muito crítico para a empresa na hora de implantar um sistema de gestão ERP é quando os funcionários da empresa não estão capacitados o suficiente para utilizar o sistema e não conseguem se enquadrar com a nova realidade oferecida.

Dificuldades nos cumprimentos dos prazos

Muitas vezes, um atraso — mesmo que pequeno — na implantação de um sistema de gestão ERP representa um grande problema no processo. E esse atraso ocorre, principalmente, por causa do sentimento de “paralisação” que o quadro de colaboradores tem, uma vez que eles acreditam que vão perder o emprego por não conseguirem se adaptar à nova ferramenta.

Problemas se alastrando com rapidez

Outro fator crítico para o qual a empresa precisa estar prevenida ao implantar um sistema de ERP é que, se o sistema não for implantado adequadamente, contando com a ajuda de uma consultoria composta por profissionais especializados, e se os usuários não forem bem treinados para usá-lo, os problemas de uma área podem se alastrar com muita rapidez para outros setores da organização.

Isso pode ocorrer devido ao fato do ERP proporcionar uma integração entre os departamentos da empresa — o que pode ser extremamente benéfico para o empreendimento, mas, ao mesmo tempo, representa um dos seus pontos negativos. No entanto, tal situação só acontece se a implantação não for realizada com sucesso.

Mudanças na cultura organizacional

Muitas empresas ainda cometem o erro de adotarem um sistema de gestão ERP apenas para acompanhar a tendência do mercado; outras incorporam o sistema apenas por se sentirem pressionadas pelos seus acionistas.

Por não entenderem de fato a amplitude das questões envolvidas na implantação de um projeto dessa magnitude e se preocupando apenas com a automatização dos processos — o que não é suficiente —, as empresas podem testemunhar um problema que é a superficialidade das mudanças na empresa.

E quando as mudanças são apenas superficiais, elas costumam, posteriormente, levar às alegações de que o sistema não atende realmente às necessidades da organização. Além disso, parte do pessoal também pode se sentir ameaçado pela mera substituição das atividades manuais pelas funcionalidades oferecidas pelo novo sistema implantado.

Remodelagem dos processos

Outro problema que pode surgir com a implantação de um sistema ERP está relacionado à remodelagem dos processos, que muitas vezes não é feita antes da implantação — algo que deveria ocorrer. Se não houver essa remodelagem dos processos, é praticamente certo que as metodologias embutidas no sistema de gestão ERP não se encaixem com os processos anteriores já existentes na empresa.

Ignorar a importância da remodelagem dos processos já existentes na organização antes de implantar o sistema de gestão ERP é muito preocupante. Afinal, como o objetivo desse sistema é suportar todas as informações operacionais da empresa em sua base de dados, se houver processos mal definidos e problemas ainda não corrigidos, esses embaraços podem se agravar com o passar do tempo.

Padronização dos dados

Um dos desafios na hora de implantar um sistema de gestão ERP na sua empresa poderá ser a padronização de dados — algo que deve ser evitado, pois ela é muito importante para que o sistema seja implantado com sucesso. É recomendado que a empresa conte com um banco de dados consistente, sem redundância de dados e com o armazenamento feito de maneira padronizada.

Treinamento

O treinamento pode ser mais um fator desafiante na hora de implantar um sistema de gestão ERP na sua empresa, pois na hora de oferecer o treinamento à equipe, não adianta apenas focar no ensino da utilização do sistema, é preciso que o treinamento seja feito com base nos processos para que hajam resultados.

Contratação de pessoal qualificado

Um sistema de ERP é complexo, e é justamente por isso que a sua implantação deve ser feita por um pessoal qualificado, que conheça bem tanto a solução que foi escolhida para ser implantada quanto o negócio da empresa e as suas necessidades. Por isso que a contratação de uma consultoria especializada é muitas vezes uma forma de evitar transtornos na hora de implantar um sistema de ERP na sua empresa.

A implantação de um sistema de gestão ERP pode até ser complexa e dar algum trabalho para a empresa durante a sua implantação, mas certamente os benefícios que é capaz de oferecer para o seu negócio são muito maiores. Basta estar preparado para a etapa da implantação!

Agora que você já viu quais são os desafios que você vai enfrentar ao implantar um sistema ERP na sua empresa e descobriu, também, como lidar com eles, continue com a visita em nosso blog. Aproveite e leia o post “Sistema de gestão e tomada de decisão: como um ajuda o outro?”!

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: