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Por que um CRM é fundamental para o time de vendas?

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Os sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, do inglês Customer Relationship Management) estão cada vez mais presentes nas empresas que querem obter vantagens competitivas e aumentar as vendas. Com o desenvolvimento da tecnologia, os softwares CRM se tornaram importantes ferramentas para as organizações, de modo a otimizar o processo de vendas. Confira, a seguir, outras vantagens que um CRM oferece para potencializar negociações:

 

A organização do trabalho

Um sistema de CRM serve para fazer a gestão da informação sobre os clientes de forma eficiente. Com os dados centralizados em um só local, o fluxo de trabalho dentro da empresa fica mais rápido.

Além disso, a rotina dos vendedores se torna mais produtiva, pois eles podem acompanhar todo o histórico de cada cliente no sistema. Dessa maneira, preparar a proposta de venda fica muito mais fácil, já que com poucos cliques o vendedor pode conhecer o perfil do consumidor, o ticket médio de compras, os tipos de produtos ou serviços adquiridos etc.

O atendimento personalizado

Nem sempre uma venda é concretizada na primeira oferta. Por vezes, o negócio só é fechado após várias tentativas. Nesse sentido, com o registro no CRM da evolução do contato entre empresa e consumidor, o vendedor pode acompanhar o estágio da negociação.

Ao conhecer a realidade do potencial cliente, o profissional de vendas poderá usar técnicas de convencimento e propostas comerciais que sejam mais propícias para cada tipo de consumidor. Dessa forma, as chances de aumento nas vendas são maiores, já que a comunicação da empresa passa a ser direcionada e não mais uniforme.

O relacionamento com o cliente

O nível de satisfação dos clientes pode ser essencial para a permanência de uma empresa no mercado no longo prazo. As organizações que investem na qualidade e na agilidade do atendimento tendem a conquistar afidelização dos clientes. Ainda assim, para que isso possa ocorrer, é necessário investir em uma estrutura que torne o atendimento eficaz.

O CRM deve ser robusto o suficiente para dar conta tanto de clientes antigos quanto de novatos ao mostrar, por exemplo, a posição de cada um deles no funil de vendas. No caso de consumidores que já compram da marca, o CRM pode favorecer a recorrência das vendas, bem como o aumento do ticket médio de aquisição.

A gestão mais eficaz

O departamento de vendas é um dos mais dinâmicos nas estruturas das empresas. Se o gestor da área tivesse que analisar os relatórios de desempenho de cada colaborador por meio de uma conversa individual com cada um deles, perderia muito tempo e tiraria o vendedor da atividade-fim dele por alguns momentos.

Porém, com o uso de um CRM, o gestor poderá acompanhar as estatísticas de desempenho de toda equipe de uma só vez, em poucos cliques, e todas as etapas do ciclo de venda da empresa. Com base no monitoramento pelo sistema, o gestor da área poderá pensar em estratégias de vendas para o negócio, além de estipular as metas de desempenho de modo mais preciso.

E por falar em CRM, confira também o post “Como conhecer mais seus clientes e gerar novas vendas?”!

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