Otimize o uso do ERP: 5 maneiras de garantir a implantação do SAP Business One

O papel do SAP Business One na operação de uma empresa é um dos mais complexos e delicados. Todos os departamentos estão interligados através do software: tomada de decisões são baseadas em análises de dados gerados por ele e até a política de preço pode ser construída através dessas informações.

Com isso, é fundamental garantir que a implantação do SAP Business One esteja de acordo com o que há de mais eficiente no sistema. Essa otimização, além de garantir a qualidade, irá auxiliar o gestor a ter os melhores resultados para a empresa.

Abaixo listamos 5 boas maneiras para garantir que a implantação do SAP Business One atenda aos mais rígidos controles de qualidade.

Entenda todo o negócio
Conhecer o próprio negócio e o mercado é o primeiro passo para garantir o sucesso da implantação. Essas informações servirão de base para a criação do escopo do projeto, para a escolha do time e, principalmente, para entender a melhor maneira com que o software o ajudará a alcançar os objetivos na sua empresa.

Uma loja virtual, por exemplo, pode necessitar que seu software de ERP tenha um controle muito rigoroso de estoque, enquanto uma empresa do setor alimentício necessita da mesma funcionalidade voltada aos seus fornecedores. Apenas alinhado com o cliente será possível identificar essas diferenças.

Determine claramente o escopo
Juntamente com a empresa fornecedora do SAP Business One, reserve um tempo para construir o escopo do projeto a ponto de determinar o que quer que seja entregue, em quanto tempo e com que custo. Lembre-se de que é fundamental traçar no escopo uma estratégia para que o prazo seja cumprido.

Algumas empresas podem não ter uma ideia clara de como o SAP Business One irá ajudá-la na gestão, por esse motivo um escopo detalhado é fundamental para que não haja alterações que irão impactar no prazo e no custo durante a implantação.

Trabalhe em equipe
Durante todo o andamento da implantação do SAP Business One é muito importante que seu time esteja preparado para trabalhar em parceria com o time do fornecedor do ERP. Envolvê-los desde o início irá diminuir o tempo com treinamentos e manutenção ao longo da vida útil do sistema.

Para que esta relação seja boa, é essencial que haja transparência por ambas as partes desde o início da parceria. A implantação de um sistema ERP é um processo delicado que pode alterar o dia a dia de uma empresa. Assim, tente minimizar este impacto deixando claro qual o papel de cada time durante a implantação.

Gerencie através de metodologias
Gerenciar um projeto de implantação do SAP Business One através de metodologia clara irá auxiliar sua empresa a otimizar o uso do sistema.

Uma boa metodologia de implantação também irá guiar seu time em busca de um plano de qualidade. Apenas dessa forma será possível estabelecer metas com o objetivo de obter um sistema de acordo com os padrões estabelecidos com o fornecedor de ERP.

Invista tempo em treinamento
A fase de treinamento do time que irá utilizá-lo é uma etapa muito importante. Da mesma forma como a implantação foi planejada, baseada em metodologias, crie uma estratégia onde será possível treinar todos os funcionários da sua empresa que irão operar o sistema.

Esse cuidado trará economia com suporte e manutenção, mas também acaba mostrando um cuidado especial com os resultados que o SAP Business One pode trazer, principalmente quando percebemos que todos esses fatores juntos trabalham para entregar um sistema eficiente e pronto para auxiliar a gestão da empresa.

 

Saiba mais sobre o SAP Business One.

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Américo Brasiliense, 1923 - sl 1301.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: